• Rodrigo Bernardes

Como fazer storytelling para e-commerce? Dicas práticas e benefícios

A cada ano a busca da concorrência pela atenção dos consumidores aumenta, e gradualmente a quantidade e variedade de conteúdos disponíveis também. Neste cenário, é necessário produzir mais do que materiais de qualidade, você precisa se conectar com o consumidor. Aprender como fazer storytelling vai te ajudar neste processo.


Sendo assim, a tendência é que a mensagem seja mais eficiente quando ela se conecta de forma direta com os consumidores.


Cada vez mais essa estratégia vem sendo utilizada, não só no em ações de marketing digital, mas especificamente no e-commerce.


Para sair na frente dos concorrentes em um mercado que cresce a todo minuto, o storytelling é uma ferramenta excelente para potencializar as suas vendas e conquistar o seu público. Por isso, que tal irmos mais fundo nesse assunto e aprendermos como fazer storytelling para e-commerces?


Afinal, o que é storytelling?

A muitos anos atrás as pinturas rupestres já contavam histórias, e é exatamente o que propõe o conceito de storytelling: contar histórias.


Por tempos, essa prática se resumia a livros, romances, filmes e novelas. Deixando de lado as estratégias de comunicação.


Com a mudança do comportamento, os novos perfis de consumidores e os avanços em nossa sociedade, a técnica passou a ganhar maior importância, se tornando uma estratégia valiosa para criar conexão emocional com quem é impactado pelo conteúdo.


Isso leva muitas empresas a se perguntarem: afinal, como fazer storytelling?


Em tempos de grande concorrência, tanto o marketing quanto as vendas se apropriaram do conceito para gerar mais atração.


Como fazer storytelling no marketing digital?

No ambiente digital, o storytelling se tornou uma das principais ferramentas de aproximação com o consumidor.


O consumidor é impactado por todo tipo de anúncio e propaganda, considerando que o tempo de concentração do ser humano é de 8 segundos, cada vez mais se torna difícil conquistar o tão sonhado engajamento.


Contextualizar as histórias torna uma ideia melhor, consequentemente é mais fácil engajar o consumidor.


Se você deseja saber como fazer storytelling, precisa entender que a maior parte da concorrência está utilizando de uma linguagem formal ou técnica para se comunicar com o potencial cliente.


Entretanto, é cada vez mais notório que os clientes vêm se conectando de verdade com quem transmite as informações de forma mais descontraída ou inspiradora.


Como vender mais utilizando o storytelling para e-commerces?

A essa altura você já aprendeu como fazer storytelling, a seguir vamos buscar entender algumas das principais formas de utilizar essa técnica para o mercado digital.


  • Entenda o seu público

  • Defina bem a sua mensagem

  • Tente transparecer sensações positivas


Entenda o seu público

O primeiro passo é entender o público e o nicho de mercado com o qual você deseja se comunicar.


Pense nos objetivos deste consumidor, em todos os problemas que ele enfrenta e quais são os desejos que possui.


Defina bem a sua mensagem

Ao criar a sua narrativa, é importante que você tenha bem definida qual mensagem você quer passar ao seu público.


Toda a sua história irá girar em volta da mensagem, isso evita que sua você se perca ao longo do roteiro.


É de extrema importância utilizar a sua criatividade ao criar a sua história, mas lembre-se sempre do objetivo que você deseja entregar ao seu potencial cliente.


Tente transparecer sensações positivas

Estimular reações positivas é uma das maneiras mais eficientes de conquistar a atenção do usuário e assim engajá-lo de forma assertiva.


No caso dos vídeos, é ainda maior as chances de sucesso, sendo assim mais fácil contribuir para o fortalecimento da sua marca.


Leia também: 6 gatilhos mentais para vendas realmente poderosos


Os benefícios do storytelling para o e-commerce?

Como fazer storytelling pode trazer benefícios para o seu e-commerce?


São muitos os benefícios, ainda mais se um dos objetivos for fortalecer a presença da sua marca no mercado.


Lembre-se de usar informações relevantes para enriquecer a sua história e conquistar a atenção do seu público.


Além do mais, a história se torna uma lembrança de sua marca. É uma excelente opção para empresas que desejam se tornar consistentes no mercado, e deixar mais atrativos os produtos ou serviços que elas comercializam, tornando-se diferente dos seus concorrentes.


Essa diferenciação vem do oferecimento de materiais de fato relevantes, criando afinidade e melhorando o relacionamento com a persona do e-commerce.


Vamos relembrar que para chamar a atenção do seu consumidor, você vai precisar de uma história que gere empatia com o seu público-alvo, e faça com que as pessoas se interessem pelo que está sendo contado.


A história pode ser contada em um formato básico, com um arco dramático, um conflito, clímax e o famoso final feliz.


É importante pensar que todos temos uma história para contar, e não necessariamente apenas as grandes empresas. As micro e pequenas empresas que passaram por algum perrengue no seu início, já tem uma grande história para contar.


Agora que você já aprendeu como fazer storytelling, que tal aplicar no seu e-commerce? Contar a sua história e se conectar com o seu público?


Conheça mais sobre storytelling no vídeo abaixo e comece a aplicar a técnica do seu dia a dia.



Que tal tornar o trabalho com as vendas do e-commerce mais eficiente, rápido e ainda aumentar as taxas de conversão?


Com alguns aplicativos da Shopify é possível, seja para um negócio de dropshipping ou e-commerce tradicional. Entre essas ferramentas estão:


  • Boleto Recovery, te ajuda a recuperar boletos que não foram pagos pelos clientes, otimizando seu tempo e ampliando a taxa de vendas

  • Parcelamento - Installments, ajuda a gerar confiança no cliente, que sabe qual o valor das parcelas e o total do pedido, tornando o produto mais acessível (uma vez que pode ser parcelado) e aumentando o ticket médio dos clientes.

  • Shoplinks, é uma plataforma que te ajuda a encontrar influenciadores digitais e afiliados que podem se tornar seus aliados na busca por alcance e vendas.

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