Um dos primeiros passos para ter um site de sucesso e com muitas visitas é ter um nome fácil de decorar e de falar, esse “nome” é o domínio do seu ecommerce. Neste artigo, iremos mostrar como configurar um domínio na Shopify e qual a importância disso.
Se você ainda não criou a sua loja na Shopify, nesse link aqui você consegue 14 dias grátis para testar a plataforma à vontade.
Mas afinal, o que é um domínio?
Antes de irmos para o passo a passo de como configurar um domínio na Shopify, primeiro precisamos esclarecer do que se trata. O domínio nada mais é que a url do seu site, ou seja, o endereço eletrônico único para acessar seu site.
Todo domínio comprado e registrado garante que somente um site tenha único endereço e a extensão de cada domínio irá apontar para sua origem, no geral na URL só virá o nome do site seguido dos sufixos mais comuns como:
.com (indica registro comercial);
.com.br (indica também o país de origem);
.net (variação de registro comercial);
.gov (indica ser site governamental)
.org (indica site de organizações não governamentais sem fins lucrativos);
.ind (para o setor de indústrias);
.edu (para instituições de ensino);
.mil (para site militares).
Veja mais: Como adicionar domínio na Shopify? Guia prático para um endereço personalizado e profissional
Qual a importância de se ter um domínio próprio na Shopify?
Quando você cria um ecommerce na Shopify você recebe um domínio próprio da plataforma, com o sufixo “myshopify” que aponta para onde o site está hospedado.
Apesar de gratuito, manter este tipo de url não é algo interessante por uma série de razões, veja as principais a seguir.
Mais credibilidade para a marca
Seus clientes precisam confiar e ter certeza do profissionalismo na sua loja, só assim se sentirão confortáveis para comprar. Entrar em um site com uma url poluída, que tenha um sufixo diferente do que você está acostumado, pode diminuir a confiança e reduzir suas taxas de venda.
Um site fora dos padrões “normais”, com sufixos que os clientes não conhecem, pode gerar uma certa insegurança e desconfiança por parte de quem chega no seu site.
Logo, optar por trocar o “myshopify” por uma URL com “.com” ou “.com.br” contribui para gerar mais credibilidade ao negócio.
Melhora no SEO
O SEO para e-commerce é um conjunto de práticas que tem como objetivo melhorar a otimização das páginas da sua loja, para que os mecanismos de busca, como o Google, possam encontrá-las e colocá-las em boas posições entre os resultados de buscas
Com um domínio próprio e personalizado seu e-commerce tem maiores chances de estar entre os primeiros resultados do Google, por exemplo.
Quando um domínio é de terceiros, ele tende a sempre ficar atrás no ranqueamento.
Entenda como funciona o SEO para e-commerce no vídeo abaixo.
E-mails personalizados
Uma outra vantagem de adquirir um domínio próprio é ter um e-mail personalizado e profissional.
Isso ajuda muito na hora de se relacionar com seu cliente e gerar uma maior sensação de segurança e credibilidade.
Além disso, você padroniza os e-mails dentro da sua empresa. Cada funcionário ou cada setor poderá ter um e-mail de trabalho com seu nome, bem mais profissional não é mesmo?
Configurando seu domínio na Shopify: passo a passo
Agora que você já entendeu melhor como funcionam e qual a importância de ter seu domínio na Shopify, vamos trazer um passo a passo bem didático para que você possa registrar e configurar a url do seu site diretamente no painel da plataforma.
Caso você ainda não tenha um domínio comprado, primeiro vá até o site Registro.BR e pesquise as combinações disponíveis para escolher algo que seja simples de memorizar e que não tenha outras opções muito semelhantes. Compre o domínio e dê seguimento aos seguintes passos:
No menu à esquerda clique em Loja Virtual > Domínios;
Clique na opção “conectar domínio existente”, logo acima;
Cole o domínio que você comprou no campo em branco e clique em próximo;
Vá até o site que você comprou o seu domínio e clique na opção DNS;
Clique na opção editar zona e depois em modo avançado;
Clique em nova entrada, após isso irá aparecer 3 campos, o primeiro deve ficar em branco, o segundo deve estar na opção A e no terceiro você cola o endereço de IP da Shopify: 23.277.38.65;
Clique em adicionar e depois clique novamente em nova entrada;
Novamente irá aparecer os 3 campos, desta vez você digita no primeiro “www”, no segundo você troca de A para CNAMA e no terceiro você cola shops.myshopify.com e clica em adicionar.
Depois disso é só conferir tudo, salvar e voltar para página da Shopify onde você está configurando seu domínio e clicar em verificar conexão para ter certeza de que seu domínio já está ativo.
Quer ver como fazer isso na prática? Então assista o passo a passo no vídeo abaixo.
E aí, já sabe a importância de ter seu domínio na Shopify? Sabemos que prosperar em um negócio online não é tão fácil quanto parece e se você já está a algum tempo pesquisando sobre o tema, sabe do que estamos falando.
Entretanto, existem algumas ferramentas e aplicativos que podem tornar mais fácil o seu trabalho, entre elas:
Boleto Recovery, te ajuda a recuperar boletos que não foram pagos pelos clientes, otimizando seu tempo e ampliando a taxa de vendas
Parcelamento - Installments, ajuda a gerar confiança no cliente, que sabe qual o valor das parcelas e o total do pedido, tornando o produto mais acessível (uma vez que pode ser parcelado) e aumentando o ticket médio dos clientes.
Ficou interessado? Conheça mais sobre as nossas soluções. Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários. Boas vendas!
Comments