Dentro do universo dos negócios online, o domínio da sua loja é tão importante quanto o nome dela. Um domínio profissional e personalizado transmite mais segurança aos consumidores e esse é um fator indispensável para suas estratégias de vendas online. Mas, como adicionar domínio na Shopify?
A Shopify já disponibiliza um domínio genérico, geralmente, nomeescolhidoparaaloja.myshopify.com. Esse endereço, entretanto, não é atrativo nem transmite uma sensação de profissionalismo, por isso você deve comprar um domínio próprio.
Dentro da Shopify é possível realizar essa compra, mas os valores podem ser mais altos do que os praticados por fornecedores terceiros como GoDaddy e Registro BR. Alguns dos melhores cursos de dropshipping indicam o Registro BR como opção mais eficiente e fácil de usar, por isso, vamos apresentar o passo a passo de como adicionar domínio na Shopify usando esse canal.
Ah, se você está lendo esse artigo para saber todo o processo que envolve ter uma loja online, mas ainda não criou a sua na Shopify, nesse link aqui você garante 14 dias grátis para testar a plataforma à vontade.
Como registrar o domínio?
Grande parte dos especialistas do setor, indicam que você faça o cadastro do domínio no site Registro BR.
Ao acessar o site você vai se deparar com uma barra de pesquisa (como ilustrado na imagem abaixo). Nessa barra você deve colocar uma sugestão de domínio para a sua loja.
Geralmente, o nome do domínio é o nome da loja, entretanto, nem sempre ele estará realmente disponível. Isso acontece porque outra pessoa já comprou esse domínio. Nem sempre ele está sendo usado, mas mesmo assim, pertence a outra pessoa.
Em casos em que o nome da loja não está disponível para registro, é indicado que você faça o teste com variações, por exemplo, minhamarcastore.com.br (aqui você usa o termo “store” para diferenciar o domínio) ou somosminhaloja.com.br (nesse exemplo, o que diferencia o domínio é o usos do termo “somos”.
Cuidado apenas para não deixar seu domínio confuso e difícil de ser lembrado.
Por outro lado, quando o domínio está disponível basta que você escolha uma das opções de pagamento disponibilizadas pelo Registro BR.
Você pode escolher o período de um ano e renovar a compra do domínio antes do vencimento, conforme ele vai se aproximando.
Uma dica bônus, caso você ainda não tenha decidido o nome da loja ou não tenha encontrado um domínio interessante para o nome que até então você tinha definido, é usar a ferramenta do Oberlo para a geração de nomes.
O Oberlo é um dos processadores de pedidos de Dropshipping mais usados no mundo, permitindo inclusive a integração com o Aliexpress. Entretanto, o sistema também oferece a ferramenta gratuita para te ajudar a definir o nome da sua loja. Para ter acesso a ela, você só precisa se cadastrar na página do Oberlo.
Uma outra dica é, enquanto estiver definindo o nome da loja você pode fazer testes no Registro BR verificando a disponibilidade do domínio. Assim você não fica limitado a apenas uma ideia, e usam esse processo como etapa de eliminação de nomes que não possuem domínio liberado.
Com o domínio escolhido, dentro do Registro BR você deve clicar em “Registrar” e fazer um pequeno cadastro, que vai incluir informações de pagamento. É possível fazer o pagamento por cartão de crédito (libera o domínio mais rápido), débito ou boleto (demora de 1 a 2 dias úteis para liberar).
Como adicionar domínio na Shopify: passo a passo
A seguir, um passo a passo de como adicionar domínio na Shopify. Separamos em três etapas. Anote!
Acesse a área administrativa da Shopify:
No menu lateral vá até “Loja Virtual”
Clique na opção de Domínio
Selecione “Conectar domínio existente”
No local indicado, digite o nome do domínio que você comprou no Registro BR e clique em “Próximo”.
Depois dessa etapa vai aparecer um botão de “Veja Instruções”. Você pode ler tudo o que está sendo apresentado, mas a seguir fizemos um resumo mais prático do que você deve fazer nas etapas de como adicionar domínio na Shopify.
Dentro da área administrativa do Registro BR:
Acesse sua área administrativa,
Clique no domínio que deseja conectar à sua loja,
Desça a página até a opção DNS,
Selecione “Editar Zona”,
Clique em “Nova Entrada”. Vai aparecer os campos da imagem abaixo,
Deixe em branco o primeiro retângulo branco, selecione a opção “A” e no segundo retângulo branco (indicado com a seta 1) coloque o IP da Shopify que é 23.227.38.65 (você encontra esse IP dentro da Shopify, mas para facilitar a sua vida, deixamos essa “colinha”),
Clique em “Adicionar”.
Mais uma vez, ainda na mesma página do Registro BR, clique em “Nova Entrada”,
No primeiro retângulo em branco coloque “www”,
Onde você colocou “A” na primeira entrada, selecione o “CNAME”,
No segundo retângulo em branco, coloque o nome do servidor que, no caso da Shopify, é “shops.myshopify.com”.
Clique em “Adicionar”.
Com os dois registros feitos, clique em “Salvar”.
Se você acabou de registrar o seu domínio, é possível que você não consiga fazer essa integração imediatamente. Talvez demore umas 10 horas. Por isso aguarde, antes de entrar em pânico e achar que não deu certo”.
Voltando à área administrativa da Shopify:
Clique em “Verificar Conexão”,
Geralmente, pode demorar de 1 a 2 horas para a conexão confirmar que foi feita. Por isso, aguarde e verifique novamente.
Para fazer um último teste, na aba do seu navegador, digite o endereço de domínio e confira se ele leva para sua loja.
Otimizações relevantes para os resultados da sua loja virtual
Se você está iniciando sua loja virtual é importante estar atento a “detalhes” que fazem toda a diferença no resultado em vendas e no crescimento da marca. Um deles, sem dúvida, é ter um domínio próprio e personalizado, o outro é contar com aplicativos que ofereçam mais facilidade para a gestão da sua loja e relacionamento com os clientes.
Os apps da Shopify estão reunidos em uma loja que é um dos grandes diferenciais da plataforma.
Com centenas de aplicativos disponíveis você pode personalizar a sua loja para obter mais eficiência de gestão e mais retorno financeiro.
Para saber mais sobre vendas na Shopify indicamos que acesse nosso artigo, “Como vender na Shopify: da criação à otimização da sua loja”.
E já que estamos falando sobre opções de aplicativos que vão ajudar a ampliar os resultados financeiros da empresa, ao mesmo tempo que contribuem para o relacionamento e confiança com os clientes, vamos deixar dois apps como dicas bônus:
O Boleto Recovery é um aplicativo que automatiza o processo de recuperação de boletos que não foram pagos pelos clientes, diminuindo a taxa de desistência de compras e permitindo que você recupere boletos enquanto dorme! rs
Já o Parcelamento Installments permite que você apresente o valor das parcelas de uma compra para o cliente e o total do pedido, tornando o produto mais acessível (uma vez que pode ser parcelado) e aumentando o ticket médio dos clientes.
Ficou interessado? Conheça mais sobre as nossas soluções. Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários. Boas vendas!
コメント