• Rodrigo Bernardes

Como adicionar domínio na Shopify? Guia prático para um endereço personalizado e profissional

Dentro do universo dos negócios online, o domínio da sua loja é tão importante quanto o nome dela. Um domínio profissional e personalizado transmite mais segurança aos consumidores e esse é um fator indispensável para suas estratégias de vendas online. Mas, como adicionar domínio na Shopify?


A Shopify já disponibiliza um domínio genérico, geralmente, nomeescolhidoparaaloja.myshopify.com. Esse endereço, entretanto, não é atrativo nem transmite uma sensação de profissionalismo, por isso você deve comprar um domínio próprio.


Dentro da Shopify é possível realizar essa compra, mas os valores podem ser mais altos do que os praticados por fornecedores terceiros como GoDaddy e Registro BR. Alguns dos melhores cursos de dropshipping indicam o Registro BR como opção mais eficiente e fácil de usar, por isso, vamos apresentar o passo a passo de como adicionar domínio na Shopify usando esse canal.


Como registrar o domínio?


Grande parte dos especialistas do setor, indicam que você faça o cadastro do domínio no site Registro BR.


Ao acessar o site você vai se deparar com uma barra de pesquisa (como ilustrado na imagem abaixo). Nessa barra você deve colocar uma sugestão de domínio para a sua loja.



Geralmente, o nome do domínio é o nome da loja, entretanto, nem sempre ele estará realmente disponível. Isso acontece porque outra pessoa já comprou esse domínio. Nem sempre ele está sendo usado, mas mesmo assim, pertence a outra pessoa.


Em casos em que o nome da loja não está disponível para registro, é indicado que você faça o teste com variações, por exemplo, minhamarcastore.com.br (aqui você usa o termo “store” para diferenciar o domínio) ou somosminhaloja.com.br (nesse exemplo, o que diferencia o domínio é o usos do termo “somos”.


Cuidado apenas para não deixar seu domínio confuso e difícil de ser lembrado.


Por outro lado, quando o domínio está disponível basta que você escolha uma das opções de pagamento disponibilizadas pelo Registro BR.




Você pode escolher o período de um ano e renovar a compra do domínio antes do vencimento, conforme ele vai se aproximando.


Uma dica bônus, caso você ainda não tenha decidido o nome da loja ou não tenha encontrado um domínio interessante para o nome que até então você tinha definido, é usar a ferramenta do Oberlo para a geração de nomes.


O Oberlo é um dos processadores de pedidos de Dropshipping mais usados no mundo, permitindo inclusive a integração com o Aliexpress. Entretanto, o sistema também oferece a ferramenta gratuita para te ajudar a definir o nome da sua loja. Para ter acesso a ela, você só precisa se cadastrar na página do Oberlo.


Uma outra dica é, enquanto estiver definindo o nome da loja você pode fazer testes no Registro BR verificando a disponibilidade do domínio. Assim você não fica limitado a apenas uma ideia, e usam esse processo como etapa de eliminação de nomes que não possuem domínio liberado.


Com o domínio escolhido, dentro do Registro BR você deve clicar em “Registrar” e fazer um pequeno cadastro, que vai incluir informações de pagamento. É possível fazer o pagamento por cartão de crédito (libera o domínio mais rápido), débito ou boleto (demora de 1 a 2 dias úteis para liberar).

Como adicionar domínio na Shopify: passo a passo

A seguir, um passo a passo de como adicionar domínio na Shopify. Separamos em três etapas. Anote!

Acesse a área administrativa da Shopify:


  • No menu lateral vá até “Loja Virtual”

  • Clique na opção de Domínio

  • Selecione “Conectar domínio existente”

  • No local indicado, digite o nome do domínio que você comprou no Registro BR e clique em “Próximo”.


Depois dessa etapa vai aparecer um botão de “Veja Instruções”. Você pode ler tudo o que está sendo apresentado, mas a seguir fizemos um resumo mais prático do que você deve fazer nas etapas de como adicionar domínio na Shopify.


Dentro da área administrativa do Registro BR:


  • Acesse sua área administrativa,

  • Clique no domínio que deseja conectar à sua loja,

  • Desça a página até a opção DNS,

  • Selecione “Editar Zona”,

  • Clique em “Nova Entrada”. Vai aparecer os campos da imagem abaixo,

  • Deixe em branco o primeiro retângulo branco, selecione a opção “A” e no segundo retângulo branco (indicado com a seta 1) coloque o IP da Shopify que é 23.227.38.65​ (você encontra esse IP dentro da Shopify, mas para facilitar a sua vida, deixamos essa “colinha”),

  • Clique em “Adicionar”.


  • Mais uma vez, ainda na mesma página do Registro BR, clique em “Nova Entrada”,

  • No primeiro retângulo em brnco coloque “www”,

  • Onde você colocou “A” na primeira entrada, selecione o “CNAME”,

  • No segundo retângulo em branco, coloque o nome do servidor que, no caso da Shopify, é “shops.myshopify.com”.

  • Clique em “Adicionar”.


Com os dois registros feitos, clique em “Salvar”.


Se você acabou de registrar o seu domínio, é possível que você não consiga fazer essa integração imediatamente. Talvez demore umas 10 horas. Por isso aguarde, antes de entrar em pânico e achar que não deu certo”.


Voltando à área administrativa da Shopify:


  • Clique em “Verificar Conexão”,

  • Geralmente, pode demorar de 1 a 2 horas para a conexão confirmar que foi feita. Por isso, aguarde e verifique novamente.


Para fazer um último teste, na aba do seu navegador, digite o endereço de domínio e confira se ele leva para sua loja.


Otimizações relevantes para os resultados da sua loja virtual


Se você está iniciando sua loja virtual é importante estar atento a “detalhes” que fazem toda a diferença no resultado em vendas e no crescimento da marca. Um deles, sem dúvida, é ter um domínio próprio e personalizado, o outro é contar com aplicativos que ofereçam mais facilidade para a gestão da sua loja e relacionamento com os clientes.


Os apps da Shopify estão reunidos em uma loja que é um dos grandes diferenciais da plataforma.


Com centenas de aplicativos disponíveis você pode personalizar a sua loja para obter mais eficiência de gestão e mais retorno financeiro.


Para saber mais sobre vendas na Shopify indicamos que acesse nosso artigo,Como vender na Shopify: da criação à otimização da sua loja”.


E já que estamos falando sobre opções de aplicativos que vão ajudar a ampliar os resultados financeiros da empresa, ao mesmo tempo que contribuem para o relacionamento e confiança com os clientes, vamos deixar dois apps como dicas bônus:


O Boleto Recovery é um aplicativo que automatiza o processo de recuperação de boletos que não foram pagos pelos clientes, diminuindo a taxa de desistência de compras e permitindo que você recupere boletos enquanto dorme! rs


Já o Parcelamento Installments permite que você apresente o valor das parcelas de uma compra para o cliente e o total do pedido, tornando o produto mais acessível (uma vez que pode ser parcelado) e aumentando o ticket médio dos clientes.



Ficou interessado? Conheça mais sobre as nossas soluções. Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários. Boas vendas!



6 visualizações0 comentário

© 2023 por AppsEcommerce.