• Rodrigo Bernardes

O que é Dropnacional? Tudo sobre o modelo e como implementar

Dropnacional ou dropshipping nacional é o nome dado a modalidade de logística em que o vendedor realiza a intermediação entre o consumidor final e o fornecedor.


Dessa forma, o vendedor, dono do e-commerce, faz a venda sem precisar ter um estoque do produto comercializado. Basta acionar o fornecedor, que armazena, separa e envia o item diretamente para o cliente pagante.


Sem estoque e sem a preocupação com a logística de envio dos produtos para os clientes, o dono do e-commerce que faz dropshipping tem o papel de atrair e converter usuários em clientes. Para isso, um conjunto bem preparado de ações de marketing e vendas deve ser usado continuamente.


Dropnacional na prática

Logo na introdução deste artigo, descrevemos o que é dropshipping: um modelo de logística em que o vendedor, dono da loja virtual, intermedia o contato entre comprador e fornecedor, sem precisar ter estoque, que fica com o fornecedor que também tem o papel de enviar o produto para o consumidor final.


O dropshipping nacional segue o mesmo modelo do dropshipping tradicional, contando com fornecedores de dentro do Brasil para que o processo aconteça.


Além da modalidade nacional, também é possível realizar o dropshipping internacional, quando o e-commerce usa fornecedores de fora do Brasil para atender as demandas dos clientes.


No modelo internacional, um dos principais canais de dropshipping internacional é o Aliexpress. A ferramenta reúne milhares de fornecedores com preços super baixos e uma variedade de produtos dificilmente encontrada em outras plataformas.


Entretanto, mesmo com os benefícios do dropshipping internacional, é cada vez mais a busca sobre como trabalhar com o dropnacional.


Fonte: Xerpay


Vantagens e desvantagens do dropnacional


Entendido o que é o modelo de dropnacional, seguimos para compreender quais são seus prós e contras, será que realmente vale a pena investir e iniciar um negócio?


Entre as vantagens do dropshipping nacional estão:

  • redução de custos com a criação e manutenção de estoque,

  • facilidade para a entrada no mercado online, uma vez que não é necessário investir para a compra de produtos para o estoque,

  • entrega mais rápida de produtos para o cliente, se comparado ao modelo de drop internacional,

  • processo de troca mais rápido, afinal, todas as partes do negócio estão no mesmo território e o trajeto é mais curto,

  • alinhamento a regras e deveres relacionados ao comércio virtual, quando sua empresa opta pelo modelo de internacionais vai precisar lidar com as diferenças entre as regras e leis do comércio eletrônico, o que podem causar alguns desencontros,

  • facilidade de comunicação, o relacionamento com fornecedores nacionais é todo realizado em português, já o feito com fornecedores internacionais, pode precisar de ferramentas de apoio à tradução, como Google Translate,

  • real como referência: diferente das importações, as compras feitas no mercado interno são todas em real.

Entre as desvantagens do dropnacional estão:

  • menor variedade de produtos, afinal, é bastante difícil competir com o mercado chinês quando o assunto é produção de novidades e itens para venda,

  • custo da mercadoria mais alto, mais uma vez o mercado internacional, principalmente o chinês, oferece vantagens difíceis de serem atendidas pelo fornecedor local

  • margem de lucro reduzida.

Se você ainda tem dúvidas sobre escolher o dropnacional ou o internacional, indicamos que assista ao vídeo abaixo para conferir algumas comparações mais detalhadas e dicas valiosas. Vale a pena ver antes de decidir!


Exemplos de fornecedores de dropshipping nacional


Uma das maiores dificuldades de quem vai começar no dropnacional é encontrar fornecedores que atendam às demandas dos lojistas.


Entretanto, é possível encontrar algumas opções acompanhando grupos de dropshipping no Facebook ou mesmo em uma pesquisa em sites concorrentes.


Mas, além de escolher os fornecedores, lembre-se de garantir se eles são realmente confiáveis. Para isso, algumas dicas são importantes, por exemplo:


  • avalie os preços e faça uma projeção com a margem de lucro ideal para avaliar se o produto realmente terá competitividade no mercado, em relação aos concorrentes,

  • fique atento à política de trocas e devoluções do fornecedores, afinal, elas deve seguir as leis do e-commerce e do Código de Defesa do Consumidor,

  • faça uma compra teste para avaliar a qualidade do produto e da entrega, dessa forma você terá mais segurança ao anuncios um item na sua loja,

  • entre em contato com o fornecedor para que alinhem o acordo de dropnacional entre as partes.

Quer uma lista de bons fornecedores de dropshipping nacional? Então confira a seguir:

1. DX

2. Xtreme Atacado

3. Kaisan

4. Imagem Folheados

5. Importados de Grife

6. Mix Barato

Como fazer dropshipping dentro da LEI?

Fazer dropshipping não é crime! Entretanto, é fundamental que você faça a sua parte e se legalize como empreendedor, dono de uma loja virtual.


Para isso você precisará de um CNPJ, com um CNAE relativo à atividade que você exerce, ou seja, intermediador de serviços. O CNAE mais relevante para quem deseja fazer dropnacional é: 74.90-1-04 (Atividades de Intermediação e agenciamento de serviços em geral, exceto o imobiliário). Confira no vídeo abaixo, mais informações para legalizar sua loja.


Use as ferramentas certas para otimizar as conversões

Não basta criar uma loja virtual e sair vendendo. Além de escolher bem seus fornecedores e tornar seu negócio legal, seguindo regras e leis do comércio brasileiro, você deve investir em soluções que vão contribuir para o resultado das suas vendas, seja na atração de usuários ou na conversão de quem já visitou a página dos seus produtos.

Alguns aplicativos podem te ajudar a mudar essa realidade, como o APP Boleto Recovery, o APP Parcelamento e o APP ShopLinks.

O APP Boleto Recovery integra o seu gateway de pagamento, configura e deixa que o app funcione de forma automatizada no acompanhamento de cada venda, relembrando o cliente de realizar o pagamento dos boletos.


Já o APP Parcelamento mostra o valor parcelado dos produtos da sua loja, tornando as informações mais transparente, gerando segurança e incentivando a compra. Conheça mais no banner abaixo.

O APP ShopLinks ajuda sua loja a encontrar influenciadores e afiliados alinhados ao seu negócio, estabelecer uma parceria, além de permitir que você gere links e cupons para vender com influenciadores e facilitar o acompanhamento de métricas de cada influenciador da sua base.





11 visualizações0 comentário