• Rodrigo Bernardes

É possível fazer dropshipping nacional pelo Mercado Livre?

Maior plataforma de marketplace da América Latina, o Mercado Livre é sempre um local interessante para negócios. Mas será que dá para usar os vendedores da plataforma como fornecedores e fazer dropshipping nacional no Mercado Livre? Veja tudo neste artigo.


Afinal, é possível fazer dropshipping nacional pelo Mercado Livre?

Antes de mais nada, é preciso ressaltar que o Mercado Livre é uma plataforma voltada para o Marketplace, ou seja, ela ainda não possui integração ou forma de automatizar qualquer tipo de dropshipping, mesmo se sua intenção for vender produtos no Mercado Livre via dropshipping.


O que vamos explicar aqui é se é possível e viável, utilizar os vendedores que estão na plataforma como seus fornecedores nacionais de dropshipping através do Mercado Livre.


Veja também: Conheça 5 fornecedores dropshipping no Brasil com produtos á pronta entrega


Se você conhece a modalidade de dropshipping já sabe como ela funciona, certo? Você anuncia um produto de um fornecedor, ou seja, você não fez o produto e nem tem ele em estoque e, a cada compra o seu fornecedor é quem envia este produto ao cliente final.


Os ganhos dentro do dropshipping estão justamente nesta intermediação, por isso, para fazer dropshipping nacional pelo Mercado Livre você teria que:


  • procurar lojas que vendem os produtos que você quer anunciar no seu e-commerce;

  • anunciar os produtos na sua loja com uma margem de lucro e adicionar as condições de frete;

  • a cada compra no seu site, você deverá ir até o vendedor dentro do Mercado Livre comprar dele o produto e colocar o endereço do cliente como destinatário.


Vale a pena fazer dropshipping nacional no Mercado Livre?

Como você notou na nossa explicação anterior, todo o processo precisará ser feito de maneira improvisada, isso porque o Mercado Livre não é uma plataforma voltada para dropshipping e sim para marketplace.


Por isso, antes que você comece, vale a pena avaliar as vantagens e desvantagens de fazer dropshipping nacional pelo Mercado Livre, veja abaixo:


Vantagens

Serviço de entrega do Mercado Livre

Um dos pontos interessantes dessa mecânica é que você poderá utilizar o competente serviço de entregas do Mercado Livre. O serviço funciona utilizando centros de distribuição e parceiros de entrega, bem semelhante a Amazon, o que agiliza bem o processo.


Se você encontrar as lojas que tem o selo full de entrega vale ainda mais a pena, isso porque as lojas com esse selo costumam entregar os produtos de dois a três dias.


Facilidade para trocas e devoluções

O Mercado Livre também é bem eficaz na política de trocas, logo se o seu cliente tiver algum problema em até 7 dias após recebimento do produto basta ele mandá-lo de volta pelo correio que o valor é estornado.


Nesse aspecto você iria pedir ao lojista do Mercado Livre a devolução, o cliente iria até uma agência dos correios para devolver e ao receber de volta, o lojista iria te ressarcir e você poderia devolver o valor ao seu cliente.


Desvantagens

Processo feito manualmente

Um dos pontos fracos de se fazer dropshipping nacional no Mercado Livre é justamente todo o trabalho que você terá para fazer tudo “na mão”. Em um mês com mais vendas será difícil de acompanhar e sabemos que para gerar lucro, o negócio de dropshipping precisa ganhar no volume.


Preços não muito competitivos

Os preços dos vendedores do Mercado Livre já são voltados para o consumidor final e diferentemente de grandes conglomerados como o AliExpress, dentro da plataforma não estão grandes atacadistas, mas sim pequenos comerciantes.


Por conta disso, os preços podem não ser tão atrativos e sua margem de lucro (que para ser competitiva já é baixa) vai ficar ainda mais enfraquecida.


Dificuldade com formas de pagamento e estoque

Cada vendedor do Mercado Livre vai oferecer uma maneira de pagamento que pode ser diferente da sua. Ou seja, se você vende produtos em 10x e compra à vista, vai demorar 10 meses para receber o valor total.


O estoque também é um problema, novamente por se tratar de pequenos e médios comerciantes os estoques são reduzidos, logo você terá de conferir todos os dias se um produto ou um tamanho está disponível para não ter problemas.


Como minimizar os riscos de usar vendedores do Mercado Livre como fornecedores?

Apesar de ter alguns percalços, existem alguns pontos que valem a pena se atentar para que os riscos dessa operação sejam minimizados, veja abaixo.


Teste os produtos antes de colocá-los a venda

A melhor forma de atestar a qualidade e o frete de um produto que irá ser vendido por demanda, é testá-lo. Por isso, antes de colocar qualquer produto no seu e-commerce, compre para avaliar a condição do produto e o processo de frete.


Verifique sobre a reputação da loja

Uma das ferramentas que o Mercado Livre tem que pode te ajudar a escapar das “furadas” é o seu sistema de avaliação. Cada loja recebe notas e comentários dos clientes, essas informações servem como filtros interessantes na hora de escolher fornecedores.


Priorize lojas com entrega full

Como dissemos anteriormente, algumas lojas no Mercado Livre oferecem a entrega full, que é bem mais rápida que a convencional ou feita por outras transportadoras. Escolhendo essas opções você tem como oferecer prazos de entrega mais atrativos.


E aí, já sabe como fazer dropshipping nacional pelo Mercado Livre? Aproveite e confira nosso artigo com 5 exemplos de lojas de dropshipping para se inspirar na hora de criar a sua.

Lembre-se de, além de escolher os fornecedores, cuidar da montagem ideal da sua loja. Para isso, conta com ao apoio de aplicativos que contribuíram para as taxas de venda, entre eles:


  • Boleto Recovery, te ajuda a recuperar boletos que não foram pagos pelos clientes, otimizando seu tempo e ampliando a taxa de vendas

  • Parcelamento - Installments, ajuda a gerar confiança no cliente, que sabe qual o valor das parcelas e o total do pedido, tornando o produto mais acessível (uma vez que pode ser parcelado) e aumentando o ticket médio dos clientes.

  • Shoplinks, é uma plataforma que te ajuda a encontrar influenciadores digitais e afiliados que podem se tornar seus aliados na busca por alcance e vendas.

Ficou interessado? Conheça mais sobre as nossas soluções. Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários. Boas vendas!



21 visualizações0 comentário