top of page
  • Foto do escritorRodrigo Bernardes

O crescimento do empreendedorismo feminino no Brasil e sua importância na sociedade

Atualizado: 15 de ago. de 2022

Chegou a hora de falarmos sobre um assunto muito importante: o empreendedorismo feminino no Brasil vem crescendo, ganhando espaço e mudando a realidade da sociedade.


As mulheres vêm cada vez mais ganhando espaço no mercado de trabalho, e ocupando cargos cada vez mais altos dentro das empresas. Além disso, podemos acompanhar mulheres comandando suas próprias empresas.


Entretanto, a luta das mulheres por igualdade no mercado de trabalho ainda está longe de ter chegado ao fim, infelizmente ainda estamos vivendo em um mundo cheio de preconceito e machismo, mas essa realidade vem mudando ao passar dos anos.


Quando pensamos sobre empreendedorismo feminino no Brasil pensamos também em mudar o panorama da sociedade brasileira.


O que é o empreendedorismo?

A definição de empreendedorismo feita pelo Sebrae é: “Ser empreendedor significa ser um realizador, que produz novas ideias através da congruência entre criatividade e imaginação”.


A partir dessa definição podemos falar que ser empreendedor é mais do que ser dono do seu próprio negócio. Exige outras características como:


  • foco

  • coragem

  • inovação

  • criatividade

  • determinação


Como o empreendedorismo feminino no Brasil muda realidades?

Uma das principais características que levam as mulheres a passarem por relacionamentos abusivos atualmente é a dependência financeira. Lembrando sempre que relacionamento abusivo ou tóxico não depende de agressão física.


Alguns sinais que podem mostrar que você está passando por um relacionamento abusivo:


  1. invasão de privacidade

  2. ciúmes excessivo

  3. chantagem

  4. afastamento social

  5. ameaças


Esses são alguns dos vários pontos que definem um relacionamento abusivo além do controle financeiro.


Aí entra a importância da independência financeira feminina para mudar esse tipo de realidade, pois muitos desses fatos acontecem devido a falta dela.


A partir disso conseguimos entender outros resultados que o crescimento do empreendedorismo feminino no Brasil trazem para a sociedade.


Crescimento do empreendedorismo feminino no Brasil

Atualmente o número de mulheres empreendedoras brasileiras já alcança os 30 milhões, representando, aproximadamente, 48,7% do mercado nacional.


Só no último ano, o empreendedorismo feminino cresceu cerca de 40%. Mas será que esses números são só positivos?


Precisamos relativizar esses números, que parecem muito positivos, afinal, é muito comum que o empreendedorismo aconteça por falta de oportunidades de trabalho em outras empresas, por exemplo.


Apesar desses pontos que precisam ser avaliados, o empreendedorismo feminino no Brasil já é uma realidade e vem mudando a perspectiva de milhões de brasileiras.


Nada melhor para comprovar isso do que mostrarmos alguns exemplos de sucesso de mulheres que vem brilhando e faturando alto neste mercado difícil que é empreender no Brasil.


Luiza Helena Trajano

Empresária brasileira que comanda uma das maiores empresas de varejo do Brasil. Dona da empresa Magazine Luiza e de empresas relacionadas a marca, possui uma fortuna avaliada em 4,4 bilhões de dólares.


Ocupa a segunda colocação segundo a revista Forbes de mulher mais rica do Brasil. Transformou uma pequena rede de lojas do interior de São Paulo em uma das maiores lojas do segmento do país.


Camila Farani

Cofundadora da empresa G2 Capital, que realiza investimentos na área de tecnologia, além de investir em diversas outras empresas. Camila é uma das atuais apresentadoras do maior programa de empreendedorismo do Brasil, o Shark Tank Brasil


A empreendedora sempre incentivou o empreendedorismo feminino no Brasil com isso ajudou a fundar o grupo Mulheres Investidoras Anjo em 2014


Camila possui uma vasta galeria de prêmios conquistados durante sua carreira de sucesso, entre eles estão:


  • Jovem Empresária Barão de Mauá – ACRJ (2013).

  • 5º Maior Voz – Linkedin Top Voices Brasil.

  • Mulheres Inspiradoras – WEDO 2017.

  • Prêmio Revista Claudia Mulher de Negócios (2014).

  • Ela Faz História (2016).

  • Startup Awards: Campeã em 2016 e 2018.


Conheça mais sobre o “Mulheres Investidoras Anjo”

Programa associado a rede de Investidores Anjos do Brasil busca fomentar o negócio de pequenos empresários apoiando startups que criam soluções inovadoras .


A rede Mulheres Investidoras veio para ocupar um espaço que faltava neste programa que é fomentar os programas liderados por mulheres.


O programa serve justamente para conectar essas mulheres investidoras que buscam compartilhar conhecimentos. Para participar basta realizar um cadastro e submeter o seu projeto aos Anjos do Brasil.


Nathalia Arcuri

Dona do maior canal relacionado a finanças do mundo com 6 milhões de inscritos. Nathalia Arcuri é considerada a mulher mais influente do mundo quando o assunto é finanças e foi nomeada para ser membro do programa Young Leader em 2021


Hoje Nathalia possui programas em rádio, podcast que fala sobre investimentos além de ser escritora dos livros:


  • "Guia Prático Me Poupe! 33 dias para mudar sua vida financeira”

  • “Me Poupe! 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso”


Atualmente a empresa de Nathalia Arcuri possui mais de 50 funcionários além de estar entre as empresas mais lembradas durante a pandemia.


Como o Dropshipping pode ajudar no empreendedorismo feminino no Brasil?

Algumas características do modelo de Dropshipping podem ajudar mulheres que estão começando a empreender.


A possibilidade de trabalhar em casa é uma delas, já que muita das mulheres precisam fazer jornada dupla.


Outras características do modelo de dropshipping que podem favorecer o início de uma empreendedora é a possibilidade de não precisar realizar um alto investimento inicial, já que não é necessário montar um estoque de produtos. Sendo possível abrir seu próprio negócio de maneira mais barata.


Para entender melhor sobre esse modelo de negócio assista ao vídeo abaixo



Aproveite para ler também: [CHECKLIST] 7 etapas para criar uma loja dropshipping de sucesso!



68 visualizações0 comentário
bottom of page