• Rodrigo Bernardes

[CHECKLIST] 7 etapas para criar uma loja dropshipping de sucesso!

Atualizado: Ago 25

Já pensou em criar uma loja dropshipping e iniciar um novo negócio? Se a sua resposta é sim, este artigo é para você. Reunimos aqui o que você precisa saber para iniciar uma loja nesse modelo e começar a vender.


O que é dropshipping?


Antes de mais nada é importante que você saiba o que é dropshipping.


Para começar, dropshipping é uma estratégia de logística que opera dentro de um e-commerce, que permite que você faça a venda de um produto sem ter o estoque dele.


Quando você faz uma venda, é necessário notificar o fornecedor que tem o estoque, faz a separação e envia o produto diretamente para o cliente que fez a compra dentro do seu site.


Sua loja funciona como uma intermediadora da venda e seu “lucro” é a diferença do valor que o cliente pagou pelo produto, dentro da sua loja, e o valor que você pagou ao fornecedor.


É claro que ao calcular a margem de lucro de um negócio você deve incluir na conta muito mais do que o preço do produto, mas tudo o que você gastou para fazer um cliente comprar, por exemplo, o custo com anúncios.


Fonte: Xerpay


O que você precisa saber para criar uma loja dropshipping? [PASSO A PASSO]


1. Escolha a plataforma de dropshipping correta


Escolher a plataforma de e-commerce correta, preparada para realizar vendas no formado dropshipping, vai poupar você de muito trabalho e vai contribuir para suas taxas de conversão.


A Shopify é, sem dúvida, uma das plataformas mais relevantes dentro do cenário de dropshipping e uma das razões para isso é a loja de aplicativos Shopify, com apps que tornam mais simples a execução de várias atividades do dropshipper, entre elas minerar e processar produtos e pedidos junto aos fornecedores.


2. Compreenda a diferença entre dropshipping nacional e internacional


Existem as duas possibilidades e cada uma apresenta sua série de vantagens e desvantagens.


Enquanto o dropshipping nacional permite que você trabalhe com fornecedores de dentro do Brasil, no dropshipping internacional, você lida com fornecedores que estão fora do Brasil, como os que atuam dentro do AliExpress.


Também não é necessário que você escolha entre um ou outro. É possível usar os dois, desde que organize essa logística e compreenda como cada um pode ajudar nas vendas da empresa.


Entenda melhor cada um desses modelos nos artigos abaixo:



3. Escolha a ferramenta de mineração de produtos


Ao optar pelo dropshipping internacional você vai precisar aprender a minerar os produtos que serão colocados em sua loja virtual. Entre os melhores fornecedores de dropshipping internacional estão os fornecedores que trabalham dentro do Aliexpress.


Para realizar a integração do e-commerce com esses fornecedores e facilitar importação dos produtos para sua loja, você poderá usar processadores de pedidos para dropshipping da Shopify para Aliexpress, entre os principais estão:

  • Oberlo,

  • Dseres,

  • TopDser.

Os processadores de pedidos ajudam você a migrar um produto do seu fornecedor para dentro da sua loja em poucos cliques, além disso, facilita que você informe aos fornecedores que realizou uma venda, permitindo que eles realizem o restante do processo.


Entenda como os processadores de pedidos que listamos acima funcionam e quais os prós e contras de cada um, no vídeo abaixo.


4. Atenção ao escolher os produtos que vai vender

Sem dúvida um dropshipper precisa saber escolher os produtos que vão entrar na sua loja.

De maneira geral, existem dois tipos de produtos: os produtos vencedores e os produtos consistentes.


Os produtos vencedores são os que vendem muitas unidades em um curto período de tempo. geralmente, são os produtos que fazem alguns vendedores dropshippers alcançarem as vendas com os famosos 6 dígitos (que alcança faturamento de mais de 100.000 reais).


Os produtos consistentes são produtos que não possuem esses tipos de venda, mas que se mantêm fazendo vendas a médio e longo prazo.


Ao criar uma loja dropshipping tenha em mente que ambos são importantes para o sucesso e consolidação do seu negócio e, por isso, uma dica é mesclar os dois tipos de produtos.


Quer mais informações sobre os produtos vencedores? Então confira, no vídeo abaixo, as dicas sobre como escolher esses e outros itens para sua loja online.



5. Aprenda como encontrar os melhores fornecedores

Ao escolher criar uma loja dropshipping duas partes fundamentais da sua empresa ficam nas mãos dos fornecedores: o estoque e o envio dos produtos. Por isso, é fundamental ter atenção redobrada ao escolher os melhores fornecedores de dropshipping para sua empresa.


Somente com atenção à escolha dos fornecedores você reduz as chances de ter problemas com a satisfação dos clientes.


Entre as dicas para encontrar os melhores fornecedores de dropshipping estão:


  • avalie os fornecedores

  • compare os preços

  • avalie o tempo de entrega

  • conheça bem a política de troca


Leia mais sobre cada um desses tópicos no artigo,Como encontrar fornecedores dropshipping CONFIÁVEIS? [Guia]”.


6. Aprenda a fazer tráfego pago

Lojas virtuais dependem muito do tráfego pago para fazer vendas, por isso, ao criar uma loja dropshipping, você precisa aprender como fazer anúncios no Google Ads, Facebook Ads e outros canais de anúncios digitais nos quais você encontra seus clientes.


Isso sem contar nas demais estratégias de marketing para dropshipping que são necessárias para otimizar seus resultados de vendas, entre elas o trabalho com influenciadores digitais.


Para essa estratégia você pode contar com o app da Shopify: o ShopLinks. O aplicativo permite:


  • descobrir os influenciadores que querem fazer parcerias com lojistas,

  • gerar links e cupons para vender com influenciadores,

  • fazer parcerias por % da venda, valor fixo, envio de produto ou até mesmo sem comissão.


E tem mais! O app é grátis para instalar e você somente é cobrado se tiver alguma venda com a ajuda da ShopLinks (2% de comissão sobre vendas geradas).



7. Priorize o atendimento ao cliente


Você sabia que é de 5 a 25 vezes mais caro adquirir um novo cliente do que manter um cliente atual? Além disso, a chance de realizar uma venda para quem já é cliente gira em torno de 60% a 70%, enquanto a sua chance de vender para novos clientes é de apenas 5 a 20%.


Esses números nos mostram que investir em um atendimento ao cliente eficiente, é parte importante do processo de criar uma loja dropshipping.


O dropshipping internacional demanda ainda mais atenção por parte do lojista. Isso porque, o longo prazo de entrega pode deixar seus clientes inseguros, e com isso ampliar o fluxo de solicitações de atendimento e suporte.


Nesses casos, ser rápido e assertivo na resposta é fundamental para bons resultados de satisfação e fidelização de clientes.


Já se sente mais preparado para criar uma loja dropshipping? Antes de encerrarmos, indicamos que assista ao vídeo abaixo, com 5 coisas que um dropshipper precisa saber. Vale a pena conferir e fazer um breve check list de preparação.


Por último, mas não menos importante, lembre-se de usar os apps da Shopify a favor ao criar uma loja dropshipping. Na lista de melhores apps estão:

  • Boleto Recovery, te ajuda a recuperar boletos automatizando o envio de mensagens para seus clientes, seja por e-mail ou SMS;

  • Parcelamento - Installments, apresenta o valor completo e o valor de cada parcela de um produto, em compras que optem por esse meio de pagamento. Esse recurso tem como objetivo aumentar o ticket médio e estimular as vendas no cartão de crédito.

  • ShopLinks, o app ajuda sua loja a encontrar influenciadores e afiliados alinhados ao seu negócio, estabelecer uma parceria, além de permitir que você gere links e cupons para vender com influenciadores e facilitar o acompanhamento de métricas de cada influenciador da sua base.

Ficou interessado? Conheça mais sobre as nossas soluções. Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários. Boas vendas!



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