Rodrigo Bernardes

6 de ago de 20214 min

O que são influenciadores digitais? Quais os benefícios e como usar no e-commerce?

Atualizado: 15 de ago de 2022

Afinal, o que são influenciadores digitais? Cada vez mais esse termo é usado e o conceito por trás dele vem se mostrando interessante para e-commerces que desejam vender mais.

O que são influenciadores digitais?

Influenciadores digitais são pessoas que possuem um amplo alcance, engajamento e credibilidade dentro das redes sociais mais conhecidas. Geralmente, estamos falando de produtores de conteúdo digital, que conquistaram autoridade a partir do material produzido e compartilhado, se tornando uma referência para seus seguidores.

De fato, influenciadores são pessoas capazes de exercer influência na tomada de decisão das pessoas. Seja em relação a uma mudança de comportamento, a um estilo de vida, ou mesmo em relação à compra de um produto.

Algumas pessoas ainda acreditam que influenciadores digitais são usuários de redes sociais que possuem muitos seguidores, entretanto, o número de seguidores é menos importante do que outros critérios como engajamento.

No que diz respeito ao trabalho de influenciadores digitais com marcas e empresas, o alinhamento do público da empresa com o influenciador em questão é um dos critérios mais relevantes a serem considerados para que a empresa alcance os objetivos que possui.

Sim, os influenciadores digitais podem ser usados por marcas para alcançar clientes, logo o trabalho com esses profissionais pode ser uma estratégia de marketing digital para dropshipping ou qualquer outro modelo de vendas.

De maneira geral, os influenciadores já compartilham com sua audiência produtos e serviços que usam no dia a dia. Para que os produtos da sua loja sejam alguns dos indicados é necessário estabelecer uma parceria com este influenciador.

Por que usar influenciadores digitais no e-commerce e dropshipping?

Segundo pesquisas, o retorno sobre investimento em ações com influenciadores pode chegar a 11x, ou seja, você tem um retorno 11 vezes maior do que o investimento realizado.

Esse número se mostra muito interessante para uma campanha de atração de tráfego para as páginas de produtos e landing pages. Concorda?

Logo, ao entender o que são influenciadores digitais você tem acesso a mais uma opção de fonte de tráfego para sua loja virtual, que foge de anúncios em redes sociais e no Google Ads.

Isso não quer dizer que você deve interromper suas ações nessas plataformas, apenas que pode usar mais uma fonte de tráfego, que oferece um retorno significativo para o investimento feito nela.

Segundo pesquisas, 71% das pessoas seguem influenciadores digitais e 73% já compraram produtos indicados por um influenciador.

Esse retorno está atrelado a muitas questões, mas a principal delas é o fato do influenciador funcionar como uma fonte de prova social que reúne credibilidade e alcance.

Logo, estamos falando do poder da prova social, vinda de alguém que possui influência sobre um número significativo de pessoas.

O mesmo estudo citado acima, mostra que 55% dos usuários confiam em influenciadores digitais para buscar informação antes da compra de um produto.

E se você está pensando que isso acontece apenas com grandes influenciadores que tem mais de um milhão de seguidores, saiba que isso não é verdade.

A maior taxa de engajamento foi encontrada para influenciadores do Instagram com mil a cinco mil seguidores.

Em junho de 2021, 49% dos influenciadores brasileiros do Instagram tinham entre cinco e 20 mil seguidores. Aproximadamente 8% tinham mais de 100 mil seguidores e menos de 1% mais de um milhão.

Logo, estamos falando de um grande grupo de influenciadores que podem ser acessíveis financeiramente para sua marca e que podem contribuir diretamente para os resultados de vendas do seu e-commerce.

Leia também: Dropshipping ou marketing de afiliados: qual vale mais a pena?

Como usar influenciadores digitais para sua loja virtual?

Como dissemos acima, ao entender o que são influenciadores digitais dentro de uma estratégia de marketing para e-commerce e dropshipping, estamos falando de uma fonte de tráfego qualificado para sua loja virtual.

Os influenciadores digitais, e suas redes sociais de sucesso, não funcionam apenas como uma vitrine que apresenta os produtos para um público que ainda não conhece a sua loja e a sua oferta. Essa é apenas uma parte do trabalho.

Para que realmente essa estratégia tenha impacto nos resultados de tráfego e vendas é fundamental que as ações estejam embasadas:

  • na produção de conteúdo relevante,

  • no estímulo ao engajamento dos seguidores,

  • na compatibilidade entre os produtos, o influenciador e o público.

Por isso, se você trabalha com o mercado fitness, é aconselhável que você busque por influenciadores que tenham influência nesse nicho de mercado.

Também é importante que a produção de conteúdo foque nas dores do cliente, que o produto resolve. Evite publicações em que o foco é apenas no preço ou na lista de funcionalidades do produto.

Qual é a proposta de valor?

Qual é o benefício do item?

Por que ele é importante?

Resumindo, algumas etapas são importantes para hora de montar uma estratégia de marketing digital para e-commerce e dropshipping que envolva o que são influenciadores digitais. Entre essas etapas estão:

  • alinhe os influenciadores digitais ao seu nicho de mercado,

  • observe o engajamento desses influenciadores,

  • preocupe-se com o conteúdo que será produzido sobre o seu produto,

  • prepare uma oferta especial,

  • acompanhe os resultados e otimize suas campanhas.

Cupons, descontos especiais, sorteios são algumas das formas de preparar e oferecer uma oferta especial para os seguidores dos influenciadores que fizerem parte da sua campanha.

Com esses estímulos você atribui à prova social, outros gatilhos mentais importantes como:

  • urgência,

  • escassez,

  • exclusividade.

Tudo isso contribui para que você aproveite mais os resultados imediatos de uma campanha com influenciadores digitais.

Conheça os apps da Shopify que te ajudam a aumentar a taxa de conversão da sua loja, como:

Enquanto o primeiro te ajuda a recuperar boletos que não foram pagos pelos clientes, otimizando seu tempo e ampliando a taxa de vendas, o segundo ajuda a gerar confiança no cliente, que sabe qual o valor das parcelas e o total do pedido, tornando o produto mais acessível (uma vez que pode ser parcelado) e aumentando o ticket médio dos clientes.

Ficou interessado? Conheça mais sobre as nossas soluções. Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários. Boas vendas!

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