O envio de e-mail marketing para loja virtual é uma das ferramentas mais difundidas para quem busca manter um relacionamento com seu cliente e deseja vender mais, por isso, neste artigo traremos 8 dicas infalíveis de e-mail marketing para loja virtual.
Por que estratégias de e-mail marketing são importantes?
Antes de conhecer as dicas para e-mail marketing você sabe porque essa prática é importante para o seu negócio?
Primeiro que se trata de uma forma simples e barata de manter um relacionamento com seus clientes e clientes em potencial, o que em si já se provaria como uma ferramenta bem interessante, certo? Mas não para por aí.
Utilizar estratégias de e-mail marketing para loja virtual também é uma ótima forma de:
adquirir novos clientes,
aumentar a venda de produtos,
aumentar a sua receita.
Além de tudo, se trata de uma forma bem barata e eficiente de conseguir tudo isso. De acordo com a McKinsey, o e-mail marketing tem um potencial até 40 vezes maior na aquisição de clientes do que as redes sociais e para cada R$1 investido por e-mail o retorno é de R$38.
Veja a seguir 8 dicas infalíveis de e-mail marketing para loja virtual:
1. Envie e-mail de incentivo
2. Trabalhe a captação de leads
3. Segmente seu público
4. Use ferramentas de automação
5. Mande promoções personalizadas e exclusivas
6. Capriche na copy do seu e-mail
7. Trabalhe o pós-venda por e-mail
8. Fique atento ao assunto e ao CTA
E-mail marketing para loja virtual: 8 dicas essenciais
Agora que você já entendeu a importância das estratégias de e-mail marketing para um loja virtual, vamos conhecer alguns pontos e dicas fundamentais para que você possa ter êxito com essa ferramenta.
1. Envie e-mail de incentivo
Pessoas entram e saem de lojas virtuais todos os dias e, por isso, dificilmente se lembram de tudo que fizeram, nesse contexto os e-mails são uma forma bem interessante de lembrá-los e dar um primeiro passo para uma interação.
Se o cliente escolheu fazer um cadastro no seu site não deixe de mandar um e-mail de boas vindas. Isso gera empatia e mostra ao cliente que você se importa e está ali pronto para ajudar.
Outra estratégia de incentivo são e-mails de carrinhos abandonados, a média de abandono de carrinho é de 79% segundo pesquisas feitas pela empresa britânica Marketing Comportamental SaleCycle.
Por outro lado, cerca de 41,8% dos carrinhos são reabertos, segundo levantamento da empresa norte-americana Klaviyo. Nesse contexto, os e-mail são ótimas pontes entre os clientes e suas compras ainda não finalizadas.
2. Trabalhe a captação de leads
Para aumentar sua lista de e-mails e conseguir colocar as dicas em prática, você terá que trabalhar na captação de leads. Para isso é importante que você aplique algumas estratégias simples como:
pop-up de saída, que aparecem quando o cliente ameaça sair do seu site;
gerar leads através de campanhas em redes sociais;
estratégias de landing pages com algo em troca como e-books;
investir em um blog com estratégias de SEO;
ferramenta de chatbot.
3. Segmente seu público
Outra dica de e-mail marketing para loja virtual que você precisa aplicar é a segmentação do seu público. Assim como nas redes sociais, separar seu público por grupos de interesse, idade, sexo e etc. fazem toda a diferença para que você atinja as pessoas certas.
Isso é importante pois os e-mail direcionados tem 14% mais abertura e taxa de cliques até 15% maior que e-mails enviados para toda a base segundo um estudo feito pela MailChimp.
4. Utilize ferramentas de automação
Por falar em MailChimp, ferramentas para automatizar e acompanhar suas campanhas de e-mail marketing são essenciais, não dá para ficar enviando e-mail por e-mail e os dados de abertura e cliques são métricas que você vai precisar.
Para saber mais sobre as principais ferramentas de e-mail marketing, assista o vídeo abaixo.
5. Mande promoções personalizadas e exclusivas
Seu site te dará informações sobre quais tipos de produtos cada cliente pesquisou, quais páginas ele visitou, qual ficou mais tempo, quais produtos colocou no carrinho entre outras métricas importantes.
Em cima disso, você deve separar ofertas exclusivas e promoções personalizadas por e-mail para ter maiores chances de conversão.
6. Capriche na copy do seu e-mail
Tão importante quanto o que e para quem enviar seus e-mails, são conteúdo deles ou copywriting. É necessário ser sucinto e objetivo para não deixar o cliente evadir, no entanto é preciso ser chamativo e atraente para convencê-lo. A seguir, veja algumas dicas para fazer uma copy infalível.
7. Trabalhe o pós-venda por e-mail
Outro tipo de estratégia de e-mail marketing para loja virtual, que muitos deixam de lado, mas que não pode ser esquecido, é de trabalhar o pós-venda.
Manter um cliente é até 7 vezes mais barato que adquirir um novo, logo você precisa investir no pós-venda.
8. Fique atento ao CTA e ao assunto do e-mail
Por fim, você deve ficar muito atento a como você atrai o seu cliente a comprar e como você incentiva que ele continue a interação através do CTA (call to action = chamada para ação) que você inclui nos seus e-mail.
Use frases impactantes e chamativas para o assunto do e-mail, afinal como você vai perceber, boa parte deles nem será aberto, por isso, é importante ser chamativo no assunto.
Já no CTA também é importante ser chamativo, mas é preciso também ser claro e objetivo, a pessoa precisa ter certeza do que vai encontrar após o clique.
E aí conseguiu aprender um pouco sobre e-mail marketing para loja virtual?
Sabemos que gerenciar uma loja virtual não é uma tarefa simples, mas a Apps Ecommerce possui algumas opções de aplicativos integrados à Shopify que podem te ajudar, principalmente no que diz respeito às taxas de conversão! Entre eles:
O primeiro te ajuda a recuperar boletos, com ele você pode criar e automatizar o envio de mensagens para seus clientes, seja por e-mail ou SMS.
Já o app de Parcelamento Installments apresenta o valor completo e o valor de cada parcela de um produto, em compras que optem por esse meio de pagamento. Esse recurso torna seus produtos mais acessíveis, aumentando o ticket médio das vendas (já que o cliente pode parcelar) e ainda estimula as vendas no cartão de crédito.
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