• Rodrigo Bernardes

Como anunciar no Facebook Ads: passo a passo para alavancar seu e-commerce

As redes sociais são importantes ferramentas para impulsionar vendas e aumentar o alcance das lojas virtuais. Nesse cenário, os anúncios são grandes trunfos importantes aliados. Veja neste artigo como anunciar no Facebook Ads e alavanque as vendas do seu e-commerce ou dropshipping.


Se você conhece um pouco como funcionam os anúncios via Facebook Ads sabe que eles possuem alguns objetivos possíveis para cada campanha e que diversos tipos de perfis (comerciais ou não) podem utilizá-lo para atingir novas pessoas, mas vamos primeiro ao básico e depois as dicas de como anunciar no Facebook ads.


Tipos de anúncios no Facebook Ads

Para começar seu aprendizado sobre como anunciar no Facebook Ads é preciso entender que o Facebook trabalha seus anúncios em cima dos objetivos que você define para cada um deles.


Cada um desses objetivos vai representar uma etapa do funil de vendas tradicional, por isso você encontrará objetivos de campanha para as seguintes etapas:


  • Reconhecimento

  • Consideração

  • Conversão


Cada um desses objetivos será útil para todos os tipos de negócio, mas em momentos distintos, afinal não adianta você promover publicações voltadas para venda se o seu público-alvo ainda não conhecer a sua marca, para isso os anúncios de “alcance” e “reconhecimento de marca” são ótimas opções.


Os anúncios de “consideração” vão visar atingir quem já viu alguma coisa da sua marca e agora quer saber mais, para isso as opções de tráfego são ótimas para levar seu lead da rede social até seu site ou a uma landing page.


Leia também: Sabe como criar uma landing page na Shopify? Aprenda lendo este artigo!


As campanhas utilizando “vídeos” ou “instalação de aplicativos” também entram nessa faixa de objetivo de anúncio e são ótimas opções para mostrar sua marca e produtos de outras formas.


Já o objetivo de “engajamento” visa incentivar a interação do seu consumidor com suas publicações.


Por fim, os anúncios focados em “conversão” vão focar em leads mais envolvidos com sua empresa e que podem estar mais prontos para comprar com anúncios de catálogo de produtos, para isso é fundamental que você saiba como instalar o pixel do Facebook no seu site.


Tudo isso é um resumo de tudo o que engloba os objetivos de uma campanha no Facebook Ads. Por isso, vamos deixar um vídeo aqui explicando de forma mais aprofundada como funciona cada tipo de anúncio que vai te ajudar a entender melhor como anunciar no Facebook ads:



Dicas sobre como anunciar no Facebook Ads para e-commerce ou dropshipping


Para fazer com que os usuários do Facebook e Instagram sejam impactados pelos seus anúncios não basta apenas apostar em publicações orgânicas, afinal segundo um estudo feito pela Social@Ogilvy o alcance médio está na casa de 6%, ou seja, se você possui 1.000 seguidores apenas 60 deles vão ver, em média, suas postagens de forma orgânica.


Tendo em vista esses números, os anúncios são ferramentas essenciais para qualquer e-commerce, separamos algumas dicas para te auxiliar na hora de fazer suas campanhas:


Use imagens impactantes nos anúncios

Você provavelmente utiliza as redes sociais e, se for o caso, recebe todos os dias diversos anúncios patrocinados. Entretanto, eu poderia apostar que são poucos os que chamam a atenção a ponto de você parar para vê-los.


Por conta dessa alta quantidade de anúncios é preciso sempre ter algo chamativo e de qualidade para não passar batido. Veja alguns pontos para se preocupar com seus criativos:


  • use imagens com cores chamativas e de preferência mais claras,

  • utilize fotos de pessoas nos anúncios e, se possível utilizando seu produto, isso deixa quem vê a publicação mais próxima da sua marca,

  • utilize imagens nos formatos corretos para cada formato de anúncios do Facebook para que nenhuma informação se perca.


Crie públicos personalizados para pessoas que visitaram seu site

Outro ponto interessante para quem busca como anunciar no Facebook Ads é criar publicações alinhadas com o perfil dos visitantes do seu site.


Isso só será possível tendo um pixel do Facebook instalado no seu site para mapear esses perfis.


Por isso, crie públicos personalizados e semelhantes baseados nas pessoas que chegaram a visitar as páginas dos seus produtos. Poucas pessoas compram na primeira visita, por isso, foque em mostrar mais vezes os produtos que essas pessoas já visitaram para tentar essa conversão.


Para saber mais como criar públicos personalizados no Facebook Ads recomendamos o vídeo abaixo:



Promova seu conteúdo

Se você utiliza marketing de conteúdo como uma das estratégias de marketing do seu ecommerce, ela pode ser uma ótima ferramenta para se utilizar de forma combinada com seus anúncios.


O interessante aqui é que seu conteúdo seja produzido para cada etapa do funil de vendas, de modo que seja utilizado para anúncios de todos estágios:


  • Topo de funil: Anúncio de reconhecimento

  • Meio de funil: Anúncio de consideração

  • Fundo de funil: Anúncio de conversão


Utilizando esse tipo de anúncio você consegue que seu público seja impactado de acordo com o nível de interesse mostrado e com os públicos personalizados do Facebook fica mais fácil de fazer essa segmentação.


Capriche no CTA

Outro ponto que é preciso ter atenção para você que busca saber como anunciar no Facebook é fazer um CTA (Call to action ou chamada para ação) de forma que atraia e incentive seu cliente a clicar no anúncio e cumprir seu propósito.


Busque utilizar os CTA’s oferecidos pelo Facebook de modo que converse com seu público-alvo e que tenha a ver com o anúncio, seja direto, CTA’s como “Saiba mais” devem ser usados se você for passar mais conteúdo, “Solicitar cotação” já vai ser usado para uma simulação ou algo do genêro, escolha com prudência.


Veja o vídeo abaixo para saber com mais detalhes sobre essas e outras dicas interessantes para você que quer saber como anunciar no Facebook ads voltado para e-commerce e Dropshipping:


E se você depois quiser aprender a analisar os dados e métricas dos seus anúncios, para melhorar os resultados. Recomendamos ver o vídeo abaixo:

E aí conseguiu conhecer aprender como anunciar no Facebook ads?


Atingir usuários no Facebook e trazê-los até seu site não é uma tarefa simples, e por isso, é importante que você apresente de forma clara as opções e formas de pagamento disponíveis no seu e-commerce.


Para isso, usar aplicativos como o app Parcelamento - Installments, que apresenta o valor completo e o valor de cada parcela de um produto, em compras que optem por esse meio de pagamento, é uma forma de tornar seus produtos mais acessíveis, aumentando o ticket médio das vendas (já que o cliente pode parcelar) e ainda estimula as vendas no cartão de crédito.



Conheça também o app Boleto Recovery, que permite criar e automatizar o envio de mensagens para seus clientes, seja por e-mail ou SMS, evitando que você tenha que fazer toda essa comunicação manualmente. Por meio do envio dessas mensagens você aumenta suas chances de ter seu boleto pago e concluir uma venda.



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