• Rodrigo Bernardes

Amazon FBA ou Dropshipping: o que é e como escolher para vendas online?

Atualizado: Ago 25

Atrair clientes, escolher produtos, montar sua loja virtual tudo isso faz parte de um leque amplo de atividades que um empreendedor precisa colocar em prática. Mas, além de tudo isso, uma das etapas mais importantes de todo o processo de venda online é a logística de armazenamento e entrega de produtos. Dentro desse cenário surgem dois termos, sobre os quais falaremos neste artigo: Amazon FBA ou Dropshipping.


A seguir, vamos apresentar o que é cada um desses modelos e entender qual pode ser o melhor para sua necessidade. Acompanhe.


O que é dropshipping?

Dropshipping é um modelo de logística de e-commerce. Nele você, como dono do e-commerce, não precisa estocar os produtos que vai vender.


Funciona da seguinte maneira: um cliente faz a compra no seu site, você informa ao fornecedor, que por sua vez separa e envia o produto diretamente para o consumidor final.


Sua loja, então, funciona como uma intermediária entre o fornecedor e o consumidor final. Suas compras junto ao fornecedor são sob demanda, isso quer dizer que você só compra um produto dele, quando um cliente compra de você. Em outras palavras, você não precisa investir em estoque.


O produtor permanece armazenado, todo o tempo, com o fornecedor. Das mãos dele passa para as mãos do cliente. Ao dono do e-commerce cabe:


  • criar uma loja virtual,

  • selecionar produtos que serão divulgados,

  • criar páginas de produto,

  • investir em ações de marketing para dropshipping que vão divulgar os produtos,

  • escolher fornecedores e notificá-los sobre as vendas.


No vídeo abaixo, eu apresento o que é dropshipping e como fazer, de forma bastante detalhada. Assim, se ainda ficou com alguma dúvida, você pode solucionar assistindo ao conteúdo.


O que é Amazon FBA?


Do outro lado da moeda deste artigo sobre Amazon FBA ou dropshipping, a Amazon FBA é um serviço oferecido pela Amazon (sim, a gigante de vendas online) que permite que um vendedor virtual terceirize o armazenamento do estoque dos produtos. Logo, os produtos que você vende ficam armazenados nos galpões e estoques gigantescos da Amazon.

Além de armazenar os produtos da sua loja, a equipe da Amazon FBA também fica responsável por:

  • separar os itens de pedidos realizados,

  • empacotar,

  • enviar o produto para o cliente que comprou,

  • realizar o atendimento ao cliente,

  • fazer toda a gestão de troca de devolução que possa acontecer.

Diferente do dropshipping, entretanto, com a Amazon FBA é necessário que você monte um estoque de produtos e envie esses itens para os depósitos da Amazon.

Além disso, seus produtos devem estar listados dentro da Amazon, ou seja, você deve fazer suas vendas por meio do marketplace da Amazon.

Quando um produto é vendido, a Amazon FBA fica responsável por separar os itens no armazém, empacotá-los e enviá-los.

Entre as principais vantagens desse modelo está o fato de você aproveitar toda a logística de entrega e armazenamento dessa gigante do comércio virtual, sem precisar organizar isso dentro da sua própria empresa. Isso sem contar na transferência do trabalho de atendimento ao cliente, processos de trocas e devoluções.

Entre os pontos contra a esse modelo está, de maneira geral, o custo. Seja o custo de montar um estoque ou o custo de manutenção desse serviço, afinal, em troca de todo o trabalho que a Amazon presta, você deverá pagar uma taxa mensal.

Amazon FBA ou Dropshipping?

Existem prós e contras dentro da ideia por trás de Amazon FBA e Dropshipping, sendo o custo o ponto fundamental para muitos empreendedores, principalmente iniciantes.


Se por um lado, o serviço da Amazon FBA permite que você aproveite a logística da ferramenta, os galpões da empresa e todo o suporte prestado ao cliente, bem como possibilita aproveitar o tráfego desse canal de vendas, sem precisar montar uma loja própria, por outro é necessário investir na construção de um estoque e pagar taxas consideráveis para aproveitar todos os serviços oferecidos.


Já no dropshipping, o custo da operação é mais barato, entretanto, sua empresa precisa absorver funções como:


  • gestão de atendimento ao cliente,

  • trocas e devoluções,

  • gestão da loja virtual,

  • custos associados a criação da loja virtual,

  • acompanhamento de fornecedores dropshipping.


No dropshipping, também é preciso lidar com prazos de entrega maiores, afinal, os produtos não estão tão perto e dependem do envio dos fornecedores. Entretanto, o custo do dropshipping ainda se mostra mais baixo, tornando a operação mais barata.


Leia também: Como fazer dropshipping com o AliExpress em sua loja Shopify? Saiba tudo!


Logo, cabe a você colocar na balança todos esses aspectos e identificar qual opção é a ideal para você e seu negócio.


Esperamos que nossas dicas e a apresentação do que é Amazon FBA e Dropshipping tenha te ajudado a fazer sua escolha. Se ficou com alguma dúvida deixe nos comentários.


Além da escolha do tipo de logística da sua loja, é indispensável investir em ferramentas que permitam que você faça mais vendas em maiores volumes. Atrair e converter clientes é sempre o maior desafio de qualquer tipo de negócio virtual.


Para aumentar as taxas de conversão da sua loja e contribuir para que você faça mais e melhores vendas, conheça os aplicativos Boleto Recovery , Parcelamento - Installments e ShopLinks.


Enquanto o primeiro te ajuda a recuperar boletos que não foram pagos pelos clientes, otimizando seu tempo e ampliando a taxa de vendas, o app Parcelamento-Installments ajuda a gerar confiança no cliente, que sabe qual o valor das parcelas e o total do pedido, tornando o produto mais acessível (uma vez que pode ser parcelado) e aumentando o ticket médio dos clientes.


Já o app ShopLinks ajuda sua loja a encontrar influenciadores e afiliados alinhados ao seu negócio, estabelecer uma parceria, além de permitir que você gere links e cupons para vender com influenciadores e facilitar o acompanhamento de métricas de cada influenciador da sua base.


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