top of page
  • Foto do escritorRodrigo Bernardes

App de checkout transparente do Paypal na Shopify: funciona? O que é?

Atualizado: 15 de ago. de 2022

Quando você cria uma loja virtual é preciso cadastrar um processador de pagamentos que geralmente direciona seu cliente para outra página, muitas vezes fora da loja virtual. No checkout transparente, ao contrário, tudo é feito dentro do e-commerce, tornando o processo mais confiável para o cliente e ampliando as taxas de conversão. Mas, como funciona o app de checkout transparente do Paypal na Shopify? Veja este artigo até o final para saber!


O Paypal é uma das formas de pagamento mais utilizadas como gateways de pagamento na Shopify. Entretanto, além de ser um gateway de pagamento ele também é um app de checkout transparente.


Ou seja, é possível usar o PayPal e toda sua estrutura e recursos para processar o pagamento ao clientes, ao mesmo tempo em que mantém o cliente dentro do seu site, em todas as etapas do pagamento.


O que é o Paypal?


Bom, antes de entender como funciona o checkout transparente do PayPal para Shopify você precisa entender o que é e como funciona o próprio PayPal para medir se essa ferramenta é útil para você de fato.


O PayPal é um integrador de pagamentos que atua de maneira diferente da maioria dos gateways de pagamento.


Enquanto a maioria pega seus dados em cada site que você compra, ao optar pela opção de pagamento via PayPal você só passa seus dados para o próprio PayPal e nunca para o site em que você faz realmente a compra.


Isso garante uma maior segurança uma vez que o PayPal é uma espécie de intermediário que faz o pagamento com seu cartão, mas que pode te ressarcir caso seja comprovado que o pedido veio errado ou diferente do que foi anunciado.


As maiores vantagens dessa forma de pagamento sem dúvida são essa segurança que ele garante, além da possibilidade da compra em um único clique, uma vez que o PayPal já tem todos os seus dados e faz o pagamento por você.


Tudo isso amplia as chances do cliente concluir a compra e não desistir por achar o processo muito difícil.


Entretanto, se você já trabalha com Paypal sabe que ele tem um dificultador, além de direcionar o cliente para outra página ele requer um cadastro do cliente que quer utilizá-lo para pagar (caso ele ainda não tenha um cadastro no PayPal). Tudo isso tende a cansar o cliente que precisará fazer dois cadastros em duas páginas diferentes para comprar algo da sua loja.


App de checkout transparente do Paypal na Shopify: o que ele resolve?


O app de checkout transparente do Paypal na Shopify surgiu para permitir que os clientes contem com a proteção de pagamento do Paypal sem precisar fazer um cadastro com a empresa, basta que você integre ao seu e-commerce ao PayPal Plus.


Além disso, essa modalidade de pagamento mantém os dados do cliente salvos para casos de novas compras envolvendo o PayPal e assim, os dados são automaticamente preenchidos, facilitando ainda mais a compra do seu cliente.


Modalidade nova ainda apresenta problemas


Como nem tudo são flores essa modalidade tem alguns problemas pois se trata de algo muito recente ainda.


Segundo o próprio site da PayPal, essa é uma integração que ainda não está disponível para todos os vendedores, sendo necessária uma solicitação prévia para ter acesso a ela.


Após essa solicitação, a equipe da PayPal faz uma análise do pedido para aí sim te dar um retorno sobre a liberação ou não do uso do app de checkout transparente.


Isso acontece porque, como vimos, a empresa tem como um de seus diferenciais a segurança do pagamento e fazer isso sem um cadastro aumenta o risco de fraudes.


Além disso, até o presente momento deste artigo (dezembro de 2020) ainda não existe uma integração direta do PayPal Plus com o Shopify. Os sites que utilizam essa funcionalidade fazem através de métodos de pagamento alternativo via API’s.


Os lojistas podem adicionar o PayPal Plus, que é a forma de checkout transparente da PayPal com a Shopify, através de uma integração feita diretamente com API do Shopify. Todo esse trâmite inclusive necessita de um acompanhamento profissional.


E mesmo assim, por se tratar de uma integração ainda não compatível com a Shopify é bem possível que apresente erros e conflitos com as funcionalidades nativas da plataforma, ou seja, mesmo através de API o app pode apresentar problemas.


Entretanto, nem só de PayPal vivem as opções de checkout transparente na Shopify. Ao contrário, no artigo, Checkout transparente Shopify: quais são suportados?”, você tem acesso a outras opções que já são integradas oficialmente à Shopify.


Uma outra novidade também pode te deixar animado: o checkout transparente do Mercado Pago para Shopify. Conheça mais no vídeo abaixo.



E aí? O que achou do checkout transparente do PayPal para Shopify? Em caso de alguma dúvida deixe aqui nos comentários.


Aproveite para conhecer outros aplicativos Shopify indicamos que você acesse o artigo “7 melhores aplicativos Shopify que vão ajudar a aumentar as taxas de conversão da sua loja”.


Entre eles você encontra os apps:


O primeiro te ajuda a recuperar boletos, com ele você pode criar e automatizar o envio de mensagens para seus clientes, seja por e-mail ou SMS, o app de Parcelamento Installments apresenta o valor completo e o valor de cada parcela de um produto, em compras que optem por esse meio de pagamento.


Esses recursos tornam seus produtos mais acessíveis, aumentando o ticket médio das vendas (já que o cliente pode parcelar) e ainda estimula as vendas no cartão de crédito.


Conheça mais sobre cada um deles clicando nos banners abaixo.






1.100 visualizações0 comentário
bottom of page