• Rodrigo Bernardes

Como configurar frete na Shopify: suas opções e passo a passo

Vcê já cuidou do estoque, já subiu as fotos dos produtos, caprichou na descrição e definiu os preços, mas como configurar frete na Shopify? Veja o passo a passo e conheça algumas boas opções para incluir no seu e-commerce.


Quando o assunto é como criar loja na Shopify, configurar o frete é uma etapa que pode gerar bastante receio, mas seguindo os passos corretos você terá ao seu lado um sistema bastante seguro e eficiente.


Siga os passos abaixo e em poucos minutos você estará com o frete configurado e funcionando no seu e-commerce.


Como configurar frete na Shopify: passo a passo

A configuração em si é bastante simples, como você poderá ver agora.


Antes de qualquer coisa você deve estar logado na sua conta da Shopify. Vá até a área administrativa da sua loj:


  • Passo 1: no menu lateral clique em “Configurações” e depois em “Frete e Entrega”.

  • Passo 2: clique no item “Gerenciar Taxas”. Você verá que a Shopify virá padronizado, com um padrão de endereço do remetente (de quem envia a mercadoria) com o endereço que você configurou ao criar a sua loja. Caso você trabalhe com Dropshipping, deixe claro na política de privacidade que o produto vem de fora do país, e oculte o endereço do remetente.

  • Passo 3: vá em “Criar Zonas de Frete” e defina a região para a qual você deseja configurar o frete, por exemplo, região Brasil. Preencha o nome da região como “Brasil”, selecione o país no local indicado também escolhendo a opção “Brasil”,

  • Passo 4: você poderá configurar o frete a partir de valores de compras ou de peso do produto,

  • Passo 5: ao escolher o frete por preço, clique em "Cadastrar Taxa”, defina a faixa de preço do produto e o frete que deve ser cobrado para aquela faixa de preço. A faixa de preço será o total do carrinho do cliente, por exemplo, carrinhos com valores de R$0 a R$99 a taxa de frete deve ser de R$20. Para adicionar outra faixa de preço salve a que você está editando, clique novamente em “Cadastrar Taxa” e crie uma outra faixa, como de R$99 a R$100.000, frete grátis. Dessa forma você oferece frete grátis para todos os clientes que fizerem compras acima de R$99. Você pode criar várias faixas de frete para todas as suas opções, de acordo com a sua estratégia. Atenção que carrinho de compra com valores mais altos, geralmente, são carrinhos pesados e isso impacta no frete que você vai pagar para os Correios ou transportadora. Entretanto, a opção de frete grátis pode gerar um ticket médio maior e ser mais um argumento de venda.

  • Passo 6: ao escolher o frete por peso do produto, na área dessa opção de frete, clique em “Cadastrar Taxa”, cadastre as faixas de peso, assim como fez com as faixas de preço. Por exemplo, produtos que pesam de 0 kg a 25kg possuem frete de R$25, produtos de 25kg a 45kg, o frete é R$55, etc.

  • Passo 7: caso você só faça vendas para dentro do Brasil, desabilite a opção de frete para o resto do mundo.


E pronto, após esses passos seu e-commerce estará habilitado para calcular os fretes dos produtos de acordo com os parâmetros estabelecidos por você.


Melhores opções de frete para Dropshipping


Agora que você já sabe como configurar o frete na Shopify vamos as melhores opções para fretes para você que usa a modalidade Dropshipping dentro do seu e-commerce.


É muito comum que vendedores dropshipping ofereçam frete grátis, embutindo o valor do frete cobrado pelo fornecedor no preço do produto. E essa é realmente uma ótima estratégia, servindo como um argumento de compra poderoso, além de facilitar a sua organização como vendedor.


Entretanto, em plataformas de compra como o Aliexpress, ao fazer a compra junto ao fornecedor você vai precisar escolher o tipo de frete que ele irá te enviar o produto.


Entre as principais opções estão:


  • Yuneexpress,

  • E-Packet,

  • Ali Standard Shipping.

Yuneexpress

Com uma média de 23 dias para entrega do produto, o Yuneexpress é uma das boas opções de frete, para isso você deverá buscar entre os seus fornecedores, aqueles que utilizam essa forma de entrega para oferecer essa opção.


Possui uma taxa razoável para entrega e boas opções para acompanhamento e rastreio confiáveis de produto, uma boa resposta, estando entre os mais bem avaliados serviços de entrega internacional.


E-packet

Uma das opções mais famosas, até antes da pandemia, era a mais indicada para vendedores de dropshipping. O E-packet possui uma menor média de tempo de entrega em relação ao Yunnexpress.


Sempre apresentando uma consistência na entrega, facilidade de suporte e rastreio de produtos.


Além disso, alguns fornecedores que usam o E-packet costumam oferecer até mesmo algumas opções de frete grátis para alguns produtos o que é melhor ainda, no entanto, devido a pandemia o serviço teve correções no preço por conta da diminuição de viagens saindo da China, mas logo deve voltar ao normal.


Ali Standard Shipping

Uma das alternativas mais recentes ao E-packet, e com boa avaliação, é o Ali Standard Shipping, essa opção vem ganhando mais adeptos com a alta do preço do E-packet e vem apresentando entregas com bom prazo e taxas de entrega interessantes.


Esse tipo de frete vem crescendo devido a uma característica que até pouco tempo era uma exclusividade da opção anterior dessa lista, o E-packet, que é a isenção de taxa dos Correios, ou seja, escolhendo esse serviço esse tipo de tarifa também não é cobrada!


Além de tudo isso, em média, os produtos entregues pelo Ali Standard Shipping têm chegado com 20 dias, credenciando como a forma de entrega paga mais rápida do momento, vale lembrar que são serviços que sofrem variações, mas a média no atualmente é essa.


Para que você esteja alinhado às mudanças recentes do cenário mundial, que impactam os negócios virtuais, antes de você ir embora, indicamos que assista ao vídeo abaixo e colete algumas dicas recentes sobre como fazer dropshipping.


E aí conseguiu entender como configurar frete na Shopify?


Sabemos que gerenciar uma loja virtual não é uma tarefa simples, mas a Apps Ecommerce possui algumas opções de aplicativos integrados à Shopify que podem te ajudar, principalmente no que diz respeito às taxas de conversão! Entre eles:


O primeiro te ajuda a recuperar boletos, com ele você pode criar e automatizar o envio de mensagens para seus clientes, seja por e-mail ou SMS.


Já o app de Parcelamento Installments apresenta o valor completo e o valor de cada parcela de um produto, em compras que optem por esse meio de pagamento. Esse recurso torna seus produtos mais acessíveis, aumentando o ticket médio das vendas (já que o cliente pode parcelar) e ainda estimula as vendas no cartão de crédito.


Conheça mais sobre cada um deles clicando nos banners abaixo.



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