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Como criar uma loja virtual na Shopify: os primeiros passos

Atualizado: 15 de set. de 2022

Aprender como criar uma loja virtual na Shopify pode parecer um bicho de sete cabeças, mas na verdade não é. Seguindo algumas dicas você vai perceber que em pouco tempo terá tudo o que precisa para começar suas vendas e poderá ir melhorando sua loja com o passar do tempo.


Neste artigo, vamos apresentar as primeiras etapas de como criar uma loja virtual na Shopify, desde o cadastro até informações sobre os processadores de pagamento. Então anota aí nossas dicas.


Como criar uma loja virtual na Shopify: como cadastrar seu e-commerce?


O primeiro passo para iniciar uma loja na Shopify é se cadastrar na plataforma. Nesse link aqui você consegue 14 dias grátis para testar a Shopify à vontade.


Entretanto, nesse período você não pode vender. Use esse tempo para realizar as configurações necessárias para deixar sua loja pronta para começar as vendas.


  • Acesse o site da Shopify e clique em “Começar”,

  • Preencha todas as informações solicitadas, como e-mail, senha e nome da loja. Esse nome não vai aparecer para ninguém, apenas é um nome para acesso ao painel administrativo,

  • Clique em “Crie sua Loja”,

  • Depois dessa etapa, continue preenchendo os campos solicitados pela plataforma até chegar à área administrativa.


Pronto, o espaço da sua loja já existe dentro da Shopify.


Conheça o dashboard da Shopify


O dashboard, ou painel de controle, é a área administrativa da sua loja. É por ali que você fará todas as edições e integrações necessárias para o funcionamento do e-commerce.


Também é nessa plataforma que você terá acesso aos pedidos dos clientes, quando eles começarem a chegar, bem como contato com os carrinhos abandonados.


Também é nessa área do site poderá:


  • adicionar e excluir produtos,

  • gerenciar clientes,

  • acompanhar resultados da loja por meio do menu de “Análises”,

  • organizar algumas estratégias de marketing,

  • cadastrar promoções,

  • integrar apps da loja Shopify de aplicativos,

  • configurações gerais da loja (muito importante também),

  • isso sem contar na integração de formas de pagamento, gateways de pagamento e frete.


Vale a pena investir alguns minutos navegando por essas opções e menus para conhecer melhor o funcionamento da loja.


Além disso, aproveite para ir até o menu “Configurações” e preencher dados como nome, e-mail de contato da loja, segmento, razão social da empresa, telefone e mais. São informações básicas, mas que podem e devem ser preenchidas.


Ih, falamos sobre razão social e deu um frio na barriga? Então assista ao vídeo abaixo e descubra o que fazer antes de iniciar uma loja virtual.



Configurando o domínio e as formas de pagamento

O domínio do seu site é o endereço que o cliente vai usar para acessá-lo ou que você vai usar em campanhas de marketing e vendas. Estamos falando o tradicional: “www.minhaloja.com.br”.


A Shopify oferece um domínio já dentro do pacote que você escolher para a contratação da ferramenta, entretanto, estamos falando de um domínio que não é personalizado e, para ser honesto, não transmite muito profissionalismo. Isso porque o domínio é: minhaloja.myshopify.com.


Como não é esse tipo de domínio que você deseja, indicamos que acesse nosso artigo, Como adicionar domínio na Shopify? Do registro a integração” e descubra como fazer para ter um domínio no estilo “.com.br” e integrá-lo à sua loja Shopify.


Feito isso, seguimos para a configuração das formas de pagamento da loja. Como você deve imaginar, essa é uma etapa muito importante de todo o processo.


Para fazer o processamento do pagamento você vai precisar de um gateway de pagamento que a Shopify suporta. Esse sistema vai processar e receber o pagamento do cliente e vai transferir esses valores para sua conta cadastrada.


Entre os exemplos de gateway de pagamento está o Mercado Pago, PagSeguro e mais.


Ao escolher o Mercado Pago, por exemplo, faça um cadastro no Mercado Pago. Com essa etapa realizada, volte para sua loja Shopify:


  1. Clique em Configurações

  2. Selecione Pagamentos,

  3. Clique em Provedores de Terceiros,

  4. Pesquisa por Mercado Pago (ou outro de sua preferência) e clique nele,

  5. Desative as opções de pagamento que você não desejar oferecer,

  6. Acesse o link das Credenciais do Mercado Pago (só faça isso com a conta criada e logada do mesmo dispositivo que você está usando para mexer no Shopify),

  7. No Mercado Pago, clique no botão que indica para ativar as credenciais,

  8. Selecione “Credenciais de Produção”

  9. Copie a Client ID que está aparecendo no Mercado Pago e cole no local solicitado dentro da Shopify,

  10. Faça a mesma coisa com o código de Client Secret copiando e colando do Mercado Pago para a Shopify,

  11. Na loja Shopify, clique em “Ativar Mercado Pago” e pronto!


Como citamos acima, existem muitas opções de gateways de pagamento que você pode integrar à Shopify, entretanto, o Mercado Pago se tornou uma marca com muita credibilidade e que pode trazer essa credibilidade para sua empresa.


Lembre-se que seu cliente não conhece, ainda, a sua marca e pode se sentir mais confiante ao usar um meio de pagamento com o qual tem familiaridade e que está associado à segurança.


O mesmo acontece com o Pagseguro, que é outro gateway de confiança e que está disponível na Shopify.


Ainda falando sobre pagamentos e processadores de pagamento, é importante lembrar que gateways de pagamento e checkouts transparentes não são sinônimos. O checkout transparente permite que o cliente não saia da sua loja para nada. Quando você usa apenas um gateway de pagamento o cliente, ao clicar em “Pagar” é direcionado para o gateway de pagamento, que funciona em uma página externa.


Com o checkout transparente todo esse processo é feito dentro da página de pagamento da sua loja, dentro do seu domínio. Entretanto, para isso, você contribui usando o processador de um terceiro, podendo ser o Mercado Pago ou outros.


Leia mais em: Checkout transparente Shopify: quais são suportados?


Para saber como colocar o checkout transparente do Mercado Pago na sua loja, assista ao vídeo abaixo.



Dentro das configurações gerais do Shopify existe a opção de edição de checkout para você editar as informações. Para isso, entretanto, você vai precisar ter um produto cadastrado e um provedor de pagamentos definidor. Com isso é possível personalizar as informações, incluir fotos e mais.


Personalize sua loja online!

A personalização da loja é uma etapa mais criativa do processo de como criar uma loja virtual na Shopify, estamos falando de questões como:


  • definição do template da loja,

  • criação da logomarca,

  • organização da home,

  • definição das páginas de produto,

  • as cores que serão usadas,

  • os menus que serão criados,

  • fotos usadas para ilustrar seu conceito e muito mais.


De maneira geral, o objetivo dessa etapa é deixar a imagem da sua loja pronta para receber os produtos, de maneira que passe confiança e credibilidade para os clientes que acessarem suas páginas.


O primeiro passo começa com a escolha do template. Para te ajudar indicamos o artigo, “5 temas para loja Shopify para colocar no e-commerce”. Confira!


Sobre as demais etapas, indicamos que acesse o vídeo abaixo e aproveite as dicas para personalizar sua loja.



O processo de como criar uma loja virtual na Shopify tem muitas etapas, mas como você viu até aqui, nada é impossível de ser realizado. É só ter paciência e seguir as dicas de especialistas.


Para a etapa de cadastro de produtos, por exemplo, indicamos mais dois textos, que vão te ajudar a fazer isso de forma prática:



Lembre-se também de conhecer os aplicativos da Shopify que vão contribuir para a melhoria da sua loja, entre eles:


Enquanto o primeiro te ajuda a converter boletos que não foram pagos pelos clientes, otimizando seu tempo e ampliando a taxa de vendas, o app Parcelamento-Installments ajuda a gerar confiança no cliente, que sabe qual o valor das parcelas e o total do pedido, tornando o produto mais acessível (uma vez que pode ser parcelado) e aumentando o ticket médio dos clientes.


Ficou interessado? Conheça mais sobre as nossas soluções. Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários. Boas vendas!





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