• Rodrigo Bernardes

7 dicas de empreendedorismo para quem está começando

Atualizado: 14 de jun.

Já pensou em iniciar uma empresa? Não sabe por onde começar? A seguir, listamos algumas dicas de empreendedorismo para quem deseja começar seu próprio negócio.


Atualmente cerca de 18.440.986 empreendimentos estão abertos no Brasil sendo em sua maioria formada por microempreendedores individuais (MEI) e microempresas.


Com a realidade em que o mundo vive, devido à pandemia de Covid-19, muitos trabalhadores se viram desempregados e tiveram a necessidade de migrar dos seus empregos e abrir o seu próprio negócio.


Mas e agora será que essa porção da população está preparada para encarar os desafios em que serão colocados frente a eles, ao comandar sua própria empresa?


Também é importante lembrar que existem pessoas que sempre sonharam ter seu próprio negócio e estão encarando a mesma realidade.


Neste artigo, vamos buscar dar dicas de empreendedorismo para quem está iniciando neste mundo extremamente competitivo e desafiador.


7 dicas de empreendedorismo para iniciantes

Separamos 7 dicas entre as milhares possíveis para novos empreendedores que estão iniciando neste novo mundo de oportunidades e desafios:


  1. Escolha seu segmento

  2. Conte com erros

  3. Estude

  4. Seja inovador

  5. Abuse do Marketing

  6. Valorize sua equipe

  7. Falta de folga é comum


Escolha seu segmento

Abrindo a lista de dicas de empreendimento, escolher um segmento que lhe agrade e que seja prazeroso para você é fundamental para que seu negócio se torne um empreendimento de sucesso.


Escolha com calma o nicho em que pretende atuar. A partir disso estude o mercado em que você está entrando.


Conte com erros

Erros fazem parte de qualquer negócio de sucesso. Contar com eles e estar preparado para contornar a situação rapidamente, faz toda a diferença para quem está começando um negócio.


O mais importante é entender o erro, manter a tranquilidade para resolvê-lo e tirar lições importantes para que as falhas não se repitam.


Só assim sua empresa vai começar a caminhar em direção ao sucesso.


Estude

Buscar conhecimento nunca é demais. Fique sempre atento ao mercado, estude e se aprofunde no assunto com o qual trabalha.


Ficar atento ao mercado atual do Brasil pode fazer toda a diferença para fazer investimentos no momento e no setor certo.


Estar atento às novidades e ao que está acontecendo no cenário em geral também vai fazer toda a diferença quando estamos falando em negócios de sucesso.


Seja inovador

Será que criar mais um negócio como vários outros que já existem vai chamar a atenção do público?


Qual o seu diferencial em relação às outras lojas ou marcas? O que você entrega de diferente?


Pensar nessas respostas vai fazer total diferença no seu negócio. Seja diferente dos demais.


Foque no Marketing

Agora que seu negócio tem um diferencial e você sabe quem quer atingir, chegou a hora de mostrar sua solução para o público.


Abuse de estratégias de marketing, afinal, você precisa fazer com que seu negócio seja conhecido e que crie curiosidade nas pessoas.


Existem várias estratégias de marketing, sejam elas digitais ou não, que podem ser realizadas sem um alto investimento. Alguns dos modelos de marketing são:


  • marketing de indicação, onde o seu cliente atual vai servir como propaganda para novos clientes;

  • marketing de relacionamento; onde a marca busca fidelizar o seu cliente, utilizando diversas estratégias como, por exemplo, cartões de fidelidade;

  • inbound marketing; onde a marca busca atrair novos clientes que costumam já se interessar por esse determinado nicho de produto;

  • outbound; onde a marca, ao contrário do inbound, vai atrás do cliente ativamente.


Valorize sua equipe

Ninguém alcança o sucesso sozinho, não é mesmo? Então valorize quem está ao seu lado, sejam familiares, amigos ou funcionários.


Lidere sua equipe ao sucesso e garanta que todos se sintam importantes e parte da empresa.


Só assim você poderá alcançar a excelência no trabalho e na prestação de serviço que você oferece.


Falta de folga é comum

A última das dicas de empreendimento e uma das mais importantes que um empreendedor deve fazer ao abrir um negócio é investir o seu tempo.


O bem mais precioso que temos é o tempo. Quanto tempo você está disposto a investir no seu negócio?


A resposta deve ser o tempo necessário para transformá-lo em um case de sucesso.


Seja estudando o mercado ou colocando a mão na massa, o tempo é o maior bem do empreendedor.


Aquela ideia de sair do trabalho às 18h e só pensar nele no dia seguinte às 8h acabou. O empreendedor de sucesso vive e pensa o tempo inteiro no seu negócio.


Desafios comuns que novos empreendedores costumam passar

Depois de falarmos sobre algumas dicas de empreendedorismo que vão ajudar novos empreendedores, chegou a hora de falarmos sobre alguns desafios comuns do setor:


  • alta carga tributária

  • falta de crédito

  • concorrência alta

  • realizar a gestão empresarial

  • lidar com fornecedores


Essas são algumas das dificuldades que o jovem empreendedor vai passar ao resolver cair de cabeça neste mundo, mas seguindo as dicas dadas neste artigo acreditamos que sua empresa será um sucesso.


Iniciar um negócio online não é tão fácil quanto algumas pessoas pensam e se você já está a algum tempo pesquisando sobre o tema, sabe do que estamos falando.


Entretanto, existem algumas ferramentas e aplicativo s que podem tornar mais fácil o seu trabalho, entre elas:


  • Boleto Recovery, te ajuda a recuperar boletos que não foram pagos pelos clientes, otimizando seu tempo e ampliando a taxa de vendas

  • Parcelamento - Installments, ajuda a gerar confiança no cliente, que sabe qual o valor das parcelas e o total do pedido, tornando o produto mais acessível (uma vez que pode ser parcelado) e aumentando o ticket médio dos clientes.

Ficou interessado? Conheça mais sobre as nossas soluções. Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários. Boas vendas!



10 visualizações0 comentário