• Rodrigo Bernardes

5 ótimos exemplos de copywriting para inspirar suas campanhas

Atualizado: 14 de jun.

O marketing e as vendas online estão em constante crescimento, entretanto, em meio a um mercado tão competitivo não é uma tarefa fácil atrair os clientes, por isso é preciso usar algumas técnicas para tornar seus conteúdos e suas campanhas mais atrativas. Conheça neste artigo alguns ótimo exemplos de copywriting para se inspirar.


O que é copywriting?

Para conseguir utilizar os exemplos de copywriting que traremos a seguir, primeiro é preciso entender do que se trata esse conceito. Essa palavra é bem parecida com outras duas: copyright e copywriter, mas não confunda.


Copyright é um termo relacionado a direitos autorais, já o copywriter é o profissional que produz conteúdo escrito para atrair o cliente até a conversão.


Por outro lado, o copywriting se traduz como uma forma de “escrever palavras para vender produtos”. O conceito como conhecemos é recente, mas essa técnica já era usada em jornais no século XVII para atrair leitores e fidelizá-los.


Com o advento da internet essa técnica se estabelece com muita força em muitas estratégias de Inbound Marketing e de Marketing de Conteúdo.


Leia também: 5 melhores estratégias de marketing para sua loja de dropshipping


Em resumo, o copywriting é um conjunto de técnicas de vendas e marketing para e-commerce, utilizadas para atrair e reter a atenção do usuário de modo que ele fique interessado até o final do conteúdo.


Essas técnicas buscam conduzir o leitor de forma que ele queira saber mais sobre o assunto e clique no CTA (call to action), a chamada para ação, avançando na jornada de compra.


Por que usar copywriting?

De modo geral, o copywriting funciona para estreitar laços entre sua marca e seu público através de um conteúdo de qualidade, diferenciado, inovador e pertinente àquele público-alvo.


Quando você usa técnicas de copywriting está melhorando o relacionamento entre sua empresa e seu público e, assim, passa a facilitar a conversão.


Por isso, a grande importância do copywriting é fazer com que as pessoas desejem e confiem na sua marca e se relacionem com ela.


Conheça 5 exemplos de copywriting para se inspirar

Agora que você já entendeu um pouco melhor sobre o conceito e qual a importância do copywriting para o seu negócio, vamos trazer alguns cases de sucesso de marcas que sabem explorar bem essa técnica. Veja alguns bons exemplos de copywriting:


1. Netflix

2. Nubank

3. Rolex

4. Apple

5. Airbnb


1. Netflix

Abrindo nossa lista de exemplos de copywriting temos uma das marcas mais queridinhas atualmente. A empresa adota uma persona dentro das redes sociais e interage com os seguidores da empresa nas redes sociais de maneira bem humorada.


Além disso, em suas campanhas a empresa aposta em abordagens simples e diretas, sempre deixando claro que o poder de assistir filmes, séries, desenhos e documentários quando e onde quiser é do consumidor, que pode cancelar quando quiser.


A empresa usa bem gatilhos como autoridade, ao se colocar como referência, também aprovação social ao interagir com seu público. Usa muito bem storytelling para se comunicar de maneira assertiva com seu público.


2. Nubank

Outra marca que aposta em abordagens mais descontraídas com seus clientes nas redes sociais, o Nubank foi criado justamente para ser uma solução menos burocrática de banco e passou a ter uma relação bem menos séria e sisuda que era comum em instituições bancárias.


A empresa usa a técnica de persuasão através do gatilho de prova social, basta ver alguma publicação do banco que rapidamente aparecem várias pessoas interagindo, esse tipo de engajamento dá uma segurança maior para quem está cogitando mudar de banco.


3. Rolex

Um exemplo de copywriting voltada a produtos de luxo, o Rolex sempre se posicionou no mercado como uma marca muito cobiçada e que era sinônimo de sucesso para quem tinha um relógio de sua marca.


Por ser uma marca de renome, ela aposta em destacar os atributos de alta qualidade dos seus produtos, o que gera autoridade para a marca. Além disso, a aprovação social também é um gatilho que reforça o posicionamento da marca.


4. Apple

Mesmo antes de se tornar uma autoridade no ramo, a Apple sempre apostou em se vender como uma solução completa, por isso, é comum que suas propagandas batam nos pontos fortes que um único aparelho da marca pode trazer ao consumidor.


A empresa acreditou nos seus produtos e a qualidade dos mesmo gerou um forte marketing de boca a boca, uma dica interessante, às vezes é preciso esperar que a qualidade dos seus produto fale por si e em pouco tempo um grupo de consumidores passe adiante a mensagem.


5. Airbnb

Voltada para locação ou aluguel de casas, apartamentos e quartos temporários, o Airbnb utiliza diversas técnicas de copywriting para atrair novos consumidores. O ponto a se destacar é o bom emprego do storytelling em suas publicações.


A empresa usa os milhares de locais maravilhosos que clientes alugam para reforçar o peso da experiência que o consumidor pode ter usando o aplicativo. Não é necessário uma promoção direta e nem mesmo um CTA, a empresa fala por si.


É um bom exemplo de que muitas vezes seu próprio produto pode ser explorado de maneira a destacar aspectos impressionantes que vão impressionar quem está passando por uma publicação, campanha ou blog post.


E aí, se inspirou com esses exemplos de copywriting? Aproveite e confira nosso artigo com 5 exemplos de lojas de dropshipping para se inspirar na hora de criar a sua.

Lembre-se de, além de escolher os fornecedores, cuidar da montagem ideal da sua loja. Para isso, conte com o apoio de aplicativos que contribuem para as taxas de venda, entre eles:


  • Boleto Recovery, te ajuda a recuperar boletos que não foram pagos pelos clientes, otimizando seu tempo e ampliando a taxa de vendas

  • Parcelamento - Installments, ajuda a gerar confiança no cliente, que sabe qual o valor das parcelas e o total do pedido, tornando o produto mais acessível (uma vez que pode ser parcelado) e aumentando o ticket médio dos clientes.

Ficou interessado? Conheça mais sobre as nossas soluções. Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários. Boas vendas!



44 visualizações0 comentário