top of page
  • Foto do escritorRodrigo Bernardes

Fornecedor de dropshipping no Brasil: Como encontrar opções confiáveis?

Atualizado: 15 de ago. de 2022

Quem trabalha com dropshipping sabe que um fornecedor de qualidade é meio caminho andado para o sucesso de uma loja. Muitos, no entanto, não conhecem as soluções de fornecedores nacionais, por isso, neste artigo, vamos trazer dicas de como encontrar um bom fornecedor de dropshipping no Brasil.


Como saber se um fornecedor de dropshipping no Brasil é confiável?

Quando se trabalha com dropshipping uma das grandes vantagens é vender sem se preocupar com o processo de fabricação do produto, estoque e entrega.


Entretanto, nem tudo é perfeito. Se por um lado é possível ganhar dinheiro intermediando uma venda, por outro fica difícil ter certeza que o produto vai chegar até o cliente dentro do prazo e com qualidade.


No entanto, existem alguns cuidados e dicas para minimizar esses riscos antes de escolher um fornecedor de dropshipping no Brasil. Veja abaixo.


Pesquise a reputação

Essa é uma dica que vale para qualquer tipo de compra: a reputação dos fornecedores é um ótimo indicativo da qualidade de um fornecedor. Busque sites como o Reclame Aqui e veja o que dizem outros clientes sobre o serviço da empresa.


Busque também participar de grupos no Facebook, Whatsapp e Telegram com outros empreendedores que trabalham com dropshipping para trocar informações e experiências, desta forma as chances de escolher um fornecedor ruim diminui bastante.


Teste o produto antes de colocar na sua loja

A melhor forma de saber como será a experiência do seu cliente é se colocar no lugar dele. Por isso, antes de adicionar qualquer produto ao seu site, compre o item para você mesmo. Desta forma é possível avaliar qualidade e prazo de entrega.


Além disso, essa proximidade com os produtos irão te auxiliar na hora de fazer descrições mais fiéis e montar uma página de produto com mais qualidade.



Compare preços

Outro ponto fundamental para qualquer negócio é comparar os preços entre as opções de fornecedor de dropshipping do Brasil.


Não se trata de ir direto no fornecedor mais barato, vale a pena testar produtos dentro da sua margem de lucro para ver qual é melhor.


É preciso pesar o custo-benefício total da operação, muitas vezes um produto mais barato vai ter uma margem de lucro maior, mas a qualidade inferior ou um prazo muito grande vai significar poucas vendas.


Conheça a política de troca

Outro ponto fundamental é saber de cor a política de trocas e devoluções da empresa. Isso porque, apesar do cliente comprar diretamente do seu fornecedor ele continua sendo seu cliente, portanto é a você quem ele irá recorrer nesses casos.


Se o seu fornecedor tem um atendimento ruim, demora demais no processo de troca ou tem muitas barreiras para devolver e trocar um pedido, isso pode te gerar prejuízos, por isso, vale a pena testar esse processo também e sentir na pele o que você terá de lidar.



Vale a pena apostar em um fornecedor de dropshipping brasileiro?

Agora que você já sabe os cuidados a serem tomados antes de decidir por um fornecedor de dropshipping brasileiro, talvez esteja pensando em testar algumas opções no mercado. Separamos alguns prós e contras de trabalhar com esse tipo de fornecedor para que você bote na balança antes de começar.


Vantagens

Se você está acostumado a trabalhar com fornecedores chineses, europeus e norte-americanos percebe que, no geral, produtos tem preço bem menor e uma variedade grande, no entanto, existem alguns pontos onde os fornecedores brasileiros saem na frente


  • Frete mais rápido: quando se importa produtos, independente do país de origem, sempre os prazos de entregas serão maiores do que opções que estão no mesmo país;

  • Facilidade para trocas e devoluções: Se um produto importado já demora para chegar, imagine para trocá-lo? Um fornecedor no mesmo país facilita esse tipo de operação, seja pela língua ser a mesma, a logística mais simples, mesmo horário comercial e etc;

  • Real como referência: quando se trata de um fornecedor local, a moeda será sempre o real, com fornecedores estrangeiros a moeda de referência costuma ser o dólar, logo cada variação da moeda irá alterar seus preços e margem de lucro.


Caso queira entender melhor as diferenças fundamentais entre dropshipping nacional e internacional, assista o vídeo abaixo que resume bem a questão:



Desvantagens


  • menor variedade: a modalidade ainda é bem recente no Brasil, por isso, os fornecedores de dropshipping nacional tem um catálogo ainda menor e, nesse ponto, não tem como competir com grandes conglomerados quando o assunto é variedade.

  • margem de lucro reduzida: mesmo tendo o real como referência, os fornecedores brasileiros não tem como competir com os preços de produtos importados, por isso a margem de lucro de trabalhar com eles pode acabar sendo menor.


E aí, já sabe como encontrar um fornecedor de dropshipping no Brasil confiável? Aproveite e confira nosso artigo com 6 fornecedores de dropshipping nacional para o seu e-commerce e comece a testar alguns deles.

Lembre-se de, além de escolher os fornecedores, cuidar da montagem ideal da sua loja. Para isso, conte com o apoio de aplicativos que contribuem para as taxas de venda, entre eles:


  • Boleto Recovery, te ajuda a recuperar boletos que não foram pagos pelos clientes, otimizando seu tempo e ampliando a taxa de vendas

  • Parcelamento - Installments, ajuda a gerar confiança no cliente, que sabe qual o valor das parcelas e o total do pedido, tornando o produto mais acessível (uma vez que pode ser parcelado) e aumentando o ticket médio dos clientes.

Ficou interessado? Conheça mais sobre as nossas soluções. Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários. Boas vendas!



2.290 visualizações0 comentário
bottom of page