top of page
  • Foto do escritorRodrigo Bernardes

Shopify e Mercado Pago: como funciona essa parceria na prática?

Atualizado: 15 de set. de 2022

A plataforma de e-commerce da Shopify tem parceria com a solução de pagamentos do Mercado Livre e essa dupla tem tudo para facilitar os processos de pagamentos no seu e-commerce. Entenda, a seguir, como funciona a integração entre Shopify e Mercado Pago, como trabalhar em conjunto e quais as vantagens dessa dobradinha.


O que é Mercado Pago?

Criada em 2004, o Mercado Pago é um meio de pagamentos desenvolvido pelo Mercado Livre, mas que pode ser integrado a outras lojas, para a compra e venda de produtos fora do maior marketplace da América Latina.


Na prática, o Mercado Pago na Shopify é um gateway de pagamento utilizado para processar toda compra feita dentro de uma loja. Por meio dele é possível fazer a transação do pagamento envolvendo a empresa que está vendendo o produto e o banco ou bandeira de cartão usado para realizar o pagamento.


Além disso, o Mercado Pago possui outras funcionalidades como:


  • Carteira Digital: o lojista pode optar por receber os pagamentos diretamente na carteira digital do Mercado Pago ao invés de uma conta. Além de receber mais rápido, você evita taxas;

  • Checkout: como toda boa solução de pagamento, o Mercado Pago possui o seu checkout que pode ser personalizado e permite a compra com poucos cliques;

  • Link de pagamento: se você não trabalha com ecommerce e quer vender via SMS, Instagram ou WhatsApp, é possível gerar um código com o valor a ser pago para que o cliente escolha entre as formas de pagamento do Mercado Pago;

  • Pagamento em QRcode ou maquininha: se você também possui um negócio físico e quer receber pelo Mercado Pago, a marca tem sua própria maquininha e ainda gera um QRcode para pagamentos via Pix.


Se você está lendo esse post mas ainda não criou sua loja online na Shopify, nesse link aqui você consegue 14 dias grátis para testar a plataforma à vontade.


Leia também: Checkout transparente do Mercado Pago na Shopify: como funciona, instalação e vantagens


É possível integrar o Mercado Pago no Shopify? Passo a passo

Para integrar Mercado Pago e Shopify existem basicamente dois caminhos que vão depender da opção que você quer oferecer aos seus clientes. São elas:


  • Checkout Transparente: permite que seu cliente faça o pagamento sem sair do seu site, para isso é necessário baixar e integrar o app disponível na loja de aplicativos da Shopify;

  • Checkout redirect Mercado Pago: nesta opção você não precisará instalar nenhum app, mas seus clientes serão redirecionados ao site do Mercado Pago onde precisarão se cadastrar para realizar o pagamento.


Em ambos os casos não existe nenhum custo, uma vez que o Mercado Pago e Shopify são parceiros. Para instalar e integrar o app no seu e-commerce basta seguir os passos:


1. Com sua conta logada na Shopify, busque o Checkout Transparente do Mercado Pago na loja de aplicativos;

2. Clique em adicionar app;

3. Vá para a secção de aplicativos no painel de administração do seu ecommerce;

5. Dentro do app busque as credenciais Public Key e Access Token e cole nos campos de produção e testes que irão aparecer durante a etapa de configuração;

6. Ative a conta para ir para produção se habilitar para receber pagamentos nas suas vendas pelo Mercado Pago.


Após essas etapas, a sua loja estará habilitada para receber pagamentos via Mercado Pago. No entanto, é preciso configurar quais as formas de pagamento você irá oferecer aos seus clientes. Veja como fazer:


1. Volte até o painel de administração da sua loja na Shopify e clique na secção paymentes e depois na opção Settings;

2. Busque o campo Third-party providers e procure a opção Mercado Pago;

3. Após clicar você irá copiar as credenciais Client ID e Client Secret para colá-las nos campos correspondentes;

4. Depois você adiciona todos as formas de pagamento que deseja oferecer aos seus clientes;

5. Coloque primeiro no modo Test para conferir se o funcionamento está de acordo antes de colocar no ar;

6. Clique em salvar alterações e, se tudo estiver certo, volte e desative o módulo de testes para receber pagamentos reais.



Vale a pena integrar o Mercado no Shopify? Principais vantagens

Agora que você já sabe como funciona e como integrar Shopify e Mercado Pago, vamos trazer quais os principais benefícios que essa parceria pode trazer dentro do seu negócio.

Compras em uma única etapa

Através do checkout transparente do Mercado Pago, seu cliente poderá finalizar a compra sem precisar sair da página do produto e sem preencher cadastros enormes.


Tudo é feito em poucas etapas o que diminui a sua taxa de abandono de carrinho.

Opções variadas de pagamento

Através dessa integração, você poderá oferecer o pagamento à vista ou parcelado para praticamente todas as bandeiras de cartão, além de pagamento via boleto bancário e pela carteira digital do Mercado Pago.


Algumas outras formas de pagamento como PIX e pagamentos com dois cartões de crédito devem ser adicionadas em breve.



Melhor experiência mobile

O Mercado Pago faz com que os pagamentos feitos via dispositivos móveis sejam responsivos, de modo que se adaptem ao mobile e torne a experiência bem simples.


Esse tipo de tecnologia auxilia no aumento da sua taxa de conversão, afinal, 92% dos brasileiros já compram pelo celular com regularidade.


E aí conseguiu entender como funciona o Mercado Pago no Shopify? Pronto para integrá-lo ao seu e-commerce?


Sabemos que começar um negócio online pode ser desafiador, entretanto, existem algumas ferramentas e aplicativos que podem tornar mais fácil o seu trabalho, entre elas:


  • Boleto Recovery, te ajuda a recuperar boletos que não foram pagos pelos clientes, otimizando seu tempo e ampliando a taxa de vendas

  • Parcelamento - Installments, ajuda a gerar confiança no cliente, que sabe qual o valor das parcelas e o total do pedido, tornando o produto mais acessível (uma vez que pode ser parcelado) e aumentando o ticket médio dos clientes.

Ficou interessado? Conheça mais sobre as nossas soluções. Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários. Boas vendas!



277 visualizações0 comentário
bottom of page