top of page
  • amanda2829

Shopify para vender cursos: Veja como aplicar no seu e-commerce!

Atualizado: 15 de set. de 2022

Quando você pensa em abrir uma um negócio digital geralmente você pensa em um e-commerce tradicional vendendo apenas produtos certo? No entanto, é possível utilizar essa plataforma para outros tipos de vendas, leia este artigo até o final e veja como e porque usar a Shopify para vender cursos!


Com o crescimento dos meios de comunicação e a popularização da internet (isso sem contar na pandemia que fechou escolas e cursos presenciais), já virou rotina para muita gente estudar sem sair de casa através de cursos online.


Segundo dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) de 2020, nos últimos 10 anos (de 2009 a 2019) o Brasil aumentou em quase 5 vezes o número de alunos que ingressaram no ensino à distância só na modalidade de Ensino Superior.


Isso significa, na prática, um salto de 387% enquanto a modalidade presencial apresentou um crescimento modesto de menos de 18% no mesmo período.


Com isso, a modalidade EAD (Educação a distância) saiu de 330 mil estudantes para mais de 1 milhão e meio e apenas uma década.


Com os serviços de internet mais consolidados a tendência é que esse número siga crescendo cada vez mais rápido, por isso, apostar na Shopify para vender cursos pode ser uma excelente oportunidade de negócios!


Como usar a Shopify para vender cursos?


Agora que você viu essas estatísticas já sabe porque é interessante usar a Shopify para vender cursos online, mas além de ter uma boa procura existem outras vantagens de se trabalhar com esse tipo de negócio.


A propósito, se você está lendo esse artigo para saber mais sobre o assunto, mas ainda não criou sua loja online na Shopify, nesse link aqui você consegue 14 dias grátis para testar a plataforma à vontade.


Por se tratar de um serviço 100% virtual (na maioria dos casos) você não precisa necessariamente de uma sede e nem mesmo fabricar materiais didáticos impressos que também são virtuais, portanto o custo ficará apenas para criar e não para imprimir e distribuir esses materiais de apoio.


No entanto, para vender cursos não basta criá-los. Em uma pesquisa rápida no Google você encontra uma infinidade de opções de cursos e preços, por isso é preciso se planejar antes de pôr seu site no ar e começar a ter sucesso de vendas.


Defina um nicho

Antes de tudo é preciso que você defina um nicho de mercado antes de sair usando a Shopify para vender cursos.


Caso você não seja criador dos cursos é necessário estudar sobre quais áreas e conteúdos valem a pena explorar.


Ao definir um nicho que seja interessante do ponto de vista de demanda e custo-benefício, você terá que procurar quem produz esse tipo de conteúdo.


Se for um autônomo fica mais fácil de negociar, no entanto você perde um pouco por não ter selos de autoridade como: reconhecimento pelo MEC, por exemplo.


Em contrapartida, vender cursos já totalmente prontos por outras marcas vai te deixar refém das regras da instituição e diminuir sua margem de lucro com aquele curso. Faça uma pesquisa de mercado para encontrar boas oportunidades.


Escolha quais as modalidades de curso vai vender

Depois de definir os nichos, temas e o mercado que você vai explorar (é aconselhável não englobar temas muitos distintos para não dispersar demais o seu público) você terá que definir qual o nível de instrução daquele conteúdo: curso livre, nível técnico, superior e etc…


Cada um deles vai variar de acordo com a quantidade de horas que o curso terá e o nível de complexidade dele.


Para vender cursos de nível técnico para cima você precisará cumprir algumas normas, a não ser que seu site revenda os cursos, nesse caso certifique-se de que a instituição da qual você revende está com tudo em dia.


Invista na produção do curso

Se você for produzir um curso do zero, e não revender um curso, tenha atenção especial à qualidade do conteúdo.


As pessoas prezam pelo visual, portanto invista em um design bem feito para os ebooks e materiais didáticos e na produção das vídeo-aulas.


Sempre que possível invista em aulas ao vivo. Elas funcionam como um bônus importante para convencer o cliente a fazer a compra.


Com o uso cada vez mais frequente das vídeo-chamadas é possível fazer uma ligação com várias pessoas ao mesmo tempo, o que facilita a interação com os professores e outros alunos.


Use o marketing para atrair alunos

Para conseguir ter sucesso usando a Shopify para vender cursos é preciso saber promover sua marca e os cursos disponíveis na sua loja.


No começo é interessante se atrelar a grandes nomes se possível para ganhar uma chancela de credibilidade.


Se você vai produzir ou revender um curso de arbitragem, por exemplo, o ideal é que envolva nomes conhecidos para que o marketing possa utilizar essas figuras de autoridade como formas de atrair os possíveis compradores.


Marketing de Afiliados: ganhe revendendo cursos

Outra opção para usar a Shopify para vender cursos que tem crescido bastante é a de Marketing de Afiliados.


Basicamente, o afiliado tem um link próprio para vender um produto ou serviço de um terceiro, toda venda feita por aquele link ele ganha uma porcentagem que varia de acordo com a empresa.


Leia também: Dropshipping ou marketing de afiliados: qual vale mais a pena?


Existem algumas escolas e autônomos que disponibilizam links para afiliados para aumentar suas vendas, e esse tipo de estratégia pode ser usada para e-commerce. Basta você se afiliar a grandes instituições ligadas ao ensino para ter um número considerável de links a ponto de criar uma loja só para isso.


E aí entendeu como usar a Shopify para vender cursos? Já sabe por onde começar sua estratégia de vendas?


Lembre-se de garantir otimização para sua área de pagamento, investindo em aplicativos como:


O primeiro te ajuda a recuperar boletos, com ele você pode criar e automatizar o envio de mensagens para potenciais alunos, seja por e-mail ou SMS.



Já o app de Parcelamento Installments apresenta o valor completo e o valor de cada parcela de um produto, em compras que optem por esse meio de pagamento. Esse recurso torna seus produtos mais acessíveis, aumentando o ticket médio das vendas (já que o cliente pode parcelar) e ainda estimula as vendas no cartão de crédito, garantindo a conversão de mais alunos.




254 visualizações0 comentário
bottom of page