Empreender é um sonho para muita gente. E, com as facilidades que a era digital trouxe, este desejo tem se tornado cada vez mais acessível, por meio do varejo online. Com a Pandemia, a digitalização dos negócios virou mais do que uma tendência, mas uma necessidade. E, a partir de então, o interesse por começar a vender na web aumentou.
Segundo dados da empresa Neotrust, somente o e-commerce brasileiro registrou um faturamento de R$ 161 bilhões em 2021, o que representa uma alta de 27% com relação ao ano de 2020. E, se você também tem vontade de aproveitar este universo de possibilidades ou busca alternativas para ampliar seus negócios digitais, este texto é para você.
Você vai entender melhor o que é o varejo online e por que vale a pena investir neste modelo de negócio, além de conhecer as opções disponíveis para começar neste mercado.
Varejo online: entenda o que é e quais as principais vantagens
Como dissemos no início, o varejo online é a comercialização de produtos ou serviços pela internet, sem a necessidade de intermediários e com foco no consumidor final. É um modelo de negócios que atrai a atenção de empreendedores especialmente pela viabilidade. Ao contrário de uma loja física, é possível começar a vender pela internet gastando muito pouco.
Portanto, entre as principais vantagens do varejo online, vale destacar:
Redução de custos: além de não ter a necessidade de um espaço físico, o varejo online também possibilita a redução de custos em outras frentes. Por exemplo: o marketing pode ser feito de forma digital, explorando anúncios em redes sociais e via busca orgânica. Tudo isso com certeza sai mais barato do que anúncios convencionais em jornais, rádios ou canais de televisão.
Alcance: um negócio digital não tem limitações geográficas. Ao contrário de uma loja física, o cliente tem acesso à marca de onde estiver, por meio de poucos cliques. Além disso, não há hora para encerramento do expediente. O cliente pode efetuar a compra a qualquer tempo de qualquer lugar.
Personalização: ao contrário de uma loja física convencional, onde os produtos ou serviços são iguais para todo o tipo de público que entrar, pelo varejo online é possível customizar a experiência do cliente. Seja por meio das informações digitais, seja escolhendo um nicho específico do mercado, o empreendedor consegue ter uma conexão mais próxima com a clientela que deseja alcançar e pode até mesmo criar cupons e ofertas especiais, dependendo do padrão de navegação do usuário.
Tipos de varejo online para investir
Se você quer entrar para o mundo dos negócios digitais, mas não sabe qual caminho escolher, podemos te ajudar. A web dá opções interessantes de varejo online. Cada uma delas tem especificações e exigências diferentes e, portanto, você pode avaliar qual alternativa melhor se adequa aos seus recursos do momento.
Falaremos abaixo sobre quatro formas de aproveitar o varejo online.
1. E-commerce
A primeira e mais tradicional é o e-commerce, ou comércio eletrônico, que consiste em vender produtos por meio de uma loja virtual. Apesar de demandar menor investimento para implementação do que uma loja física, vale lembrar que é necessário investir em inovação e assegurar pontos essenciais, como facilidade de pagamento e navegação intuitiva.
Outro ponto relevante é a logística e entrega destes produtos. A agilidade na entrega tem sido um ponto cada vez mais crucial para os consumidores.
2. Venda de infoprodutos - Marketing de afiliados
Outra alternativa para o varejo online são os chamados infoprodutos, que se tornaram muito populares. São ebooks, cursos online, planilhas e consultorias vendidas pela internet. É possível disponibilizar estes itens para venda ou ainda se tornar um revendedor, também conhecido como afiliado.
Recomendamos também a leitura do artigo: “Dropshipping ou marketing de afiliados: qual vale mais a pena?”.
3. Marketplace
Também dá para entrar para o varejo online sem precisar fazer um grande investimento em estrutura para sua loja digital.
Isto é possível porque grandes empresas como Americanas, Amazon e Netshoes oferecem o espaço online para vários lojistas. Em troca, elas recebem comissão pelas vendas.
A desvantagem é que, neste ambiente, a concorrência será grande e nem sempre haverá espaço para personalização. Portanto, é necessário reforçar a divulgação para fazer com que seu marketplace se destaque para os clientes.
4. Dropshipping
Já o dropshipping é uma modalidade de logística do e-commerce que tem crescido cada vez mais. Muita gente, inclusive, se pergunta se o dropshipping dá dinheiro.
A diferença deste modelo de negócios do varejo online para um e-commerce convencional é que, com o dropshipping, a loja não precisa ter estoque dos produtos que vende. Basicamente, o lojista encaminha o pedido para o fornecedor que, por sua vez, será responsável por separar e encaminhar a compra para o consumidor.
Ou seja, o diferencial é que o empreendedor economiza com os custos e operações de processos logísticos, como armazenamento e envio. Por outro lado, é necessário redobrar o cuidado ao selecionar fornecedores confiáveis, tendo em vista que o pós-venda é de responsabilidade da própria loja.
Para saber mais detalhes sobre esta modalidade, recomendamos o vídeo abaixo.
Varejo online: cuidados para garantir resultados
Embora muita gente recorra ao varejo online por se tratar de um modelo de negócios mais simples do que implementar uma empresa física, é necessário ter consciência de que este empreendimento também demanda cuidados.
Assim como em qualquer outro negócio, é importante fazer um bom planejamento, conhecer seu público-alvo e investir em atendimento ao cliente, bem como em logística e inovação.
Em um ambiente tão ágil quanto a internet, os consumidores estão cada vez mais exigentes e possuem acesso a um universo amplo de possibilidades. Portanto, não pense que é simples chamar a atenção do usuário, pelo contrário: você também irá precisar de estratégias para fazer sua loja vender cada vez mais.
Entre essas ações, está o investimento em marketing digital, por exemplo, e em facilidades de pagamento.
No varejo online, dotar ferramentas e aplicativos que facilitem o seu trabalho e ofereçam uma experiência ainda melhor para o seu cliente é um diferencial para alcançar melhores resultados. Por isso, podemos recomendar soluções como:
Boleto Recovery, te ajuda a recuperar boletos que não foram pagos pelos clientes, otimizando seu tempo e ampliando a taxa de vendas
Parcelamento - Installments, ajuda a gerar confiança no cliente, que sabe qual o valor das parcelas e o total do pedido, tornando o produto mais acessível (uma vez que pode ser parcelado) e aumentando o ticket médio dos clientes.
Ficou interessado? Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários. Boas vendas!
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