• Rodrigo Bernardes

Como configurar o frete na Shopify: o que você precisa saber

Atualizado: Ago 25

Uma das etapas que mais causam dúvidas para quem está aprendendo como criar uma loja virtual na Shopify é sobre como configurar o frete na Shopify.


Neste artigo fizemos um guia que vai te ajudar a:


  • como configurar o frete na Shopify,

  • escolher um aplicativo de frete,

  • escolher o tipo de taxa de frete ideal.

Confira!


Como configurar o frete na Shopify?

Para configurar um frete na Shopify será necessário fazer login na plataforma e seguir os passos, abaixo:

  1. Acesse o admin da Shopify,

  2. Vá em “Configurações”,

  3. Selecione a opção “Frete e entrega”,

  4. Clique em “Gerenciar taxas”,

  5. Ao lado da zona à qual deseja adicionar uma taxa, clique em “Adicionar taxa”,

  6. Digite o nome e o valor para a taxa,

  7. É possível que você adicione condições por peso do produto e pedido, ou baseadas no preço da compra do cliente, por exemplo, compras até R$99, frete de R$20, compras a partir de R$99, frete por R$10 1.

  8. Clique em “Adicionar condições”,

  9. Clique em “Concluído” e, em seguida, em “Salvar”.

Seguindo o passo a passo acima, você pode cadastrar diversas opções de fretes, que devem respeitar a uma série de condições, que também são definidas por você.

No checkout, o sistema identifica automaticamente a quais condições o consumidor atende e oferece a ele a taxa mais adequada.

Como você viu, é possível configurar preços e frete peso e preço do pedido do cliente Também é possível definir tarifas de entrega gratuitas.

Aplicativos para integração com transportadoras e Correios

Se você já tem uma loja Shopify sabe que um dos grandes diferenciais da plataforma é a loja de aplicativos que o sistema oferece.


Entre os melhores apps para Shopify estão o app dos Correios e de outras formas de transporte, como as transportadoras privadas.


App de Correios


O app dos Correios da Shopify é bastante simples e por isso é uma das formas de como configurar frete na Shopify mais procuradas do mercado, sendo uma das principais opções para micro e pequenos empreendedores.

O aplicativo habilita o cálculo automático de frete no momento do checkout, com base nas taxas e nos prazos dos Correios.

O sistema oferece uma base completa de dados para os usuários calcularem o frete de cada compra, em poucos segundos. Considerando o peso e o local de entrega, a partir do remetente.

O app dos Correios permite que você ofereça diferentes tipos de frete entre eles:

O aplicativo também oferece a possibilidade de uso de frete de transportadoras como Jadlog e Total Express.


App Mandaê


O app Mandaê é uma alternativa ao aplicativo dos Correios e também é uma das formas de configurar frete no Shopify.

O sistema te ajuda a selecionar a melhor transportadora de acordo com:

  • análises de SLA,

  • preço,

  • prazo,

  • modalidade de envio,

  • região.

Ao contratar a Mandaê a plataforma é responsável por coletar os pedidos na sua empresa e encaminhar para a melhor opção de frete disponível. Por meio do aplicativo ainda é possível:

  • exibir o cálculo de frete automático,

  • cadastrar ou importar via planilha as dimensões dos produtos e SKUs,

  • criar regras de dimensão por categoria de produto,

  • adicionar a nota fiscal e enviar a solicitação de coleta,

  • receber atualizações de rastreio automaticamente.

Leia também: Apps de Rastreio do Shopify: 3 opções para seu e-commerce

Transportadoras locais


Para configurar taxas de frete de transportadoras locais em sua loja virtual, é necessário selecionar e baixar um app de logística em nossa AppStore, entre eles:



Esses apps funcionam como uma integração entre o lojista e o meio de transporte escolhido que pode ser:

  • Correios,

  • uma transportadora privada,

  • motoboy.

Tipos de taxas de frete

Além de conhecer os aplicativos que vão te ajudar no processo de como configurar frete na Shopify, também é importante que você entenda os tipos de cálculos de frete que existem para que você crie a sua própria estratégia de cobrança. Conheça algumas opções, a seguir.

Taxa de frete fixa

As taxas fixas de frete são valores específicos que você cobra de um cliente com base no pedido.

Por exemplo, você pode definir um frete fixo para sua loja de R$9,90 toda vez que um cliente fizer um pedido. Ele não varia de acordo com peso ou valor do pedido. Como o próprio nome sugere, é uma cobrança fixa de frete.

Também é possível definir uma taxa fixa de frete para até determinado valor e outra para outro valor.

Taxas gerais

Permite que você oferece mais um duma opção de taxa fixa de frete para o cliente, por exemplo:

  • entrega comum: R$15,90

  • entrega express: R$19,90.

Os valores são fixos e não variam de acordo com o que está no carrinho, e nem do valor do pedido.

As duas opções aparecem para o consumidor, e ele é quem escolhe qual é a ideal.

Taxas por preços

Esse tipo de taxa de frete é baseada no preço dos produtos comprados, ou melhor, no valor total do carrinho.

Permite que você defina os valores mínimos e máximos de carrinho para as taxas fixas de frete.

Por exemplo, para carrinhos com até R$99 a taxa de frete é de R$19,90. Para carrinhos acima de R$99, taxas de frete de R$4,99.

Nesses casos, só uma opção de frete aparece para o cliente: a opção aliada ao valor que ele está comprando.

Taxas por peso

Taxas de frete calculadas de acordo com o peso do produto. Geralmente, produtos com maior peso, possuem taxas mais altas.

É ideal para lojas que possuem produtos com grande variação de peso, como lojas de móveis e decoração.

Pode ser uma taxa fixa por peso, por exemplo, produtos de até 5kg tem um preço de frete, produtos de 5kg a 15kg outros preços, e assim por diante. Ou pode ser calculado de acordo com as integrações com a transportadora.

Ao usar o app de alguma transportadora você pode usar as configurações dela para o cálculo do frete.

Entre as informações usadas para esse cálculo estão:

  • origem do frete, ou seja, local em que o remetente está,

  • destino do frete, onde está o destinatário,

  • peso da encomenda,

  • valor da remessa (geralmente, mais usado para transportar de itens de luxo)

  • dimensões da caixa de remessa

  • prazo de entrega (entregas express são mais caras, por exemplo).

Taxas de frete grátis

Muitas lojas virtuais usam como estratégia de atração de clientes o discurso de frete grátis. Nesses casos, a taxa fixa de frete é definida como R$0.


Você também pode configurar taxa zero para pedidos acima de um valor estabelecido, por exemplo, taxa de frete fixa zero para pedidos acima de R$100.


E aí, tirou suas dúvidas sobre como configurar o frete na Shopify?

O frete é uma importante etapa da criação da sua loja, afinal, ele pode ser usado para um diferencial, ao mesmo tempo que pode afastar clientes, se o seu custo for muito alto.

Tenha uma boa estratégia de frete e conheça mais sobre o assunto no vídeo abaixo.


Sabemos que gerenciar todos os processos de um e-commerce não é nada fácil, por isso, a AppsEcommerce conta com algumas soluções que podem te ajudar bastante, principalmente a aumentar as taxas de conversão da sua loja e facilitar alguns processos:

  • Boleto Recovery, te ajuda a recuperar boletos automatizando o envio de mensagens para seus clientes, seja por e-mail ou SMS;

  • Parcelamento - Installments, apresenta o valor completo e o valor de cada parcela de um produto, em compras que optem por esse meio de pagamento. Esse recurso tem como objetivo aumentar o ticket médio e estimular as vendas no cartão de crédito;

  • ShopLinks, este app ajuda sua loja a encontrar influenciadores e afiliados alinhados ao seu negócio, estabelecer uma parceria, além de permitir que você gere links e cupons para vender com influenciadores e facilitar o acompanhamento de métricas de cada influenciador da sua base.

Ficou interessado? Conheça mais sobre as nossas soluções e faça um teste grátis desses aplicativos. Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários. Boas vendas!




12 visualizações0 comentário