top of page
  • Foto do escritorRodrigo Bernardes

Qual é o significado de dropshipping: respondemos as principais dúvidas

Atualizado: 15 de ago. de 2022

Qual o significado de dropshipping? Para você que está pensando em abrir um negócio online é fundamental pesquisar todos os modelos de negócio que vem fazendo sucesso atualmente.


Entre todas as opções atuais com certeza o dropshipping é uma das mais pesquisadas.


O que torna fundamental entender qual o significado de dropshipping, para assim poder escolher se esse é o melhor modelo para o negócio que você pretende iniciar.


Então, continue lendo para entender mais sobre o significado de dropshipping e suas peculiaridades.


Qual o significado de dropshipping?

Antes de pensar em abrir um ecommerce neste modelo, é fundamental entender como funciona uma loja de dropshipping.


Entender o significado de dropshipping e suas características farão você escolher o modelo sem medo de surpresas no caminho.


A principal característica que diferencia o dropshipping para os demais modelos de e-commerce é a falta da necessidade de um estoque físico para os produtos que você vende em sua loja.


O responsável pela fabricação e estoque dos produtos que você vai vender em seu e-commerce é o fornecedor.


No modelo dropshipping o dono do e commerce funciona como um intermediador entre o fornecedor e o cliente. Seu papel principal é criar estratégias para atrair consumidores e fazer a venda através da criação de uma loja virtual.


Em suma, o dropshipping é uma opção para quem deseja vender sem estoque, garantindo assim a possibilidade de iniciar um negócio com um capital inicial reduzido.


Quem é o responsável pelo envio dos produtos aos clientes?

Dentro do dropshipping, o responsável pelo envio dos produtos aos clientes finais é o fornecedor que você escolher para ser seu parceiro.


Assim como ele também é o responsável pela produção e armazenamento dos produtos, é ele quem envia os mesmos diretamente para o cliente que realiza a compra


Isso só aumenta a importância de você escolher fornecedores de dropshipping confiáveis para seu e-commerce.


Quem define o valor dos produtos que são vendidos?

Isso é uma dúvida muito comum quando pensamos no significado de dropshipping e como ele funciona. Muitas pessoas podem achar que o dono do e-commerce ganha uma porcentagem da venda desses produtos, o que NÃO é verdade.


Neste modelo, o dono do e-commerce tem total liberdade para vender o produto no preço que ele desejar.


O fornecedor cobra um valor pelo item e o dono do e-commerce cobra o valor que ele quiser, colocando uma margem de lucro sobre o valor que deverá ser pago ao distribuidor.


O lucro do dono do e-commerce é a diferença do valor pelo qual você vende o produto na sua loja e o custo do item junto ao fornecedor.


Se ainda ficou com alguma dúvida sobre o significado de dropshipping, assista o vídeo abaixo e solucione suas principais questões



Porque abrir um negócio no modelo de dropshipping?

Agora que já falamos sobre o significado de dropshipping e como ele funciona, precisamos falar sobre o por que escolher este modelo pode ser uma boa opção para quem deseja abrir um ecommerce.


A principal vantagem do dropshipping é a possibilidade de abrir um e-commerce com baixo investimento, sem a necessidade de comprar os produtos para depois revendê-los.


Além disso, é importante destacar que não precisar manter um estoque também é um tipo de economia, afinal, não será necessário espaço físico para a armazenagem.


Por essas razões, o modelo de dropshipping aparece como uma ótima opção para quem está querendo dar o primeiro passo no mundo do empreendedorismo, mas não possui um grande capital para investir.


Além disso, este modelo possui mais uma vantagem relacionada a falta de estoque próprio que é a chance de vender uma maior variedade de produtos.


Já que não é necessário possuir um estoque, você não tem o limitador de espaço de armazenagem nem de capital para a compra de tantos itens.


Além disso, não corre o risco de ter produtos encalhados, afinal, se um produto não está vendendo como o esperado basta parar de anunciá-lo, sem prejuízos maiores para o seu fluxo de caixa.


Quais as desvantagens do dropshipping?

Assim como em todos os modelos de negócios, existem vantagens e desvantagens no dropshipping.


Separamos três possíveis pontos negativos sobre os quais você precisa estar atento ao abrir um e-commerce dropshipping. São eles:


  • possibilidade de problemas com a entrega, já que não é você quem controla essa logística,

  • prejuízos em casos de trocas e devolução de produtos, por isso é preciso alinhar com o fornecedor como é a política dele em relação a esses processos,

  • risco de tributação de produtos internacionais, o que pode ser solucionado ao escolher a opção de frete correta junto aos fornecedores de fora do Brasil.


Para saber mais sobre o que é preciso para abrir uma loja de dropshipping, e ficar ainda mais por dentro do assunto, assista o vídeo abaixo:



Iniciar um negócio online não é tão fácil quanto algumas pessoas pensam e se você já está a algum tempo pesquisando sobre o tema, sabe do que estamos falando.


Entretanto, você pode contar com alguns cursos de dropshipping, que vão ensinar o passo a passo para você ter um negócio promissor. Reduzindo riscos e facilitando seu processo de aprendizado, com mais segurança.


Além disso, lembre-se de incluir em sua estratégia, o uso de ferramentas e aplicativos que podem tornar mais fácil o seu trabalho, entre elas:


  • Boleto Recovery, te ajuda a recuperar boletos que não foram pagos pelos clientes, otimizando seu tempo e ampliando a taxa de vendas

  • Parcelamento - Installments, ajuda a gerar confiança no cliente, que sabe qual o valor das parcelas e o total do pedido, tornando o produto mais acessível (uma vez que pode ser parcelado) e aumentando o ticket médio dos clientes.

Ficou interessado? Conheça mais sobre as nossas soluções. Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários. Boas vendas!



22 visualizações0 comentário
bottom of page