• Rodrigo Bernardes

Dropshipping: Wordpress vs Shopify, descubra qual escolher

O dropshipping é uma das maneiras mais simples de iniciar um negócio online. Entretanto, para que você tenha sucesso nessa empreitada é importante encontrar parceiros certos, como a plataforma de e-commerce ideal. Uma dúvida comum é fazer dropshipping no Wordpress ou Shopify.


Muitos especialistas afirmam que essas são as duas principais plataformas de e-commerce para quem deseja realizar dropshipping, mas como escolher entre elas?


Sem dúvida o primeiro passo é identificar quais as principais necessidades da sua loja e qual das duas, Wordpress ou Shopify, atendem melhor aos recursos que você deseja.


A seguir, vamos apresentar algumas características de ambas e quais os pontos de diferença mais marcantes. Identifique o que é mais marcante para você.


Dropshipping no Wordpress vs Shopify: qual escolher?


É muito difícil dizer qual das duas é melhor, afinal, estamos falando de dois canais consolidados, que oferecem muitos recursos a seus clientes.


Para definir qual delas escolher é importante que você avalie o que é relevante para a sua necessidade e qual plataforma te atende melhor: Wordpress vs Shopify?


Preço


Visto que estamos falando de duas plataformas de sucesso mundial, um dos primeiros aspectos que geram questionamentos na escolha para fazer dropshipping no Wordpress ou Shopify é o preço.


Enquanto no Shopify você paga uma mensalidade fixa por uma série de recursos, no Wordpress os custos com o canal podem variar.


Vamos por partes. O plugin para loja de e-commerce no Wordpress se chama Woocommerce. Estamos falando de um software de código aberto que pode ser editado por profissionais de TI.


O plugin em si é gratuito, entretanto, para criar uma loja dropshipping no Wordpress existem custos com elementos como:

  • hospedagem,

  • tema da loja,

  • domínio,

  • certificado SSL,

  • extensões adicionais.

Na Shopify tudo isso está incluso no pacote de assinatura contratado.


Tempo para abertura da loja


Por oferecer uma solução completa e pronta, com tudo o que o lojista precisa em um só lugar, a loja Shopify pode ser criada em alguns minutos, com facilidade.


Para dropshipping, a loja de apps da Shopify oferece aplicativos que permitem, por exemplo, fazer dropshipping com Aliexpress.


O Oberlo, por exemplo, é um app que permite minerar produtos e funciona como um processador de pedidos para dropshipping com Alixpress facilitando a gestão e venda mesmo de empreendedores iniciantes.


O WooCommerce é um software de código aberto que permite que desenvolvedores criem soluções para a plataforma. Entretanto, mesmo com os plugins que já existem, criar uma loja de dropshipping na ferramenta é mais complexo do que na Shopify.


Para fazer dropshipping com o Wordpress sua empresa precisará de um plugin como o AliDropshipping.


Nível de conhecimento necessário


Por ser uma solução completa e pronta, com pacotes prefixados, a Shopify é considerada por alguns especialistas a melhor opção para quem tem um conhecimento de nível iniciante em questões de criação de lojas.


Você não precisa buscar por opções de hospedagem, por exemplo. A plataforma já tem inclusa na solução que oferece a você.


Liberdade de edição da loja online


Se por um lado contar com uma solução que te dá tudo “mastigadinho” é o melhor dos mundos para quem está começando, a baixa capacidade de personalização pode ser considerada um problema por algumas pessoas.


Se você deseja mais liberdade para experimentar seu site, na disputa entre dropshipping no Wordpress vs Shopify, pode preferir o primeiro. Apesar de que a Shopify também permite uma ampla customização que vai atender a maioria das lojas virtuais, com facilidade.


Soluções para otimizar resultados e produtividade


Plugins no Wordpress, aplicativos na Shopify. As duas plataformas para dropshipping oferecem soluções para otimizar seu trabalho na gestão de vendas, no marketing e na conexão com fornecedores.


Entre as opções que você encontra nos dois canais estão soluções para:

  • recuperação de carrinho,

  • envio de e-mail marketing,

  • análise de dados,

  • programa de afiliados,

  • mineração de produtos vencedores,

  • integração com fornecedores nacionais e internacionais,

  • integração com os principais meios de pagamento e gateways de pagamento,

  • opções de checkout transparente e mais.

Quer saber mais sobre como iniciar suas vendas em droshipping? Assista ao vídeo abaixo.



E ai? Quais são as suas principais demandas? Qual é a melhor plataforma de dropshipping: Wordpress vs Shopify?


Melhor solução para dropshipping


Como você viu ao longo deste artigo, existem diferenças cruciais nas duas plataformas, por isso, escolher entre dropshipping no Wordpress ou na Shopify é uma decisão individual, que deve estar alinhada a sua necessidade em relação a plataforma, mas principalmente, ao seu desejo em relação as funcionalidades delas.


Se você busca por um controle maior da sua loja no que diz respeito a personalização estrutural da loja e TI, ou se tem conhecimento avançado de código, pode ser interessante optar pelo Wordpress para personalizar a loja como desejar.


Entretanto, se a sua preocupação é ter uma plataformas intuitiva, simples de usar e que tem “tudo pronto” com segurança, a Shopify é uma plataforma de e-commerce pronta para a realização de dropshipping, onde você encontra tudo o que precisa para criar, gerenciar e otimizar sua loja.


De maneira geral, ao falar da Shopify estamos falando de um canal robusto, que atende a lojas de pequeno, médio e grande porte com maestria, e que é simples de usar, uma vez que elimina a necessidade de você e sua equipe precisam pesquisar sobre os aspectos técnicos relacionados à TI de execução do canal.


Por isso, se você não faz questão de personalizações avançadas de código, domínio e hospedagem, a Shopify pode ser o canal ideal para investir.


Isso sem contar que na loja de aplicativos da Shopify você encontra tudo o que precisa para otimizar seu trabalho, desde a gestão dos pedidos dos clientes, integração com Aliexpress, dropshipping nacional e mais.


Entre os apps oferecidos pela Shopify para otimizar a taxa de conversao de vendas indicamos que você conheça dois aplicativos da plataforma:


Enquanto o primeiro te ajuda a recuperar boletos que não foram pagos pelos clientes, otimizando seu tempo e ampliando a taxa de vendas, o segundo ajuda a gerar confiança no cliente, que sabe qual o valor das parcelas e o total do pedido, tornando o produto mais acessível (uma vez que pode ser parcelado) e aumentando o ticket médio dos clientes.


Ficou interessado? Conheça mais sobre as nossas soluções. Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários. Boas vendas!


5 visualizações

© 2023 por Trading. Orgulhosamente criado com Wix.com