Como começar uma loja virtual? Sem dúvida uma das primeiras etapas da criação de um e-commerce é a definição do tipo de produto que você vai vender. Entretanto, será que é só pegar qualquer produto, cadastrar e começar a vender? Sem dúvidas você pode fazer isso, mas pensar um pouco mais sobre essa questão vai te ajudar a ter mais resultados, seja a curto ou médio prazo. E dentro dessa avaliação é interessante que você entenda os conceitos sobre loja dropshipping nichada ou genérica.
Você sabe o que esses dois termos significam?
De maneira geral, ao optar por uma loja dropshipping nichada ou genérica você direciona o seu esforço em busca de produtos para sua loja.
Para te ajudar então a entender o que é loja de dropshipping nichada e genérica (e qual a alternativa entre as duas), bem como contribuir para que você faça a sua escolha, criamos este artigo!
Continue lendo e descubra qual delas atende melhor às suas necessidades, desejos e objetivos.
O que é loja genérica?
Uma loja genérica é uma loja que vende de tudo. Ou seja, ela não possui um nicho de mercado específico, por isso, pode vender desde acessórios para carro, até utensílios de cozinha, itens infantis e produtos geek, por exemplo.
Dentro do modelo de dropshipping, empreendedores que optam por uma loja genérica são focados na venda de produtos vencedores (que vendem muito por um período de tempo mais curto, mas não são, geralmente, produtos que vendem continuamente).
Estamos falando de uma venda em que há pouca importância para a construção de uma marca consolidada e que tem pouca perspectiva de trabalhar os produtos vendidos em conjunto, por exemplo, por meio de estratégias de cross sell e up sell.
Geralmente, são lojas que trabalham com a construção de páginas de produto por meio de landing pages dentro do site, para divulgar os produtos.
Leia também: Sabe como criar uma landing page na Shopify? Aprenda lendo este artigo!
No vídeo abaixo você tem acesso a um conteúdo exclusivo sobre como criar landing pages para sua loja virtual. Vale a pena conferir.
Uma loja genérica então trabalha com produtos totalmente diferentes, geralmente, itens que não são encontrados com facilidade no Brasil ou que são muito caros por aqui.
Estamos falando de produtos vencedores, que você identifica que tem um público grande, pouca concorrência e será fácil de inserir no mercado.
Em uma loja genérica, quando o produto satura, você rapidamente muda o foco, tira o produto e insere outro no lugar.
Também são lojas que trabalham quase exclusivamente em ações de marketing realizadas por meio de anúncios no Google Ads e Facebook Ads.
O que é loja nichada?
A loja nichada é o oposto da loja genérica, ou seja, estamos falando de um tipo de negócio em que é um nicho de mercado bem definido e os empreendedores escolhem os produtos considerando esse nicho.
No mix de produtos estão produtos vencedores e produtos de venda consolidada, que levam movimento constante de vendas para dentro da sua loja.
Uma loja nichada, geralmente, tem entre seus objetivos a construção de uma marca consolidada dentro do nicho em que atua.
Um nicho de mercado é um tipo de tema para a loja, por exemplo, utensílios para casa, itens infantis, acessórios para carro. Uma loja nichada escolhe um tema e trabalha produtos que fazem parte desse tema. Para conhecer opções de nicho de sucesso, assista ao vídeo abaixo.
Uma das vantagens de uma loja nichada é a facilidade de criar um foco para minerar produtos, tornando mais simples esse processos.
Além disso, uma loja com produtos de um mesmo nicho tem maiores chances de sucesso em estratégias de up sell e cross sell, ampliando o ticket médio do negócio, afinal, o cliente pode comprar mais do que um produto.
Entretanto, é claro que existe uma restrição de produtos a serem comercializados, afinal, nem todos os itens disponíveis estão dentro do nicho que sua loja atende.
Uma terceira opção: conheça a loja persona!
Entendido o que é loja de dropshipping nichada ou genérica, que tal conhecer uma via alternativa?
Persona é um termo usado para definir um cliente ideal da sua loja. Basicamente, para criar uma persona, você pensa neste cliente, que tem interesse em fazer negócio com você. Uma descrição dos clientes que você está querendo atrair.
Além de informações demográficas e dados geográficos, você também define interesses, comportamentos e um perfil completo desse indivíduo.
Dessa forma, ao invés de escolher produtos de acordo com o nicho de mercado, você passa a escolher produtos que vão agradar à persona que você criou.
Essa é uma outra forma de investir em uma loja com a possibilidade de criação de estratégias como a venda combinada.
Além disso, ao criar uma loja persona você tem dados importantes para criar campanhas de anúncios mais segmentadas, selecionando um público ainda mais específico para suas ações.
É possível investir mais em ações que incentivem a recompra e ampliem o ticket médio, diversificando seu leque de marketing com estratégias que sejam mais baratas do que apenas anúncios pagos, entre elas, e-mail marketing.
E aí? Já está pronto para escolher entre uma loja de dropshipping nichada ou genérica? Gostou de conhecer a loja persona? Indicamos que assista ao vídeo abaixo sobre o tema, com dicas extras sobre cada um desses modelos de e-commerce. Ele vai te ajudar a resolver algumas dúvidas que podem ter ficado! Vale a pena assistir!
Independente da sua escolha, você vai precisar de aplicativos que vão te ajudar a otimizar os resultados da sua loja virtual e dropshipping. A Shopify oferece excelentes aplicativos e entre eles você encontra:
Boleto Recovery, te ajuda a recuperar boletos automatizando o envio de mensagens para seus clientes, seja por e-mail ou SMS;
Parcelamento - Installments, apresenta o valor completo e o valor de cada parcela de um produto, em compras que optem por esse meio de pagamento. Esse recurso tem como objetivo aumentar o ticket médio e estimular as vendas no cartão de crédito;
Ficou interessado? Conheça mais sobre as nossas soluções e faça um teste grátis desses aplicativos. Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários. Boas vendas!
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