top of page
Foto do escritorRodrigo Bernardes

4 principais meios de pagamento da Shopify e seus benefícios

Atualizado: 15 de ago. de 2022

Se você está embarcando pela primeira vez no mercado virtual, os passos para criar sua loja foram: criar um nome, uma logo e ter um estoque, mas quando se pensa nos meios de pagamento da Shopify você pode ficar um pouco perdido.


Entretanto, ao aprender como criar uma loja virtual na Shopify, uma das etapas mais importantes é escolher as melhores formas de pagamento e oferecê-las para seus clientes de maneira segura e prática.



Principais meios de pagamento Shopify

Diversificar as formas de pagamento dentro da sua loja virtual é sempre uma boa pedida, afinal, por muitas vezes um cliente abandona um carrinho por não encontrar um meio de pagamento que atendesse às suas necessidades.


Como você pode imaginar, carrinhos abandonados representam um grande prejuízo para a empresa, afinal, todo o investimento feito para o cliente chegar até ali, pode ir pelo ralo abaixo.


Com um mercado cada vez mais competitivo, já é difícil atrair a atenção de um cliente, fazê-lo ir ao seu site, escolher o produto e decidir pela compra, por isso, não dá para você perdê-lo logo agora que ele está tão perto de concluir a compra.


Primeiro então é preciso conhecer os principais meios de pagamento da Shopify e escolher os mais indicados para o seu negócio.


Boleto Bancário

Um dos meios de pagamento da Shopify mais populares, os boletos bancários possuem uma adesão alta entre os consumidores. Para os lojistas eles também representam uma boa opção uma vez que possuem uma das menores taxas se comparados aos outros meios de pagamento da Shopify desta lista.


No entanto, apesar de ter tarifas mais baixas, os boletos dão aos clientes em geral 3 dias úteis para efetuar o pagamento e isso faz com que alguns consumidores repensem uma compra e possam acabar desistindo de comprar, obrigando sua empresa a investir em ações para recuperar boletos na Shopify.


Ao mesmo tempo, o boleto é um caminho excelente para conquistar clientes receosos de colocar dados de cartão de crédito na sua loja, por exemplo.


Em suma, não dá para deixar o boleto bancário de fora dos meios de pagamento que a sua loja vai oferecer, mas é importante investir em ações para converter esses boletos.


Para isso o app da Shopify Boleto Recovery é uma excelente opção. Com ele você pode criar e automatizar o envio de mensagens para seus clientes, seja por e-mail ou SMS, confira!



Cartão de Crédito

De acordo com o Banco Central, o número de cartões de crédito no Brasil tinha atingido o número de 123 milhões de unidades em 2019. Além disso, o número de transações por cartão de crédito subiu 33% segundo a mesma pesquisa, o que indica que cada vez mais brasileiros estão aderindo a esta forma de pagamento.


Para os compradores brasileiros a possibilidade de parcelamento é o principal motivador para o uso desse meio de pagamento na Shopify. Uma vez que se pode dividir esse valor as chances de conversão aumentam consideravelmente.


O parcelamento permite que uma fatia menor da renda mensal seja comprometida, ampliando as chances de compra de produtos.


Já para o lojista esse meio de pagamento da Shopify facilita o recebimento, afinal, diferente do boleto a compra é garantida, mas o prazo desse recebimento vai variar, além das taxas cobradas pelas operadoras de cartão.

Assim como na opção de boleto bancário, ao optar por oferecer vendas por cartão de crédito parceladas, sua empresa deve considerar o uso de alguns apps da Shopify que vão contribuir ainda mais para ampliar as taxas de conversão.


O app Parcelamento Installments apresenta o valor completo e o valor de cada parcela de um produto, esse recurso torna seus produtos mais acessíveis, aumentando o ticket médio das vendas.





Carteiras digitais

Um dos mais novos meios de pagamento da Shopify, as carteiras digitais tem o diferencial de oferecer benefícios aos clientes que pagam por ela, seja descontos em produtos e até cashback. Empresas como PicPay e Ame vem ganhando força nesse cenário.


Para muitos, essa forma de pagamento veio para ficar, segundo um estudo realizado pela Capterra, cerca de 47% das compras online foram feitas via carteiras digitais e cerca de 95% dos entrevistados acham que as lojas deveriam estar mais preparadas para receber pagamentos por essa via.


Ao englobar este tipo de pagamento você já dá uma segurança ao seu cliente que já tem todo um cadastro com uma carteira que ele tem costume de usar e não vai precisar preencher nada, tudo é processado diretamente na conta digital dele pelo app ou QR Code.


Ao dar toda essa praticidade ao cliente você estará melhorando demais a experiência de compra dele, que passará a ver a sua marca como um lugar fácil de comprar.


Pix

Por fim, o meio de pagamento mais recente dessa lista, o Pix veio com tudo para substituir o TED e o DOC. As principais vantagens dele são: não ter horário para receber e não cobrar nenhum valor para realizar a transferência.


O Pix é sem dúvida o meio de pagamento mais dinâmico da lista, diferente da carteira digital que está atrelado a um cartão ou uma conta bancária, não sendo necessário fazer nenhum outro tipo de cadastro em outras plataformas. O Pix aparece como opção para todos os clientes, em qualquer app de banco que você tiver.


Com isso, basta que você ofereça aos seus clientes a chave PIX do seu e-commerce ou um QRCode.


Isso permite que o cliente realize um pagamento instantâneo para qualquer pessoa física e jurídica.


A grande vantagem em relação aos outros meios de pagamento da Shopify é o custo, tanto cliente quanto lojista. Para o cliente não há custo de transação, para o lojista é preciso consultar as instituições financeiras com as quais lida para avaliar se há ou não custo.


Outro ponto positivo é que o dono da loja recebe o valor na mesma hora, enquanto outras formas de pagamento demoram dias ou até semanas para se ter acesso ao valor.


Para você que possui uma loja na Shopify é possível receber por Pix através da integração com a PagBrasil, que intermedia esse tipo de pagamento dentro do seu e-commerce.


Leia tudo sobre esse método de pagamento no artigo, “[Guia] Conheça tudo sobre utilização de Pix para e-commerce”.


E aí conseguiu conhecer os meios de pagamento da Shopify?


Sabemos que gerenciar uma loja virtual não é uma tarefa simples, mas a Apps Ecommerce possui algumas opções de aplicativos integrados à Shopify que podem te ajudar, principalmente no que diz respeito às taxas de conversão! Entre eles:


Conheça mais sobre cada um deles clicando nos banners abaixo.




204 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page