top of page

Shopify blog: Como começar, qual a relevância e veja alguns dos melhores temas para o seu blog

Atualizado: 15 de set. de 2022

Utilizar conteúdo para trazer mais tráfego para um e-commerce é uma das estratégias mais eficientes do marketing digital. Mas, como fazer isso? Ao longo deste artigo, vamos apresentar como funciona o blog da Shopify, qual a importância e impacto que ele pode trazer para a sua loja. Continue lendo e descubra.


Por que investir em um blog da sua loja virtual?

Criar conteúdo relevante e publicá-lo por meio de um blog é uma das estratégias de Inbound Marketing utilizadas para atrair o seu público-alvo através de assuntos e palavras-chaves pesquisadas por ele no Google. De fato, a produção de conteúdo para blog é uma estratégia importante do SEO para e-commerce.


Esse trabalho consiste em uma pesquisa prévia para encontrar os termos que mais são buscados na sua área.


Com uma lista de termos relevantes são produzidos conteúdos em forma de texto.


Quanto mais você produzir conteúdo relevante a sua persona, maiores as chances de seus blogs posts ficarem bem ranqueados nas páginas de resultados para pesquisas do Google.


À medida que seu blog fica bem colocado, mais pessoas irão visitá-lo e a partir dele você consegue transformar esses visitantes em leads e/ou clientes.


Para entender melhor o que é e como usar o SEO para e-commerce indicamos que assista o vídeo abaixo. Nele apresentamos dicas valiosas sobre como e porque essa estratégia deve fazer parte do seu escopo de marketing para e-commerce.



Como criar e configurar um blog na Shopify?

Pode parecer meio óbvio, mas o primeiro passo é ter seu registro na Shopify. Caso ainda não tenha se cadastrado, nesse link aqui você consegue 14 dias grátis para testar a Shopify à vontade.


Feito isso, para ter um blog da sua loja na Shopify você terá duas opções, criar um blog dentro da Shopify com as ferramentas da plataforma ou colocar o link externo de seu blog dentro do seu site para que os visitantes da sua loja possam ser redirecionados.


Para cada caso existe um procedimento, veja o passo a passo para blog externo:


1. Acesse o admin da Shopify e acesse Loja Virtual e depois Navegação;

2. Clique no menu onde você deseja adicionar o link (onde ficará o blog, dentro do seu site);

3. Clique em adicionar item ao menu;

4. Dê um nome para o link (pode ser apenas blog, por exemplo) no campo Nome;

5. Cole o link do seu blog no campo Link;

6. Clique em salvar menu.


Vale lembrar que apenas blogs externos do Wordpress, Tumblr e Blogger são aceitos dentro da Shopify.


Além disso, vale a pena colocar links do seu e-commerce dentro do seu blog para gerar esse tráfego cruzado e aumentar as chances de conversão.


Em caso de blog Shopify interno, você precisará ter o primeiro blog post pronto para ser adicionado. Os passos serão os seguintes:


1. No admin acesse Loja Virtual e depois Postagens do Blog;

2. Escolha a opção “criar post de blog”;

3. Insira um título e o conteúdo do seu blog post;

4. Na aba Organização, no menu suspenso Blog, clique em criar blog;

5. Digite o nome do seu blog no campo correspondente;

6. Clique em salvar.


Pronto, uma vez criado o blog da Shopify pode ser adicionado no menu de navegação e ficar visível para os visitantes do seu site.


Lembre-se que o layout do seu blog irá acompanhar o mesmo do seu ecommerce, podendo ser alterado posteriormente.


Se houver alguma dúvida durante a criação, você pode acessar o suporte da Shopify. Se tiver dúvida sobre como funciona, acesse o artigo: Suporte Shopify: veja para que serve e como ele pode te ajudar


3 temas de blogs da Shopify para se inspirar

Ao criar um blog você deve escolher um tema que vai definir a organização e distribuição do conteúdo. Conheça a seguir três opções de temas para Shopify.



Vogue

Fonte: Getshogun


Se você pretende trabalhar suas postagens em um estilo editorial, parecido com blogs de moda e estilo de vida, o tem Vogue é uma boa escolha.


O tema permite que você adicione as últimas postagens na página inicial e possui boas opções de layout.



Yanka

Fonte: Getshogun


Se você trabalha com moda e quer dar um aspecto mais luxuoso à sua loja, vale a pena conhecer o tema Yanka.


Ele possui 18 templates próprios, recursos personalizáveis, fontes exclusivas, recursos visuais e muito mais.



Trendway

Fonte: Getshogun


Por fim, outro tema Shopify para blog é o Trendway, ele é um tema multiuso, muito usado por marcas de moda, mas que possui uma boa capacidade de adaptação. Muito responsivo, o tema ainda conta com uma pegada minimalista, muito em alta atualmente.


E aí, pronto para começar seu blog na Shopify? Sabemos que prosperar em um negócio online não é tão fácil quanto parece, e se você já está a algum tempo pesquisando sobre o tema, sabe do que estamos falando.


Entretanto, existem algumas ferramentas e aplicativos que podem tornar mais fácil o seu trabalho, entre elas:


  • Boleto Recovery, te ajuda a recuperar boletos que não foram pagos pelos clientes, otimizando seu tempo e ampliando a taxa de vendas

  • Parcelamento - Installments, ajuda a gerar confiança no cliente, que sabe qual o valor das parcelas e o total do pedido, tornando o produto mais acessível (uma vez que pode ser parcelado) e aumentando o ticket médio dos clientes.

Ficou interessado? Conheça mais sobre as nossas soluções. Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários. Boas vendas!



200 visualizações1 comentário
bottom of page