top of page
  • Foto do escritorRodrigo Bernardes

Como vender por dropshipping? Entenda como essa pode ser uma ótima estratégia de negócio

Atualizado: 15 de ago. de 2022

Não é novidade para ninguém que o mercado de vendas online vem cada vez mais ocupando um espaço importante na vida de nós brasileiros, não é verdade? A partir disso vários modelos de negócio vem surgindo entre eles a opção de vender por dropshipping.


Mas o que é dropshipping e porque essa pode ser uma ótima estratégia para quem está pensando em abrir um e-commerce atualmente?


Nosso objetivo é responder a essas e outras perguntas ao longo deste artigo. Tirando algumas dúvidas e mostrando algumas dicas que serão fundamentais para transformar o seu negócio em uma empresa de sucesso.


O que é o modelo de dropshipping?

Antes de mais nada é fundamental entendermos como funciona o e-commerce no modelo de dropshipping para a partir disso conseguirmos escolher se este modelo é o melhor para o negócio que você pretende abrir.


O dropshipping nada mais é que um modelo onde o dono da loja virtual não possui um estoque próprio dos produtos que ele vende em sua loja.


Tanto a produção como o envio destes produtos é de responsabilidade do fornecedor que você escolheu para sua loja. Assim ele envia diretamente para o cliente o produto comprado.


Neste modelo, o lojista é responsável por anunciar e expor os produtos enquanto o fornecedor fica responsável por produzir, armazenar e enviá-los.


Mas será que esse modelo é o melhor? Para essa pergunta não existe uma resposta certa, o mais importante é estudar e definir qual opção se encaixa para você.


Separamos algumas vantagens e desvantagens do dropshipping. Confira!


Vantagens de vender por dropshipping

A seguir, separamos duas das principais vantagens de vender por dropshipping:


  • ausência da necessidade de investir na criação de um estoque,

  • acesso a maior variedade de produtos.


Ausência de estoque

A principal característica de vender por dropshipping é justamente a não necessidade de criação de um estoque que armazene os produtos que serão vendidos.


Isso permite que você inicie um negócio com um investimento inicial muito menor do que o necessário para uma empresa que precisa montar um estoque.


Maior variedade de produtos

Outra característica importante é a possibilidade de ter um negócio que ofereça maior variedade de produtos. Ao não possuir um estoque físico é possível divulgar uma maior variedade de produtos aumentando assim o portfólio da sua loja.


Leia também: Produtos vencedores Shopify: o que são e como encontrar?


Possíveis desvantagens de vender por dropshipping

Assim como em todos os modelos de negócio existem vantagens e desvantagens. Agora que já falamos das duas principais vantagens de escolher vender por dropshipping, chegou a hora de falarmos das duas principais desvantagens que podem te fazer escolher outro modelo.


Lembrando sempre que o mais importante é estudar e escolher o modelo que mais se encaixa no que você pretende seguir:


  • menor margem de lucro

  • problemas na troca de produtos


Menor controle das entregas

Uma das questões que mais afligem as pessoas que vão começar um negócio por dropshipping é a redução do controle sobre as entregas e a qualidade dos produtos. Afinal, você não produz, não separa e não entrega as mercadorias.


Por isso, uma das dicas sobre como escolher bons fornecedores de dropshipping é fazer uma compra do produto que deseja vender para entender como funciona o processo e qual é a qualidade do item.


Problemas na troca de produtos

Seja dropshipping internacional ou nacional um problema comum é a necessidade de realizar trocas e devoluções de produtos. Esse é um processo comum a qualquer tipo de loja online, presencial ou por dropshipping.


Entretanto, no dropshipping isso pode se tornar um problema de logística um pouco mais complexo, porque não envolve só você e o cliente, mas uma outra empresa: a do seu fornecedor.


Apesar do envio não ser sua responsabilidade fazer o processo de troca e devolução, bem como realizar o atendimento ao cliente.


Com isso, se torna fundamental escolher bons e confiáveis fornecedores para que esse tipo de problema não impeça que sua loja cresça e venda cada vez mais.


5 cuidados ao abrir um negócio no modelo dropshipping

Ao escolher vender por dropshipping, alguns cuidados devem ser tomados para que você não enfrente alguns desafios que vão dificultar o seu crescimento no mercado


Separamos 5 dicas fundamentais que vão te ajudar a chegar mais perto de alcançar o tão sonhado sucesso nas vendas online:


  • Escolha a plataforma de dropshipping correta

  • Conheça a diferença entre dropshipping nacional e internacional

  • Escolha os produtos que vai vender em sua loja

  • Pesquise pelos melhores fornecedores

  • Aprenda a fazer tráfego pago


Quer um passo a passo para vender por dropshipping? Então leia o artigo, “[CHECKLIST] 7 etapas para criar uma loja dropshipping de sucesso!”.


Iniciar um negócio online não é tão fácil quanto algumas pessoas pensam e se você já está a algum tempo pesquisando sobre o tema, sabe do que estamos falando.


Entretanto, existem algumas ferramentas e aplicativo s que podem tornar mais fácil o seu trabalho, entre elas:


  • Boleto Recovery, te ajuda a recuperar boletos que não foram pagos pelos clientes, otimizando seu tempo e ampliando a taxa de vendas

  • Parcelamento - Installments, ajuda a gerar confiança no cliente, que sabe qual o valor das parcelas e o total do pedido, tornando o produto mais acessível (uma vez que pode ser parcelado) e aumentando o ticket médio dos clientes.


Ficou interessado? Conheça mais sobre as nossas soluções. Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários. Boas vendas!



53 visualizações0 comentário
bottom of page