Rodrigo Bernardes
13 de jul de 20216 min
Atualizado: 15 de ago de 2022
O e-mail marketing pode se tornar uma das principais fontes de tráfego qualificado para as páginas da sua loja virtual. Para conquistar resultados importantes para o negócio é fundamental entender, passo a passo, como criar uma campanha de e-mail marketing para dropshipping. Acompanhe.
Acompanhe, a seguir, como criar uma estratégia de e-mail marketing para dropshipping, com os seguintes passos:
Invista na captura de leads
Dê as boas vindas aos seus leads
Personalize suas mensagens
Apresente sempre uma boa oferta
Aproveite os gatilhos mentais a seu favor
Use vídeos e fotos
Envie e-mails de carrinho abandonados
Crie um bom CTA
Envie um e-mail mobile friendly
Acompanhe os resultados para fazer as otimizações certas
Entenda cada etapa, a seguir.
O primeiro passo para uma estratégia de e-mail marketing para dropshipping é manter uma base atualizada de contatos que vão receber esses emails, concorda?
Afinal, sem contatos, para quem você vai enviar suas mensagens?
Uma das formas muito usadas por e-commerces em geral é o uso de um pop-up com uma oferta tentadora que fará o visitante se converter em lead.
Além disso, existem outras estratégias para gerar leads como:
usar o Facebook Lead Ads,
usar sua base de clientes,
barra de cadastro em newsletter e mais.
Confira o exemplo abaixo.
Depois de fazer uma campanha de atração de leads, envie um e-mail de boas vindas.
Os usuários que acabaram de converter esperam que você se comunique. Segundo pesquisas, a taxa média de abertura dos emails de boas-vindas é de 82%.
Por isso, aproveite para se apresentar e compartilhar um conteúdo relevante, bem como uma oferta que possa direcionar o cliente à compra.
Não tenha um foco puramente comercial, mescle a comunicação para gerar valor e fazer o lead ter interesse em abrir outros e-mails que você irá enviar.
Se você acha que e-mail marketing para dropshipping é uma estratégia de envio de mensagens em massa, você está ERRADO! Completamente errado!
Cada vez mais o consumidor está em busca de marcas que falem com ele, considerando os desejos e necessidades que ele tem.
Compartilhe mensagens personalizadas, que estejam relacionadas:
à persona que converteu,
à etapa da jornada de compra que ele está,
ao produto que ele mostrou interesse - ou já comprou.
Também é importante considerar as páginas do seu site que ela navega e para isso você vai precisar de uma ferramenta que realiza o lead tracking.
Emails personalizados costumam apresentar uma taxa de abertura 50% maior do que aqueles sem nenhum tipo de segmentação.
Ao mandar um e-mail considere se o que vai ser enviado é realmente algo relevante para o consumidor.
Nem sempre precisa ser uma promoção, um desconto ou uma oferta de produtos. Contribua com dicas e informações que podem interessar seu lead.
Quando for enviar materiais de venda lembre-se de dar uma boa uma razão para o lead clicar no CTA.
Mais uma vez, essa boa razão, nem sempre precisa ser relacionada ao preço do produto. Seja criativo, entenda o que o lead deseja e precisa e produza um conteúdo alinhado a isso.
Sobre o tópico acima, “uma boa razão para o lead clicar no CTA”, ela pode - e deve - ser acompanhada de um gatilho mental eficiente, entres eles estão:
urgência,
escassez,
exclusividade.
O uso de gatilhos mentais na comunicação da sua empresa faz parte do conjunto de técnicas de copywriting para e-mail marketing.
A estratégia tem como objetivo te ajudar a criar um conteúdo que convença o leitor a fazer alguma coisa que você deseja, ou seja, te ajudar a convencê-lo a clicar no link e, quem sabe, a comprar seu produto.
Sobre esse tópico, aprenda mais com as dicas do vídeo abaixo.
Incluir vídeos em e-mails pode aumentar a taxa de cliques em até 300%!
Apresentar um produto novo em vídeo e compartilhá-lo por meio das suas redes sociais é uma excelente estratégia para levar leads para sua página de produto ou landing page do e-commerce.
O vídeo mostra o que seu produto pode fazer pelo lead que está recebendo o material, e “fala mais que mil palavras”, mostrando usos, aplicações, funcionalidades e muito mais.
Aproveite esse tipo de material multimídia e amplie o tráfego vindo do e-mail marketing.
Leia também: Sabe como criar uma landing page na Shopify? Aprenda lendo este artigo!
O e-mail marketing para dropshipping tem a função de comunicar e ajudar sua empresa a fazer vendas!
Uma forma de unir tudo isso é usar o e-mail marketing para carrinhos abandonados e para recuperar boletos que ainda não foram pagos.
Cerca de 82% dos consumidores abandonam seus carrinhos nas lojas on-line, ao mesmo tempo, e-mails de carrinhos abandonados exibem uma taxa média de abertura de 45%.
Logo, usar esse canal para reverter o número de carrinhos parados em sua loja, pode oferecer um impacto muito positivo nos resultados financeiros da sua loja virtual.
No caso dos boletos não pagos, essa realidade é a mesma. O índice de desistência de pagamento por boleto pode alcançar uma média de 30% ou 40% das vendas.
Você também pode usar o e-mail para se comunicar com seu cliente e lembrá-lo - e convencê-lo - a fazer o pagamento do boleto.
Para tornar essa comunicação ainda mais fácil e assertiva, você pode usar um dos melhores apps da Shopify, o Boleto Recovery. Com ele você pode criar e automatizar o processo de recuperar boletos. Entre as principais funcionalidades do app estão:
enviar até 3 mensagens personalizadas para clientes por SMS ou e-mail, com estímulo ao pagamento do boleto,
programar as datas para envio das mensagens (por exemplo, 1 hora após a emissão do boleto, 24 horas, 3 dias depois),
envio automático das mensagens de acordo com a programação padrão definida pelo lojista,
sistema inteligente que suspende o envio das mensagens assim que o pagamento é confirmado, e mais.
O app oferece 15 dias grátis e planos a partir de $14.99/mês.
O CTA é o link que está no seu e-mail no qual o lead vai clicar e ser direcionado para a página que você deseja que ele vá.
Trabalhe bem o seu CTA. Garante que ele seja atrativo e evite palavras como “clique aqui” (é meio sem graça, não acha?).
Deixe claro o que o lead vai ganhar ao clicar no “botão” e incentive-o com palavras de ação, por exemplo:
“quero o KIT tudão pele seca”,
“uhull, quero frete grátis”,
“ver kits a partir de R$49,90”,
“comprar o meu”,
“comprar com 10% de desconto”, etc.
Se e-mail deve ser responsivo para dispositivos móveis como smartphones e tablets.
Aproximadamente 53% dos emails são abertos em dispositivos móveis. Você não vai querer que metade da sua audiência não consiga abrir ou interagir com o material que você enviou, vai?
Então tenha isso em mente, antes de sair mandando suas mensagens de marketing.
Assim como qualquer estratégia de marketing é importante que você esteja atento a todas as métricas de e-mail marketing para garantir que a otimização da estratégia possa ser realizada.
Ao identificar, por exemplo, que poucos leads estão abrindo seu e-mail você fica ciente de que há um problema no assunto do e-mail ou na segmentação da base. Assim pode agir para otimizar essas áreas.
Entre os principais indicadores de e-mail marketing estão:
Taxa de abertura,
Taxa de cliques,
Taxa de conversão,
Taxa de cancelamento de inscrição.
Use as ferramentas certas para enviar e-mail marketing para sua base de leads. Sobre isso leia mais no artigo, “E-mail marketing na Shopify: 6 apps para fazer integração e começar a trabalhar os seus clientes”.
Além dos apps de e-mail marketing, sua empresa também pode aproveitar as funcionalidades de outros aplicativos Shopify que vão contribuir para o aumento da taxa de conversão da sua loja, entre eles:
Boleto Recovery, te ajuda a recuperar boletos automatizando o envio de mensagens para seus clientes, seja por e-mail ou SMS;
Parcelamento - Installments, apresenta o valor completo e o valor de cada parcela de um produto, em compras que optem por esse meio de pagamento. Esse recurso tem como objetivo aumentar o ticket médio e estimular as vendas no cartão de crédito.
Ficou interessado? Conheça mais sobre as nossas soluções. Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários. Boas vendas!