• Rodrigo Bernardes

5 dicas imperdíveis de como fazer dropshipping no Mercado Livre

De um lado uma das modalidades de negócio que mais ganha adeptos, do outro o maior marketplace da América Latina e uma dúvida: como fazer dropshipping no Mercado Livre? Descubra como funciona, se vale a pena e mais 5 dicas para te ajudar.


Como fazer dropshipping no Mercado Livre na prática?

O dropshipping é uma modalidade de negócios onde o lojista cria um canal de vendas para anunciar produtos direto dos fornecedores, ou seja, sem estoque, o cliente compra de você, mas quem separa e envia o produto é o fornecedor.



Já o Mercado Livre é uma plataforma de marketplace, um lojista cria o perfil da sua loja dentro do site, cadastra produtos e coloca para vender, cada compra efetuada deve ser enviada pela própria loja, seja via frete particular ou pelo serviço de entregas do Mercado Livre. Em contra partida da exposição oferecida pela marketplace ao seus produtos, o lojista paga uma comissão ao Mercado Livre, sobre as vendas realizadas.


Para conseguir vender via dropshipping dentro da plataforma do Mercado Livre o processo terá de ser manual. Apps como Oberlo ou Dsers, por exemplo, só funcionam para automatizar e cadastrar produtos em sites com domínios próprios, como as lojas dropshipping criadas na Shopify.


Por conta disso, você terá de seguir esses passos:


  • encontrar bons fornecedores de dropshipping;

  • selecionar produtos que você irá vender;

  • estipular preços;

  • criar uma conta no Mercado Livre com o nome da sua loja;

  • adicionar os produtos com foto, descrição e prazo de frete;

  • a cada venda confirmada você compra o produto do seu fornecedor e informa o endereço do seu cliente.


Vale a pena fazer dropshipping no Mercado Livre?

Por conta de toda essa operação manual, o dropshipping através do Mercado Livre pode se tornar algo complicado por alguns fatores.


O primeiro deles é o prazo, se você trabalha com fornecedores internacionais, por exemplo, sabe que os prazos de entrega costumam ser grandes.


Isso é um problema, já que no Mercado Livre o tempo de entrega tem um peso muito grande para ter destaque entre os concorrentes e converter consumidores. Várias lojas oferecem produtos na modalidade entrega full que chegam no dia seguinte, por isso, competir com eles fica complicado.


Outro ponto é a questão de trocas e devoluções, o Mercado Livre é bem rígido nesse ponto e, toda compra feita pela plataforma pode ser devolvida em até 7 dias, é o que diz também a Lei do E-commerce. Nesses casos, se a sua margem de lucro for baixa fica bem complicado ganhar dinheiro com essa parceria.


Para valer a pena de fato, é preciso encontrar um nicho de mercado:

  • com pouca concorrência na plataforma,

  • com produtos com boa margem de lucro,

  • garantir parceria com fornecedores que tenham bons produtos e prazos confiáveis.


Tudo isso vai contribuir para que você não comprometa sua reputação, outro ponto que faz muita diferença no Mercado Livre.


5 dicas de como fazer dropshipping no Mercado Livre

Agora que você já sabe como fazer dropshipping no Mercado Livre e o que envolve essa operação, trouxemos algumas dicas para auxiliar nesse processo e aumentar as chances de sua loja ter sucesso na plataforma. Veja todas as dicas:


1. Escolha o que vai vender

2. Encontre bons fornecedores

3. Cadastre os produtos da forma correta

4. Fazer descrições completas e chamativas

5. Construa uma boa reputação


1. Escolha o que vai vender

Como dissemos, no Mercado Livre o prazo de entrega pesa muito para os resultados que você vai alcançar, enquanto que no dropshipping, no geral, o tempo de entrega costuma ser maior, principalmente se forem produtos vindos de longe, como os chineses.


Por conta disso, é necessário pesquisar bem no Mercado Livre quais produtos são menos explorados e podem ser vendidos ali mesmo com prazo maior. Não adianta vender algo que tenha muita concorrência e acabar ficando para trás ou com margem de lucro muito baixa.


2. Encontre bons fornecedores

Vale a pena garimpar fornecedores para conseguir bons prazos e preços e produtos de qualidade. Sobretudo os fornecedores de dropshipping nacionais, vão te trazer uma boa variedade e com entrega mais rápida, mesmo que o preço seja um pouco mais alto.


3. Cadastre os produtos da forma correta

O Mercado Livre possui milhares de lojistas, logo se o cliente não tiver certeza do que está comprando vai mudar de vendedor. Por isso, sempre faça o cadastro completo de todos os produtos e nunca esqueça de:


  • descrição clara de todos os aspectos do produto;

  • política de cancelamento, troca e devolução;

  • prazo e preço do frete;

  • canal de atendimento.


Seja em um site próprio ou em marketplace, crie uma página de produto com uma descrição completa, como indicado no vídeo abaixo.



4. Faça títulos completos e chamativos

A plataforma possui muitas marcas que, muitas vezes, vendem o mesmo produto, por isso, seja criativo para fazer títulos que chamem atenção dos clientes e descrições que foquem nos pontos fortes dos produtos.


5. Construa uma boa reputação

Outro ponto fundamental para ter êxito no Mercado Livre é manter uma boa reputação. Quanto mais reclamações sem atendimento e notas baixas você tiver, pior será sua colocação nas pesquisas da plataforma.


E aí, já sabe como fazer dropshipping no Mercado Livre?


Iniciar um negócio online não é tão fácil quanto algumas pessoas pensam e se você já está a algum tempo pesquisando sobre o tema, sabe do que estamos falando.


Entretanto, existem algumas ferramentas e aplicativos que podem tornar mais fácil o seu trabalho, entre elas:


  • Boleto Recovery, te ajuda a recuperar boletos que não foram pagos pelos clientes, otimizando seu tempo e ampliando a taxa de vendas

  • Parcelamento - Installments, ajuda a gerar confiança no cliente, que sabe qual o valor das parcelas e o total do pedido, tornando o produto mais acessível (uma vez que pode ser parcelado) e aumentando o ticket médio dos clientes.

  • Shoplinks, é uma plataforma que te ajuda a encontrar influenciadores digitais e afiliados que podem se tornar seus aliados na busca por alcance e vendas.

Ficou interessado? Conheça mais sobre as nossas soluções. Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários. Boas vendas!



6 visualizações0 comentário