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  • Foto do escritorRodrigo Bernardes

Como montar loja virtual em 6 etapas práticas! [passo a passo]

Atualizado: 8 de dez. de 2022

Só no primeiro trimestre de 2022, o comércio virtual no Brasil teve um aumento de E-commerce com crescimento de 12,59% no primeiro trimestre. Com o canal de vendas aquecido, cada vez mais pessoas pesquisam sobre como montar loja virtual e aproveitar uma fatia desse nicho.


E é essa a missão deste artigo, compartilhar com você as primeiras etapas de como montar uma loja virtual.


Como montar uma loja virtual?

A nossa lista com as primeiras etapas de como montar uma loja virtual inclui:


  1. Escolha a plataforma de venda

  2. Crie o domínio

  3. Cadastre gateway de pagamento

  4. Defina o layout e personalize sua loja online

  5. Otimize as páginas de produtos

  6. Invista em aplicativos para melhorar a taxa de conversão


Confira o que fazer em cada uma, a seguir!


1. Escolha a plataforma de venda


O primeiro passo para montar uma loja virtual é escolher uma das plataformas de e-commerce disponíveis no mercado.


Essa é a forma mais rápida, porque com esses sistemas você não precisa de designers ou programadores.


Você mesmo pode fazer tudo do zero!


Entre as plataformas e-commerce mais famosas do mercado estão:



Escolha uma delas e dê mais um passo em direção a abertura da sua empresa.


2. Crie o domínio

O domínio é o endereço virtual da sua loja, usado para que o cliente acesse a plataforma, por exemplo, “www.minhaloja.com.br”.


Para criar um domínio personalizado e profissional, você vai precisar acessar páginas como Registro.Br ou GoDaddy.


Esses sistemas permitem que você compre o domínio com o nome da sua empresa. Entretanto, atenção! Uma dica importante é que você pesquise nesses sistemas se o nome desejado tem o domínio disponível ou não.


Atualmente, não ter o domínio disponível pode, até mesmo, fazer você mudar o nome do e-commerce.


3. Cadastre gateway de pagamento

Uma fase indispensável da criação de um e-commerce é o pagamento dos pedidos feitos online.


Para isso, você vai precisar integrar gateway de pagamento à sua loja.


Entre os exemplos de gateway de pagamento está o Mercado Pago, PagSeguro e mais.

Cada plataforma de e-commerce oferece seu próprio passo a passo. Basta segui-lo e começar a processar pedidos.


Geralmente, essa integração é bem simples, e você mesmo poderá realizar.


Como você já deve imaginar, a etapa de processamento de pagamento é bastante importante, por isso atenção a essa fase.


Garanta também que a sua empresa terá as soluções necessárias para reativar carrinhos abandonados e recuperar boletos, melhorando sua taxa de conversão.


Leia mais em: Checkout transparente Shopify: quais são suportados?


4. Defina o layout e personalize sua loja online

As plataformas de e-commerce que listamos acima oferecem templates prontos e personalizáveis que permitem que você deixe a sua loja com a sua cara!


Nessa etapa você também precisará organizar as páginas de produto e como elas serão organizadas.


Insira a logomarca em áreas específicas e escolha as cores que serão usadas.


Crie os menus com áreas como:


  • HOME,

  • Produtos,

  • Contato,


Por último, organize as categorias.


No vídeo abaixo você tem acesso a um passo a passo bem didático sobre como personalizar a sua loja. Vale a pena assistir!



5. Otimize as páginas de produtos

As páginas de produtos da sua loja são áreas extremamente relevantes para a experiência do cliente. Logo, é indispensável que você esteja atento a tudo o que melhora essa relação, por exemplo:


  • destaque os diferenciais do produto,

  • liste as características técnicas,

  • inclua fotos e vídeos do produto com alta qualidade,

  • mostre o preço e método de pagamento,

  • apresente a política de trocas e devoluções,

  • ofereça avaliações e reviews na página do produto e mais.


Quer mais detalhes? Então aprofunde seu conhecimento, com o vídeo que separamos sobre o assunto.



6. Invista em aplicativos para melhorar a taxa de conversão

Ao montar uma loja virtual não basta pensar na estética ou nas ações de marketing que serão criadas. É fundamental considerar o que irá contribuir para o aumento das taxas de conversão, ou vendas.

Nesse sentido, destacamos dois aplicativos, criados pela AppsEcommerce para a Shopify, que apoiam efetivamente o aumento das vendas:


  • Boleto Recovery, te ajuda a recuperar boletos que não foram pagos pelos clientes, otimizando seu tempo e ampliando a taxa de vendas

  • Parcelamento - Installments, gera confiança no cliente, que sabe qual o valor das parcelas e o total do pedido, tornando o produto mais acessível (uma vez que pode ser parcelado) e aumentando o ticket médio dos clientes.


Ficou interessado? Conheça mais sobre as nossas soluções. Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários. Boas vendas!



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