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E-mail marketing para dropshipping: 10 dicas do que fazer e como montar sua estratégia!

Atualizado: 15 de ago. de 2022

O e-mail marketing pode se tornar uma das principais fontes de tráfego qualificado para as páginas da sua loja virtual. Para conquistar resultados importantes para o negócio é fundamental entender, passo a passo, como criar uma campanha de e-mail marketing para dropshipping. Acompanhe.


E-mail marketing para dropshipping em 10 passos

Acompanhe, a seguir, como criar uma estratégia de e-mail marketing para dropshipping, com os seguintes passos:

  1. Invista na captura de leads

  2. Dê as boas vindas aos seus leads

  3. Personalize suas mensagens

  4. Apresente sempre uma boa oferta

  5. Aproveite os gatilhos mentais a seu favor

  6. Use vídeos e fotos

  7. Envie e-mails de carrinho abandonados

  8. Crie um bom CTA

  9. Envie um e-mail mobile friendly

  10. Acompanhe os resultados para fazer as otimizações certas

Entenda cada etapa, a seguir.


1. Invista na captura de leads

O primeiro passo para uma estratégia de e-mail marketing para dropshipping é manter uma base atualizada de contatos que vão receber esses emails, concorda?


Afinal, sem contatos, para quem você vai enviar suas mensagens?


Uma das formas muito usadas por e-commerces em geral é o uso de um pop-up com uma oferta tentadora que fará o visitante se converter em lead.


Além disso, existem outras estratégias para gerar leads como:

  • usar sua base de clientes,

  • barra de cadastro em newsletter e mais.

Confira o exemplo abaixo.



2. Dê as boas vindas aos seus leads

Depois de fazer uma campanha de atração de leads, envie um e-mail de boas vindas.

Os usuários que acabaram de converter esperam que você se comunique. Segundo pesquisas, a taxa média de abertura dos emails de boas-vindas é de 82%.


Por isso, aproveite para se apresentar e compartilhar um conteúdo relevante, bem como uma oferta que possa direcionar o cliente à compra.


Não tenha um foco puramente comercial, mescle a comunicação para gerar valor e fazer o lead ter interesse em abrir outros e-mails que você irá enviar.


3. Personalize suas mensagens

Se você acha que e-mail marketing para dropshipping é uma estratégia de envio de mensagens em massa, você está ERRADO! Completamente errado!


Cada vez mais o consumidor está em busca de marcas que falem com ele, considerando os desejos e necessidades que ele tem.


Compartilhe mensagens personalizadas, que estejam relacionadas:

  • à persona que converteu,

  • à etapa da jornada de compra que ele está,

  • ao produto que ele mostrou interesse - ou já comprou.

Também é importante considerar as páginas do seu site que ela navega e para isso você vai precisar de uma ferramenta que realiza o lead tracking.


Emails personalizados costumam apresentar uma taxa de abertura 50% maior do que aqueles sem nenhum tipo de segmentação.


4. Apresente sempre uma boa oferta

Ao mandar um e-mail considere se o que vai ser enviado é realmente algo relevante para o consumidor.


Nem sempre precisa ser uma promoção, um desconto ou uma oferta de produtos. Contribua com dicas e informações que podem interessar seu lead.


Quando for enviar materiais de venda lembre-se de dar uma boa uma razão para o lead clicar no CTA.


Mais uma vez, essa boa razão, nem sempre precisa ser relacionada ao preço do produto. Seja criativo, entenda o que o lead deseja e precisa e produza um conteúdo alinhado a isso.


5. Aproveite os gatilhos mentais a seu favor

Sobre o tópico acima, “uma boa razão para o lead clicar no CTA”, ela pode - e deve - ser acompanhada de um gatilho mental eficiente, entres eles estão:

  • urgência,

  • escassez,

  • exclusividade.

O uso de gatilhos mentais na comunicação da sua empresa faz parte do conjunto de técnicas de copywriting para e-mail marketing.


A estratégia tem como objetivo te ajudar a criar um conteúdo que convença o leitor a fazer alguma coisa que você deseja, ou seja, te ajudar a convencê-lo a clicar no link e, quem sabe, a comprar seu produto.


Sobre esse tópico, aprenda mais com as dicas do vídeo abaixo.

6. Use vídeos e fotos


Incluir vídeos em e-mails pode aumentar a taxa de cliques em até 300%!


Apresentar um produto novo em vídeo e compartilhá-lo por meio das suas redes sociais é uma excelente estratégia para levar leads para sua página de produto ou landing page do e-commerce.


O vídeo mostra o que seu produto pode fazer pelo lead que está recebendo o material, e “fala mais que mil palavras”, mostrando usos, aplicações, funcionalidades e muito mais.


Aproveite esse tipo de material multimídia e amplie o tráfego vindo do e-mail marketing.

Leia também: Sabe como criar uma landing page na Shopify? Aprenda lendo este artigo!


7. Envie e-mails de carrinho abandonados

O e-mail marketing para dropshipping tem a função de comunicar e ajudar sua empresa a fazer vendas!


Uma forma de unir tudo isso é usar o e-mail marketing para carrinhos abandonados e para recuperar boletos que ainda não foram pagos.


Cerca de 82% dos consumidores abandonam seus carrinhos nas lojas on-line, ao mesmo tempo, e-mails de carrinhos abandonados exibem uma taxa média de abertura de 45%.


Logo, usar esse canal para reverter o número de carrinhos parados em sua loja, pode oferecer um impacto muito positivo nos resultados financeiros da sua loja virtual.


No caso dos boletos não pagos, essa realidade é a mesma. O índice de desistência de pagamento por boleto pode alcançar uma média de 30% ou 40% das vendas.


Você também pode usar o e-mail para se comunicar com seu cliente e lembrá-lo - e convencê-lo - a fazer o pagamento do boleto.


Para tornar essa comunicação ainda mais fácil e assertiva, você pode usar um dos melhores apps da Shopify, o Boleto Recovery. Com ele você pode criar e automatizar o processo de recuperar boletos. Entre as principais funcionalidades do app estão:


  • enviar até 3 mensagens personalizadas para clientes por SMS ou e-mail, com estímulo ao pagamento do boleto,

  • programar as datas para envio das mensagens (por exemplo, 1 hora após a emissão do boleto, 24 horas, 3 dias depois),

  • envio automático das mensagens de acordo com a programação padrão definida pelo lojista,

  • sistema inteligente que suspende o envio das mensagens assim que o pagamento é confirmado, e mais.


O app oferece 15 dias grátis e planos a partir de $14.99/mês.



8. Crie um bom CTA

O CTA é o link que está no seu e-mail no qual o lead vai clicar e ser direcionado para a página que você deseja que ele vá.


Trabalhe bem o seu CTA. Garante que ele seja atrativo e evite palavras como “clique aqui” (é meio sem graça, não acha?).


Deixe claro o que o lead vai ganhar ao clicar no “botão” e incentive-o com palavras de ação, por exemplo:


  • “quero o KIT tudão pele seca”,

  • “uhull, quero frete grátis”,

  • “ver kits a partir de R$49,90”,

  • “comprar o meu”,

  • “comprar com 10% de desconto”, etc.

9. Envie um e-mail mobile friendly

Se e-mail deve ser responsivo para dispositivos móveis como smartphones e tablets.


Aproximadamente 53% dos emails são abertos em dispositivos móveis. Você não vai querer que metade da sua audiência não consiga abrir ou interagir com o material que você enviou, vai?


Então tenha isso em mente, antes de sair mandando suas mensagens de marketing.

10. Acompanhe os resultados para fazer as otimizações certas

Assim como qualquer estratégia de marketing é importante que você esteja atento a todas as métricas de e-mail marketing para garantir que a otimização da estratégia possa ser realizada.


Ao identificar, por exemplo, que poucos leads estão abrindo seu e-mail você fica ciente de que há um problema no assunto do e-mail ou na segmentação da base. Assim pode agir para otimizar essas áreas.


Entre os principais indicadores de e-mail marketing estão:


  • Taxa de abertura,

  • Taxa de cliques,

  • Taxa de conversão,

  • Taxa de cancelamento de inscrição.


Use as ferramentas certas para enviar e-mail marketing para sua base de leads. Sobre isso leia mais no artigo,E-mail marketing na Shopify: 6 apps para fazer integração e começar a trabalhar os seus clientes”.


Além dos apps de e-mail marketing, sua empresa também pode aproveitar as funcionalidades de outros aplicativos Shopify que vão contribuir para o aumento da taxa de conversão da sua loja, entre eles:


  • Boleto Recovery, te ajuda a recuperar boletos automatizando o envio de mensagens para seus clientes, seja por e-mail ou SMS;

  • Parcelamento - Installments, apresenta o valor completo e o valor de cada parcela de um produto, em compras que optem por esse meio de pagamento. Esse recurso tem como objetivo aumentar o ticket médio e estimular as vendas no cartão de crédito.


Ficou interessado? Conheça mais sobre as nossas soluções. Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários. Boas vendas!



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