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6 estratégias de captura de leads para o seu e-commerce

Atualizado: 15 de ago. de 2022

É cada vez mais necessário conhecer muito bem seu público-alvo para oferecer o que ele quer no momento certo, e para isso você vai precisar de dados. Veja aqui 6 boas estratégias de captura de leads para e-commerce.


O que são leads e porque preciso deles?

Dentro do marketing, a palavra lead significa uma oportunidade de negócios em potencial ou uma ficha com dados de alguém que se interessou pelo seu produto ou serviço a ponto de preencher um formulário e informar seus dados.


Toda vez que você entra em algum site, seja ele um e-commerce ou não, e acaba fazendo um cadastro você vira um lead daquela empresa. Para esse negócio o seu cadastro significa que você se mostrou interessado e pode ser um cliente no futuro.


Esse tipo de contato é essencial para que você conheça melhor o perfil de quem se interessa pela sua marca e pode vir a ser seu cliente no futuro. Com essas informações em mãos você consegue fazer ações direcionadas e personalizadas, por exemplo, por meio de e-mail marketing, com muito mais chances de conversão.


O que não pode faltar em uma estratégia de captação de leads?

Antes de conhecer as 6 boas estratégias de captura de leads para e-commerce para você aplicar no seu negócio, vamos levantar alguns pontos que não podem faltar em qualquer que seja a estratégia escolhida.


Para ser algo que o seu cliente em potencial realmente se interesse, suas estratégias precisam de alguns desses apelos:


  • resolução de um problema;

  • oferecer uma metodologia que seja rápida;

  • com resultado comprovado;

  • com grau de especificidade,

  • que contenha informações que o lead valoriza;

  • entrega uma gratificação clara e “paupável”.

6 boas estratégias de captura de leads para o seu e-commerce

Agora que você já entendeu a importância da captação de leads para o seu negócio, vamos conhecer 6 boas estratégias de captura de leads para o seu e-commerce começar a aumentar sua taxa de conversão.


1. Anúncios em redes sociais

Quase todo mundo usa redes sociais e convive com anúncios de produtos todos os dias, mas nem sempre compra alguma coisa. Ao utilizar campanhas de redes sociais bem direcionadas você consegue medir o nível de interesse do seu público.


Uma das formas de como anunciar no Facebook permite que você defina como objetivo a geração de leads, essa possibilidade recebe o nome de Facebook Leads Ads.


Segmente bem o público e vá testando quais tipos de anúncios geram mais cadastros.


Uma ferramenta que ajuda bastante nisso é o pixel do Facebook, caso ele ainda não esteja instalado no seu site, veja um vídeo para aprender como fazer.


Leia também: [Guia] Aprenda como instalar o Pixel do Facebook na Shopify | Passo a passo



2. Landing Pages

Outra estratégia muito utilizada para captura de leads para e-commerce, e também para negócios no geral, são as landing pages ou páginas de captura em português.


Elas funcionam como páginas normais de qualquer site, mas voltadas para a captura de leads através de um formulário. A página é toda montada para que o cliente conheça o que você tem a oferecer e decida sobre seu interesse dando ou não seus dados.


Dentro de e-commerce, a landing page também é usada para a estratégia de vendas, permitindo uma maior personalização da página, com conteúdos mais detalhados e atrativos sobre o produto. Confira o vídeo abaixo e tire suas dúvidas sobre como criar uma boa landing page para vendas online.



3.Trocar conteúdos por informações

Uma das principais estratégias de captura de leads para e-commerce é oferecer algo em troca pelos dados dos clientes. Veja bem, mesmo que ele tenha interesse em algo que sua empresa oferece, não quer dizer que ele queria dar seus dados pessoais a você.


Por conta disso, uma estratégia é oferecer algo de valor ao seu cliente em potencial, o famoso ganha-ganha. Desta forma você pode oferecer alguns conteúdos mais completos em troca dos dados do usuário.


Veja alguns dos principais formatos:


  • e-books;

  • cursos gratuitos;

  • webinars.


4. Marketing de conteúdo

Uma forma de atrair seu lead por interesse é criar um blog e apostar em marketing de conteúdo. Você deve fazer uma pesquisa de palavras chave com termos relacionados com o que você trabalha, para saber o que está sendo mais procurado no Google.


Em cima das palavras selecionadas, você deve escrever artigos relacionados para atrair quem faz esse tipo de busca no Google, sempre usando boas práticas de SEO para e-commerce para que seu site fique entre os primeiros resultados das buscas.


5. Indicações de outros clientes

Nada mais valioso que uma indicação direta de alguém que já usou seu produto ou serviço e gostou tanto a ponto de indicar para outros amigos a sua empresa. Esse é o lead mais quente que você vai ter, mas também o mais raro, por isso, capriche no atendimento.


Quanto melhor for sua relação com seu cliente e quanto mais completo for seu atendimento, maiores vão ser as chances dele se tornar um verdadeiro embaixador da sua marca.


Leia também: Qualidade no atendimento ao cliente pode garantir mais vendas: veja como funciona!


6. Parcerias com outras empresas

Por fim, outra estratégia de captura de leads para e-commerce é estabelecer parcerias com empresas que possuem o mesmo público-alvo, mas que não sejam concorrentes.


Exemplo: você possui um e-commerce que vende roupas voltadas para gestantes e busca uma parceria com uma empresa de artigos para bebês. Ambos têm o mesmo público-alvo, pais e mães de bebês, mas não concorrem, logo podem fazer ações conjuntas e compartilhar os leads.


E aí gostou das estratégias de captura de leads para e-commerce?


Sabemos que gerenciar uma loja virtual não é uma tarefa simples, mas a Apps Ecommerce possui algumas opções de aplicativos integrados à Shopify que podem te ajudar, principalmente no que diz respeito às taxas de conversão! Entre eles:


Com alguns aplicativos da Shopify é possível, seja para um negócio de dropshipping ou e-commerce tradicional. Entre essas ferramentas estão:


  • Boleto Recovery, te ajuda a recuperar boletos que não foram pagos pelos clientes, otimizando seu tempo e ampliando a taxa de vendas

  • Parcelamento - Installments, ajuda a gerar confiança no cliente, que sabe qual o valor das parcelas e o total do pedido, tornando o produto mais acessível (uma vez que pode ser parcelado) e aumentando o ticket médio dos clientes.

Ficou interessado? Conheça mais sobre as nossas soluções. Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários. Boas vendas!




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