• Rodrigo Bernardes

Dropshipping direto com o fornecedor: Veja como encontrar e lidar com eles

Trabalhar com novas modalidades de negócios exige dos empreendedores um certo jogo de cintura e critérios para escolher parceiros e fornecedores, por isso, neste artigo iremos mostrar como fazer dropshipping direto com o fornecedor, como lidar com eles e como encontrar opções confiáveis no mercado.


A importância dos fornecedores de dropshipping

Os fornecedores são o motor de um negócio de dropshipping e já explicaremos o porquê.


Esta modalidade de negócios tem como premissa a venda de produtos sem estoque, certo?


Logo este estoque pertence a quem? Exatamente: ao fornecedor!


São eles quem irão produzir/armazenar e enviar os produtos ao seus clientes toda vez que uma venda for processada.


Quando um consumidor compra algo da sua empresa, ele não quer saber quem foi que produziu e enviou aquele produto. É a sua loja a responsável pelo que chegou na casa dele.


Por isso, é fundamental que você tenha um bom relacionamento com fornecedores confiáveis, que vão enviar bons produtos aos seus clientes dentro do prazo.


Logo é indiscutível que os fornecedores têm um papel fundamental no sucesso de um negócio de dropshipping.


Veja também: Fornecedores dropshipping no Mercado Livre: como encontrar?


Dropshipping direto com o fornecedor: como encontrar opções confiáveis?

Como você percebeu, fazer dropshipping direto com o fornecedor exige que você faça escolhas criteriosas, afinal, os fornecedores são a alma de um negócio de dropshipping de sucesso.


A seguir, separamos algumas dicas de como escolher bons fornecedores de dropshipping.


Conheça sobre a reputação do fornecedor

Procure informações em sites como Reclame Aqui e busque saber o que outros consumidores estão falando do fornecedor que você está considerando usar e quais os problemas mais frequentes.


Se possível, busque informações nas redes sociais, principalmente em fóruns de dropshipping.


Sempre teste os produtos antes de anunciá-los

Outra forma interessante para conhecer e atestar a qualidade de um produto e o serviço de frete de um fornecedor é testando os produtos antes de colocar em seu site. Por isso, antes de anunciar um produto, compre uma unidade e faça essa avaliação.


Saiba tudo sobre a política de trocas e devoluções

Apesar da produção e a entrega estarem a cargo do seu fornecedor, nunca se esqueça que o cliente ainda é seu, logo, é você quem ficará responsável por resolver questões como trocas e devoluções e ninguém mais.


Por isso, um ponto fundamental para se preocupar é conhecer bem suas políticas de trocas e devoluções para evitar dores de cabeça futuras.


Aprenda mais sobre dropshipping

O mercado de dropshipping ainda é um terreno em exploração, logo, as coisas evoluem e mudam de maneira muito acelerada, por isso, ficar estagnado sem se aprimorar não é uma opção.


Procure conhecer canais e cursos de dropshipping desenvolvidos por especialistas na área, fique atento às notícias relacionadas a esse mundo e também ao e-commerce como um todo e consuma conteúdos como podcasts, vídeos e blogs que trazem mais informação sobre este mercado.


Dropshipping Nacional x Internacional

Agora que você já sabe como fazer dropshipping direto com o fornecedor e como encontrar filtrar boas opções, vale a pena ressaltarmos os tipos de fornecedores e o que cada um deles tem de pontos favoráveis e desfavoráveis.


Se você ainda é novo no assunto, provavelmente só associa dropshipping a fornecedores internacionais, sobretudo os chineses, mas saiba que existem outros mercados, inclusive fornecedores de dropshipping no Brasil.


Dropshipping Internacional

As opções internacionais oferecem acesso a produtos importados e podem ser encontrados em sites estrangeiros. O mais conhecido é o Aliexpress, no entanto existem boas opções nos EUA e na Europa.


Prós

  • grande variedade de produtos;

  • preços mais em conta;

  • variedade de fornecedores para os mesmos produtos.

Contras

  • prazos de entrega maiores;

  • variação do dólar influencia na margem de lucro;

  • maior dificuldade para trocas.


Para entender como funciona esse modelo, indicamos que acesse o artigo, “Como fazer dropshipping com o AliExpress em sua loja Shopify? Saiba tudo!”.


Dropshipping Nacional

Apesar de recente, o mercado de fornecedores brasileiros vem ganhando seu espaço e tem suas vantagens. A proximidade facilita um dropshipping direto com o fornecedor que fala (literalmente) a mesma língua que você, além de contar com o real como referência.


Ver também: Atacado para dropshipping nacional: 15 fornecedores que você precisa conhecer


Prós

  • prazos de entrega menores;

  • maior suporte e trocas mais ágeis;

  • não sofre com variações do câmbio;

  • maior facilidade para acompanhar o envio da mercadoria.

Contras

  • preços menos competitivos;

  • margens de lucro menores;

  • variedade de produtos reduzida.


Conheça mais sobre as vantagens e desvantagens de cada opção, no vídeo baixo.



Lembre-se também que a melhor forma de começar com o pé direito e com mais segurança é a partir da capacitação que você pode encontrar nos 3 melhores cursos de Dropshipping para começar a vender já!


Aproveite também as ferramentas e aplicativos para tornar a gestão da sua loja mais eficiente aumentando as suas conversões. Entre essas opções estão:


  • Boleto Recovery, te ajuda a recuperar boletos que não foram pagos pelos clientes, otimizando seu tempo e ampliando a taxa de vendas

  • Parcelamento - Installments, ajuda a gerar confiança no cliente, que sabe qual o valor das parcelas e o total do pedido, tornando o produto mais acessível (uma vez que pode ser parcelado) e aumentando o ticket médio dos clientes.

  • Shoplinks, é uma plataforma que te ajuda a encontrar influenciadores digitais e afiliados que podem se tornar seus aliados na busca por alcance e vendas.

Ficou interessado? Conheça mais sobre as nossas soluções. Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários. Boas vendas!



72 visualizações0 comentário