• Rodrigo Bernardes

[Guia] Como fazer dropshipping de livros no Brasil e quais os principais fornecedores

Neste artigo, vamos buscar tirar algumas dúvidas que aparecem quando pensamos em abrir uma loja de dropshipping de livros.


Um dos modelos que vem ganhando cada vez mais espaço quando pensamos no mercado de e-commerce é o modelo de vendas por dropshipping, em que não é preciso que o lojista monte um estoque.


Enquanto o dono do e-commerce fica responsável por fazer a divulgação dos produtos e todo o processo de venda, o fornecedor produz, armazena e envia as mercadorias aos clientes que compraram os produtos.


Se você sabe pouco sobre o que é dropshipping, assista o vídeo abaixo.



Como o dono do e-commerce lucra ao abrir um dropshipping de livros?

O modelo de dropshipping funciona de forma simples, o dono do e-commerce entra em contato com o seu fornecedor e fica responsável por criar a loja online, fazer anúncios e entre outras coisas para atrair os clientes.


Já o fornecedor fica responsável pelo envio, produção ou armazenamento do produto. Logo o lucro do dono do e-commerce vem do valor representado pela diferença do preço do produto pago pelo cliente final, no site do lojista, e o preço cobrado pelo fornecedor.


Existem outros custos que devem ser considerados para calcular a margem de lucro, confira no vídeo a seguir.



Fornecedores de dropshipping de livros

Agora que já falamos um pouco sobre como funciona um dropshipping de livros, chegou a hora de falarmos sobre alguns dos principais fornecedores para esse nicho de mercado.


O nicho de vendas de livros é bastante extenso contando com produtos como:


  • livros educacionais,

  • livros religiosos,

  • livros e revistas profissionais,

  • gibis e mangás,

  • livros de história.


A partir disso podemos observar que apesar de se tratar de dropshipping de livros existem públicos totalmente diferentes para cada tipo de público.


Observar esse fator é fundamental para escolher o fornecedor ideal que vai atender o público que você pretende alcançar.


Separamos duas opções de fornecedores de livros que trabalham também no modelo de dropshipping.


Catavento

Abrindo nossa lista de fornecedores de dropshipping de livros, a Catavento possui um longo tempo no mercado de livrarias com mais de 50 anos de experiência.


Além de ser uma distribuidora de dropshipping, a Catavento possui lojas físicas espalhadas pelo Brasil com mais de dois mil pontos de vendas espalhados entre livrarias, supermercados e outros pontos de vendas.


Alibaba

Outra possibilidade quando pensamos em realizar um dropshipping de livros é realizar dropshipping internacional e uma ótima opção para esse tipo de negócios é a Alibaba.


O site famoso por ser possível realizar dropshipping de vários produtos como vestuário, produtos para casa, produtos esportivos, decoração entre outras milhares de possibilidades. Não é diferente quando pensamos em realizar esse tipo de negócio com produtos de livraria e papelaria.


Realizar dropshipping internacional é uma opção que deve ser levada em conta. Como em todos os negócios existem vantagens e desvantagens que devem ser levadas em conta.


Leia também: Como importar da China para dropshipping: passo a passo para seu e-commerce


Outros nichos do modelo de dropshipping

Além de fazer dropshipping de livros é possível realizar dropshipping de vários outros produtos, inclusive alguns nichos possuem grandes lojas que faturam alto vendendo alguns produtos em alta escala.


Seis nichos de mercado estão entre os que mais vendem quando o assunto é dropshipping:


  • tecnologia,

  • artigos para bebê,

  • artigos PET,

  • linha fitness,

  • utensílios para casa,

  • artigos de beleza.


Isso não quer dizer que apenas esses nichos vão fazer sua loja ser um sucesso ou não. Até porque ao escolher esses nichos mais populares você também vai enfrentar uma maior concorrência.


O importante é você escolher trabalhar com um nicho que você gosta, seja ele dropshipping de livros, de roupas ou eletrônicos.


O principal é trabalhar bastante para criar a estratégia certa e atingir o seu público alvo.


Leia também: [CHECKLIST] 7 etapas para criar uma loja dropshipping de sucesso!


Como escolher o nicho de mercado da sua loja?

É fundamental levar em conta alguns fatores na hora de escolher seu nicho, isso até mesmo na hora de abrir um dropshipping de livros. Será que vale a pena abrir um ecommerce onde só vou vender produtos destinados a estudo ou entretenimento?


Essa é uma das várias possíveis perguntas a se fazer quando pensamos em abrir um negócio neste modelo. Separamos cinco perguntas que devem ser feitas ao pensar no seu e-commerce.


  1. Qual o tamanho do nicho que vou buscar atender ?

  2. Qual a capacidade de resolver problemas que meu produto é capaz?

  3. Qual é a inserção no mercado do meu produto?

  4. Vou enfrentar muita concorrência?


Para entender melhor todas essas variáveis que devem ser levadas em conta, leia o artigo ‘’TOP 6 nichos de mercado para dropshipping para começar!’’


Iniciar um negócio online não é tão fácil quanto algumas pessoas pensam e se você já está a algum tempo pesquisando sobre o tema, sabe do que estamos falando.


Entretanto, além dos cursos de dropshipping que você pode fazer para tornar seu aprendizado mais rápido, existem algumas ferramentas e aplicativos que podem tornar mais fácil o seu trabalho, entre elas:


  • Boleto Recovery, te ajuda a recuperar boletos que não foram pagos pelos clientes, otimizando seu tempo e ampliando a taxa de vendas

  • Parcelamento - Installments, ajuda a gerar confiança no cliente, que sabe qual o valor das parcelas e o total do pedido, tornando o produto mais acessível (uma vez que pode ser parcelado) e aumentando o ticket médio dos clientes.

  • Shoplinks, é uma plataforma que te ajuda a encontrar influenciadores digitais e afiliados que podem se tornar seus aliados na busca por alcance e vendas.

Ficou interessado? Conheça mais sobre as nossas soluções. Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários. Boas vendas!



52 visualizações0 comentário