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Pagamento pendente na Shopify: porque isso acontece e como melhorar seus resultados?

Atualizado: 15 de ago. de 2022

Muitas lojas virtuais sofrem com o problema de pagamento pendente dentro da Shopify. É mais comum do que se pensa um cliente entrar em um e-commerce, rodar por várias páginas, escolher um produto, escolher o boleto como pagamento e não concluir essa compra. Quer saber porque isso ocorre e como remediar essa situação? Continue lendo este artigo.


Diferentemente da loja física, o e-commerce dá ao cliente a facilidade de olhar um produtos diversas vezes sem sair de casa, no entanto essa facilidade faz com que ele muitas vezes não conclua a compra, diferente do comércio tradicional, afinal você dificilmente entraria na mesma loja várias vezes e não compraria algo não é mesmo. Mas em um site isso é um comportamento normal?


Por conta dessa dinâmica, é preciso rever a forma de atuar dentro de um negócio online.É preciso entender melhor o comportamento do seu cliente e os movimentos dele para se ter uma noção melhor do que se pode oferecer para que a venda tenha mais chances de ser finalizada com sucesso.


E é aí que vem os benefícios que vender online tem: todos os movimentos do cliente podem ser rastreados e esses dados podem ser utilizados a seu favor de modo a criar mecanismos para dar aquele “empurrãozinho” que faltava para completar a venda.


Porque acontecem pagamentos pendentes na Shopify?

Apesar da maioria dos pagamento serem feitos via cartão de crédito, uma parcela importante dos consumidores preferem o método do boleto por considerar mais seguro.


Isso acontece porque muitos usuários têm receio em cadastrar dados do seu cartão em uma plataforma.


Segundo uma pesquisa da Vindi, cerca de 17,7% dos pagamentos virtuais são feitos via boleto bancário, pode parecer pouco, mas esse método é o segundo colocado, perdendo apenas para o cartão de crédito e ficando bem à frente de métodos mais recentes como débito em conta e carteiras digitais.


Apesar dos números apontarem que a maioria das compras são feitas por cartão de crédito, uma outra pesquisa levanta um dado interessante. Segundo o levantamento feito pelo e-commerce Brasil em parceria com o SEBRAE, para 75% dos consumidores o boleto é a melhor opção de pagamento.


Entretanto, o índice de desistência de pagamento por boleto pode alcançar uma média de 30% ou 40% das vendas, o que impacta diretamente o orçamento das lojas virtuais.


E ainda é possível observar uma taxa maior de compras no Boleto em lojas de Dropshipping em comparação a lojas de E-commerce.

Como baixar a taxa de pagamento pendentes na Shopify?

Se você já está usando a Shopify a algum tempo sabe que sua loja de aplicativos possui ótimas funcionalidades para ajudar no dia-a-dia do seu e-commerce, incluindo formas de como recuperar boletos na Shopify, diminuindo a taxa de pagamento pendente na Shopify.


Uma das formas mais inteligentes de converter boletos na Shopify é apostar em formas de automatizar o envio, por exemplo, de segunda via de boletos quando o primeiro vence.


Para isso o app Boleto Recovery tem muito a oferecer, ele trabalha com uma recuperação 100% automatizada, enviando e-mails e SMS para clientes com boletos sem pagamento com lembretes a eles.


Através desse app, você terá o maior controle dos pagamentos em andamento e terá uma forma de sempre lembrar seus clientes de seus boletos em aberto.


A longo prazo a taxa de pagamento pendente na Shopify tende a cair e só deixará de pagar o cliente que realmente tiver desistido da compra.


Entre as principais funcionalidades do app estão:


  • enviar até 3 mensagens para clientes por SMS ou e-mail, com estímulo ao pagamento do boleto,

  • personalização das mensagens,

  • programação das datas para envio das mensagens (por exemplo, 1 hora após a emissão do boleto, 24 horas, 3 dias depois),

  • envio automático das mensagens de acordo com a programação padrão definida pelo lojista,

  • sistema inteligente que suspende o envio das mensagens assim que o pagamento é confirmado,

  • suporte de diversos gateways de pagamento e checkouts,

  • suporte da equipe desenvolvedora do app.


Com todas essas atividades o app aumenta a taxa de conversão de vendas, ao mesmo tempo em que reduz o tempo que você e sua equipe investem na recuperação de boletos. O app oferece 15 dias grátis e planos a partir de $14.99/mês. O que se paga rapidamente após a recuperação de alguns boletos.



Descontos para pagamento no boleto

Uma outra forma que não necessita de nenhum app é oferecer um desconto para os pagamentos feitos via boleto bancário, dentro de um prazo de tempo, por exemplo 24 horas.


Quando seu cliente opta por esse meio você não tem a cobrança das taxas dos cartões de crédito, por isso, o desconto é viável.


Veja quanto é cobrado de taxa nos pagamento via crédito e ofereça essa porcentagem de desconto para pagamentos via boleto com vencimento curto para incentivar seu cliente a pagar logo para aproveitar essa condição. Aliás, nem precisa falar né? Nada de boleto com mais de 3 dias para vencer, as chances do cliente esquecer de pagar aumentam bastante quando se dá muito prazo. O cliente pode relaxar e acabar esquecendo de fazer o pagamento por entender que ainda falta muito tempo.


Aplicativos de review e checkout transparente

Se o seu e-commerce possui muito mais vendas por boleto que por cartão de crédito é bem provável que os seus clientes estejam com receio de colocar os dados do seu cartão ali, nesse caso é uma boa investir em apps de review e checkout transparente.


O primeiro vai trazer as experiências de outros clientes para que os novatos vejam quem já comprou com você e sintam mais segurança para seguir esse caminho.


Já o segundo faz com que todo o processo de pagamento seja feito na mesma página, quando se muda e pede muitos dados os clientes tendem a recuar, por isso, esses apps ajudam bastante.


E aí entendeu como diminuir sua taxa de pagamento pendente na Shopify?


Indicamos que você também assista ao vídeo abaixo sobre porque seu e-commerce está recebendo muitas compras por boleto.



Ainda sobre pagamentos e incentivo de conversão imediata, você pode usar o app de Parcelamento Installments que apresenta o valor completo e o valor de cada parcela de um produto, em pedidos que optem por compras parceladas.


Esse recurso torna seus produtos mais acessíveis, aumentando o ticket médio das vendas (já que o cliente pode parcelar) e ainda estimula as vendas no cartão de crédito.




Aproveite as dicas deste artigo e diminua o pagamento pendente da Shopify!


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