• Rodrigo Bernardes

Provedores de pagamento Shopify: o que são e por que usar?

Atualizado: Mai 8

Para quem está começando no mercado virtual, entender como funcionam as formas de recebimento é uma dúvida comum, tendo em vista a grande variedade de opções disponíveis. Neste artigo, vamos explicar o que são os provedores de pagamento Shopify e como eles operam.


Leia também: “Quais gateways de pagamento a Shopify suporta?”.


O que são os provedores de pagamento Shopify?

Um provedor de pagamento é um sistema que oferece aos vendedores e empreendedores virtuais o suporte necessário para oferecer opções de pagamento online via cartões de crédito, carteiras digitais, Boleto, Pix para e-commerce e muito mais.

Um exemplo de provedor de pagamento para Shopify é o Mercado Pago.

De maneira geral, o provedor de pagamento é o sistema responsável por realizar o processamento de pagamentos de terceiros.

O funcionamento do provedor, entretanto, é um pouco diferente do que você pode estar acostumado, porque ele reúne uma variedade de funções diferentes sob um único sistema.

O lado positivo é que, geralmente, a opção por provedores reduz as taxas normalmente associadas às contas individuais de processamento de pagamento.

Os provedores de pagamento ou gateways Shopify permitem que você lojista ofereça as formas de pagamento como:

  • débito direto,

  • cartão de crédito,

  • transferência bancária,

  • cartão de crédito,

  • Boleto,

  • Pix.

Ao usar provedores de pagamento externos, como o Mercado Pago, por exemplo, seu cliente será direcionado para uma outra página, externa à sua loja, para concluir o pagamento. Isso não acontece, entretanto, se você optar por usar um app de checkout transparente, que faz o cliente permanecer dentro da sua loja durante o pagamento.


Em suma, o provedor de pagamento ou gateway de pagamento é uma forma de suporte aos comerciantes, necessário para recebimento de pagamento eletrônico de cartões de crédito, carteiras digitais dentre outros, feitas por outros canais, como empresas como Paypal e Stripe, por exemplo.


Ao optar por essa opção por provedores de pagamento, seu cliente poderá desfrutar dos meios de pagamento mais usados no mercado como: cartão de crédito, débito e transferência bancária.


Tudo isso esquematizado por uma empresa que já oferece as opções de pagamento, sem que você tenha que intermediar e adicionar os meios de pagamento um a um.


Quanto custa ter um provedor de pagamento?

Uma das partes que mais interessa ao avaliar o uso de um provedor de pagamento para Shopify é sem dúvida o preço das taxas e tarifas cobradas pelo serviço de provedores de pagamento na Shopify.


O valor pago em taxas vai depender de alguns critérios como:


  • porte da sua empresa,

  • média de transações,

  • faturamento e etc.


Algumas opções de provedores de pagamento oferecem taxas fixas, isso facilita na hora de precificar seus produtos, mas dependendo do custo final de cada produto pode ser que isso represente uma alta no preço final. Essa modalidade funciona melhor para empresas que movimentam altos volumes.


Para negócios iniciantes ou com menor número de vendas, as taxas por produto podem ser mais interessantes.


Via de regra, as opções de provedores de pagamento Shopify terão as seguintes 3 opções de estrutura:

  • Preços de assinaturas

Esse é o valor fixo pago mensalmente por todos os comerciantes para manter o serviço. Existe também uma tarifa pequena cobrada nas transações.

  • Preços diferenciados

Nessa categoria entram as transações agrupadas em categorias que podem ser qualificadas ou não, sendo a primeira mais em conta. Esse modelo é o que mais simplifica a vida do comerciante e, por isso, tende a ser mais caro.

  • Interchange-plus

Aqui o seu processador de pagamentos passa a carregar em troca das redes de cartão que são disponibilizadas e possuem mais uma pequena taxa acoplada.


Além desses custos básicos de estrutura, existem outras taxas que podem ser cobradas como custos de conformidade para a manutenção do seu sistema de pagamento seguro e taxas por extratos.


Prós e contras de se usar provedores de pagamento Shopify

Agora que você já entendeu o que são os provedores de pagamento Shopify e como funcionam deve estar se perguntando se vale ou não a pena usá-los em seu negócio.


De cara, uma das principais diferenças para os provedores diretos da plataforma é a flexibilidade apresentada.


Se você possui uma empresa menor, terá à sua disposição todos os serviços disponíveis por esses provedores para testar.


Quando você oferece meios de pagamento confiáveis e seguros aos seus clientes como Paypal, Mercado Pago, PagSeguro, por exemplo, você dá mais tranquilidade para os usuários que não conhecem sua loja, uma ótima opção para novas lojas.


Além disso, utilizar provedores de pagamento agilizam o processo para começar a vender, diferente dos outros meios que precisam ser configurados um a um, aqui é oferecido a você uma estrutura de pagamento pronta.


Vantagens


  • Configuração simples: A facilidade para colocar o provedor para operar é uma vantagem, sobretudo para iniciantes e leigos.

  • Pague uma vez por mês: O pagamento é feito apenas uma vez a cada 30 dias, o que facilita que você mantenha os custos mais baixos.

  • Bons recursos: As modalidades costumam apresentar boas opções de recursos extras incorporados.

  • Pagamento: É uma ótima escolha para pagamentos de cartão de crédito online ou offline.

Desvantagens

  • Falta de suporte: Apesar de ser simples para iniciantes, a modalidade falha no suporte para quem está começando possa tirar suas dúvidas.

  • Orientação: Falta de orientação especializada para instrução dos usuários que querem crescer.


E aí conseguiu entender o que são provedores de pagamento Shopify?


Sabemos que gerenciar uma loja virtual não é uma tarefa simples, mas a Apps Ecommerce possui algumas opções de aplicativos integrados à Shopify que podem te ajudar, principalmente no que diz respeito às taxas de conversão! Entre eles:


O primeiro te ajuda a recuperar boletos, com ele você pode criar e automatizar o envio de mensagens para seus clientes, seja por e-mail ou SMS.


Já o app de Parcelamento Installments apresenta o valor completo e o valor de cada parcela de um produto, em compras que optem por esse meio de pagamento. Esse recurso torna seus produtos mais acessíveis, aumentando o ticket médio das vendas (já que o cliente pode parcelar) e ainda estimula as vendas no cartão de crédito.


Conheça mais sobre cada um deles clicando nos banners abaixo.



18 visualizações0 comentário