top of page
  • Foto do escritorRodrigo Bernardes

Dropshipping funciona? Veja porque tanta gente está entrando nessa modalidade de negócio

Atualizado: 15 de ago. de 2022

As pessoas tendem a desconfiar de modalidades de negócios que parecem “bons demais para serem verdade”, por isso é natural que você duvide que dropshipping funciona e dá dinheiro. Neste post, mostraremos como ele opera e quais suas vantagens.


Afinal, dropshipping funciona? Conheça as vantagens

Se você caiu aqui de paraquedas e nem sabe do que se trata, dropshipping é uma modalidade de negócios online onde você pode vender produtos sem estoque, anunciando em sua loja itens de fornecedores parceiros.


Na prática, o que você faz é uma intermediação de vendas, você encontra fornecedores que oferecem produtos que você deseja vender e anuncia no seu e-commerce o item com a margem de lucro que deseja ganhar.


A cada venda, você avisa ao fornecedor, paga pelo produto e solicita que ele separe e envie o produto no endereço do cliente que comprou a mercadoria.


“Ah, mas como se ganha dinheiro com dropshipping?” Os seus ganhos virão da margem de lucro que você colocará em cima do valor que seu fornecedor cobrará pelo produto.


De fato, o dropshipping é uma ótima forma de começar um negócio sem muito capital.


Leia também: Dropshipping dá dinheiro? Sim! Entenda como!


Baixo investimento inicial

A principal vantagem do dropshipping, sem dúvida, é o baixo custo para abrir um negócio. Pense bem, se você fosse abrir um ecommerce tradicional teria que, no mínimo investir em:


  • estoque (produção ou compra para revenda);

  • local para armazenar os produtos;

  • custos operacionais (luz, aluguel e etc.);

  • salários de funcionários;

  • custos com frete.


Vendendo via dropshipping os únicos investimentos feitos inicialmente será o de contratar um plano em uma plataforma de ecommerce para criar e gerenciar o seu site, além de investimento em marketing para atrair clientes e divulgar os produtos.


Se você já ficou interessado e quer saber por onde começar, indicamos que acesse nosso artigo exclusivoComo começar no dropshipping: tudo o que você precisa para começar” e assista ao vídeo abaixo.



Boa variedade de produtos

Voltando ao exemplo anterior, se você tivesse que abrir um negócio tradicional seria preciso um investimento em alguns tipos de produtos e quanto maior a variedade, mais caro seria para começar.


Já no dropshipping é possível escolher entre várias opções distintas de produtos, fazer testes para ver qual deles tem maior saída e ir variando sem precisar comprar o produto e sem correr o risco de encalhar, afinal, todas as compras são por demanda.


Pouca burocracia

Outra vantagem interessante é a pouca burocracia para iniciar um negócio de dropshipping. Diferentemente do e-commerce tradicional, o dropshiper não é considerado um lojista, mas sim um intermediador de vendas, o que torna a burocracia bem menor.


Para entender melhor sobre a legalidade do dropshipping, veja nosso vídeo abaixo.



Como começar uma loja de dropshipping? 4 dicas essenciais

Agora que você sabe que dropshipping funciona e é uma modalidade de negócios com muito potencial, separamos aqui quatro dicas que todo empreendedor que está começando o seu negócio precisa saber, veja a seguir.


#1 Defina quais tipos de produtos você vai vender

Antes de mais nada, você precisa saber que tipo de produto irá vender na sua loja. Comece decidindo se você irá focar em nichos específicos ou se terá uma loja mais genérica. Depois comece a pesquisar quais produtos nestes segmentos tem mais saída.


Se você não sabe como fazer essa escolha, assista ao vídeo abaixo, no qual falamos mais sobre cada uma dessas opções.



No geral, existem dois tipos de produtos:


  • Produtos vencedores: são aqueles com uma saída bem maior e que, geralmente, são regidas por tendências que podem ser bem exploradas e render muitas vendas em pouco tempo;

  • Produtos consolidados: este tipo de produto não tem um volume tão grande de venda, mas que costumam manter uma certa constância. Os números não são tão impressionantes, em contrapartida, ele dificilmente terá queda abrupta na média de vendas.


Escolha uma boa plataforma de ecommerce

Após escolher o que vender, outro passo importantíssimo é decidir onde vender.


Neste sentido vale a pena apostar em plataformas especializadas em e-commerce, que possuem boa estrutura, suporte e facilidade de manuseio.


Nesse aspecto, a Shopify é uma das empresas que se destacam por ter uma facilidade na criação dos sites, um suporte 24h e uma loja bem completa de aplicativos que vão auxiliar muito na gestão da sua loja virtual.


Conheça bem seus fornecedores

Uma loja de dropshipping só atingirá o sucesso esperado quando tiver fornecedores confiáveis, que cumpram com as expectativas e principalmente com a qualidade do produto e os prazos de entrega prometidos.


Para encontrar os melhores fornecedores é preciso paciência, fazer testes para conhecer a qualidade e o processo de entrega, um profundo conhecimento das políticas de troca e devolução, além de muita pesquisa sobre a reputação de cada um.


Utilize apps e integrações próprios de dropshipping para gerenciar sua loja

Por fim, é preciso apostar em soluções tecnológicas como aplicativos e integrações que automatizam alguns pontos para que o dropshipping funcione de fato.


Caso você tenha escolhido hospedar seu site na Shopify, por exemplo, terá dois aplicativos para fazer dropshipping dentro da plataforma: Oberlo ou Dsers.


Ambos podem ser encontrados na loja de aplicativos e facilmente integrados a sua loja virtual, permitindo que você adicione produtos diretamente do Aliexpress com apenas um clique.


Ficou curioso? Então leia mais no artigo: Como fazer dropshipping com o AliExpress em sua loja Shopify? Saiba tudo!”.


Os dois apps possuem opções gratuitas e extensões do Google Chrome que permitem que você adicione produtos na sua loja com apenas um clique.


A diferença entre eles está na quantidade de produtos que podem ser adicionados na versão gratuita, o Dsers permite até 3000 produtos e o Oberlo 500.


E aí, já sabe como o dropshipping funciona? Pronto para começar? Sabemos que iniciar um negócio online não é tão fácil quanto algumas pessoas pensam e se você já está a algum tempo pesquisando sobre o tema, sabe do que estamos falando.


Por isso aproveite algumas ferramentas e aplicativos que podem tornar mais fácil o seu trabalho de conversão de vendas, entre eles:


  • Boleto Recovery, te ajuda a recuperar boletos que não foram pagos pelos clientes, otimizando seu tempo e ampliando a taxa de vendas

  • Parcelamento - Installments, ajuda a gerar confiança no cliente, que sabe qual o valor das parcelas e o total do pedido, tornando o produto mais acessível (uma vez que pode ser parcelado) e aumentando o ticket médio dos clientes.

Ficou interessado? Conheça mais sobre as nossas soluções. Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários. Boas vendas!



144 visualizações0 comentário
bottom of page