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Dropshipping na prática: Tudo o que você precisa saber para começar ainda hoje

Atualizado: 15 de ago. de 2022

Uma das modalidades que mais tem crescido no comércio eletrônico, o dropshipping tem atraído atenção por sua versatilidade, baixo investimento inicial e seu potencial de retorno. Neste artigo, iremos te mostrar o dropshipping na prática e apresentar um passo a passo de tudo que você precisa para começar o seu negócio.


O que é dropshipping?

Antes de irmos para o dropshipping na prática e começar a pôr a mão na massa, primeiro precisamos passar pela a teoria. Para conseguir criar a sua loja e ter sucesso dentro dessa modalidade é preciso primeiro entender como funciona a sua mecânica.


O dropshipping é um tipo de logística de e-commerce. No modelo, a ideia é criar uma loja virtual que oferece produtos que não estão no estoque deste e-commerce. Os itens comercializados são mantidos no estoque do fornecedor e o dono do e-commerce só faz o pagamento destes produtos quando recebe um pedido do cliente. Ou seja, a compra do produto é feita sob-demanda.


A cada venda, o e-commerce aciona o fornecedor e faz o pagamento pelo produto. O fornecedor por outro lado separa a envia o produto diretamente para o cliente final.


O ganho da loja que anunciou e vendeu o item é a diferença entre o valor que o cliente pagou na sua loja e o valor que você pagou direto ao fornecedor.


Fica a cargo do fornecedor, fabricar, armazenar e separar os produtos, além de enviá-los para os consumidores do seu e-commerce.


Desta forma, você não precisa investir em estoques, nem em formas de frete e nem mesmo no produto em si. Seu maior trabalho então é o de encontrar clientes interessados nos produtos.


Se alguma dúvida ainda ficou para trás, indicamos que assista ao vídeo abaixo, no qual explicamos tudo o que você precisa saber.


Passo a passo para criar uma loja de dropshipping na prática

Agora que você já entendeu como funciona a mecânica por trás dessa modalidade de negócios, vamos ao dropshipping na prática. Siga esses passos à risca e comece a tirar a sua loja do papel ainda hoje.


Passo 01: Defina o tipo de loja que você irá criar

O primeiro passo é definir qual tipo de loja você quer ter, será uma loja genérica, que vende vários tipos de produtos de departamentos variados ou uma loja nichada, focada apenas em um público mais específico?


Esse deve ser o ponto de partida, tanto para a criar o nome, a logomarca e para definir quais produtos e fornecedores você irá usar.


Loja Nichada

Para criar uma loja voltada a um público específico você precisa:

  • pesquisar sobre a demanda deste nicho,

  • conhecer os concorrentes,

  • analisar os preços praticados,

  • pensar como a sua loja vai se diferenciar dos demais.

Para te ajudar trouxemos um vídeo que fizemos destacando alguns nicho de vendas em alta para o dropshipping, veja abaixo:


Loja Genérica

No caso de uma loja que vende de tudo um pouco, a dica é focar nos chamados produtos vencedores, que são aqueles que têm muita saída. As lojas genéricas de sucesso, no geral, apostam em muita variedade e preços atrativos.


Quais os prós e contras de cada uma? No vídeo abaixo você descobre tudo o que precisa saber.



Passo 02: Escolha bons fornecedores

A alma de um negócio de dropshipping de sucesso passa por ter fornecedores de qualidade e confiáveis. Por isso, após escolher qual tipo de produtos você irá vender dentro da sua loja, o próximo passo é encontrar os melhores fornecedores.


Para fazer isso você deve prestar a atenção a alguns pontos relevantes para qualificar um bom fornecedor, veja alguns:

  • teste os produtos antes de colocar na sua loja, compre-os para você e avalie a qualidade, o tempo do frete e o suporte;

  • procure sobre a reputação deste fornecedor em sites como Reclame Aqui e em grupos em redes sociais com outros empreendedores que trabalham com dropshipping;

  • conheça a fundo a política de trocas e devoluções, quanto mais simplificada for melhor.


Veja mais: Fazemos dropshipping: Conheça os 10 melhores fornecedores para começar o seu negócio


Passo 03: Escolha uma boa plataforma de e-commerce

Outro ponto fundamental é escolher a plataforma onde você irá hospedar o seu e-commerce. Se você não tem conhecimento de programação, o ideal é escolher plataformas voltadas para sites de vendas como a Shopify, uma das mais completas do setor.


Na Shopify é possível criar seu site em poucos minutos e não é necessário ter nenhum conhecimento técnico para isso.


A plataforma possui uma vasta biblioteca com temas gratuitos e pagos, além de uma loja de aplicativos que desempenha diversas funções dentro do seu e-commerce.


Quer mais detalhes de como criar a sua loja dentro do Shopify? Veja nosso vídeo que trás algumas dicas essenciais.


Passo 04: Baixe os apps para dropshipping e faça a integração com sua loja virtual

Se você optou por hospedar seu site no Shopify terá a facilidade de integrar um dos dois aplicativos que servem para fazer dropshipping dentro da plataforma: Oberlo ou Dsers.


Ambos podem ser encontrados na loja de aplicativos e facilmente integrados a sua loja virtual, permitindo que você adicione produtos diretamente do Aliexpress com apenas um clique.


Leia também: Como fazer dropshipping com o AliExpress em sua loja Shopify? Saiba tudo!


Os dois apps possuem opções gratuitas e extensões do Google Chrome que facilitam na hora de adicionar os produtos na sua loja e uma mecânica similar. A grande diferença é que o Dsers permite que você adicione até 3000 produtos na versão gratuita e o Oberlo apenas 500.


Agora que você já sabe quais são os primeiros passos para criar sua loja dropshipping na prática é hora de colocar a mão na massa.


A Apps Ecommerce possui algumas opções de aplicativos integrados à Shopify que podem te ajudar, principalmente no que diz respeito às taxas de conversão! Entre eles:

  • Boleto Recovery, te ajuda a recuperar boletos que não foram pagos pelos clientes, otimizando seu tempo e ampliando a taxa de vendas

  • Parcelamento - Installments, ajuda a gerar confiança no cliente, que sabe qual o valor das parcelas e o total do pedido, tornando o produto mais acessível (uma vez que pode ser parcelado) e aumentando o ticket médio dos clientes.


Conheça mais sobre cada um deles clicando nos banners abaixo.



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