• Rodrigo Bernardes

Como funciona o dropshipping? Quanto ganha e como começar?

Atualizado: 13 de jun.

O mercado vem se diversificando e novas modalidades de negócio vem tomando corpo e atraindo muitos empreendedores, é o caso do dropshipping. Este tipo de negócio gera muito interesse pela facilidade e retorno que oferece ao vendedor iniciante, mas também muitas dúvidas principalmente sobre quanto se ganha no dropshipping, como ele funciona e como começar.


Afinal, o que é dropshipping e como ele funciona?

Para entender quanto é possível ganhar no dropshipping, é preciso compreender o que é e como funciona essa modalidade de negócios.


O dropshipping é um modelo de venda sem estoque no qual você, dono do e-commerce, divulga o produto e realiza a venda, mas quem produz e entrega a mercadoria ao seu cliente é o seu fornecedor.


Funciona assim: você cria um e-commerce e anuncia os produtos que seus fornecedores vendem (com uma margem de lucro em cima). Após cada venda, você aciona seu fornecedor e ele será o responsável por produzir, separar e enviar o produto ao seu cliente.


Quais os custos para ter um negócio de dropshipping?

Para calcular quanto é possível ganhar no dropshipping, é preciso ter uma noção básica dos custos operacionais dessa modalidade de vendas.


Apesar de exigir um investimento inicial bem mais baixo que um e-commerce tradicional, afinal, você não vai precisar montar um estoque próprio de produtos, o dropshipping não é de graça. Veja os principais custos envolvidos na operação:


  • Construção de um site: depende muito da plataforma escolhida, mas no geral uma loja chega a gastar até U$30 por mês;

  • Gateways de pagamento: as taxas são as mesmas para qualquer e-commerce, em média uma taxa de 2,9% + U$0,30 por venda processada;

  • Marketing: Por se tratar de uma loja desconhecida, o investimento em estratégias de marketing será um dos maiores neste início, algo em torno de R$100 por semana em tráfego pago é um bom parâmetro;

  • Envio de mercadorias: o frete deve ser embutido no seu preço e os valores costumam ser acessíveis, no geral.


Leia também: Como configurar o frete na Shopify: o que você precisa saber


Dropshipping: quanto ganha um empreendedor desta modalidade?

Agora vamos ao que interessa: quanto é possível ganhar no dropshipping? É possível ter bons ganhos dentro de um negócio deste tipo. Alguns empreendedores conseguem atingir cifras na casa dos R$10.000/mês já no primeiro ano, mas tudo vai depender do que e como você vende.


Alguns produtos têm maior valor agregado e, por isso, podem ter uma margem de até 100% de lucro, que ainda assim se mantém com preço competitivo e boa saída.


Enquanto outros produtos você terá margens entre 15 e 30% e precisará ganhar no volume.


Você deve testar os produtos e ter paciência, não se constrói um negócio próspero da noite pro dia.


Uma das dicas principais para aumentar suas vendas e alcançar grandes faturamentos é investir em produtos vencedores. No vídeo abaixo, você encontra uma lista de opções que podem te fazer alavancar suas vendas.


Aproveite e também leia o artigo,Produtos vencedores Shopify: o que são e como encontrar?”



Vale a pena também fazer um planejamento financeiro, com algumas opções de projeção de ganhos, para que você possa ter uma visão mais realista da sua situação. Para isso, acesse nosso artigo exclusivo: Quanto posso ganhar no dropshipping? 3 projeções de lucro + 5 dicas


Como começar um negócio de dropshipping?

Agora que você já sabe quanto é possível ganhar no dropshipping, está pronto para pôr a mão na massa?


Separamos aqui alguns pontos fundamentais para quem quer dar os primeiros passos neste negócio, veja a seguir.


Encontre um bom nicho de mercado

O primeiro passo é definir o que você irá vender, encontrar o seu nicho de mercado. O negócio de dropshipping te dá a possibilidade de vender praticamente tudo, mas é preciso ter foco.


Busque saber quais tipos de nicho estão em alta, mas também avalie a constância de vendas desses produtos.


Procure fornecedores de confiança

O fornecedor será o responsável por produzir e enviar os produtos ao seus clientes, logo eles são uma parte vital do seu negócio. Garimpe bem e busque fornecedores que você possa confiar de fato para que seu negócio seja sólido.


Uma dica interessante é sempre comprar os produtos para si antes de anunciá-los em seu site, desta forma, você atesta a qualidade dos mesmos, tem mais informações na hora de precificá-los e sabe como funciona a entrega.


Escolha uma plataforma para hospedar seu site

Assim como qualquer negócio virtual, um e-commerce que busca sucesso precisa de uma plataforma de qualidade para hospedar seu site. Ela também deve oferecer as ferramentas e o suporte necessários para se gerir uma loja virtual.


Por isso, aposte nas plataformas conhecidas e que ofereçam um bom suporte. Inclua também aplicativos para auxiliar na gestão do seu negócio e que tenham um preço justo de mensalidade.


Veja mais: TOP 4 | Melhores plataformas para fazer Dropshipping


Invista em tráfego pago

Por fim, após escolher o que vender, encontrar fornecedores e criar seu site dentro da plataforma de e-commerce, é preciso trazer visitantes para seu site, certo?


Para isso, você precisará de um investimento maior neste início em tráfego pago.


Aposte em campanhas de Facebook e Google Ads para atrair visitantes para sua loja que ainda é desconhecida pelo público e faça suas primeiras vendas.


Este tipo de investimento precisará ser contínuo, afinal, a concorrência é muito alta e se manter relevante é a melhor forma de adquirir novos clientes e fidelizar os consumidores da sua base.


No vídeo abaixo você poderá conhecer o passo a passo de como iniciar seu negócio dropshipping. Assista e aproveite nossas dicas.



E aí, conseguiu entender quanto você pode ganhar no dropshipping? Sabemos que prosperar em um negócio online não é tão fácil quanto parece e se você já está a algum tempo pesquisando sobre o tema, sabe do que estamos falando.


Entretanto, existem algumas ferramentas e aplicativo s que podem tornar mais fácil o seu trabalho, entre elas:


  • Boleto Recovery, te ajuda a recuperar boletos que não foram pagos pelos clientes, otimizando seu tempo e ampliando a taxa de vendas

  • Parcelamento - Installments, ajuda a gerar confiança no cliente, que sabe qual o valor das parcelas e o total do pedido, tornando o produto mais acessível (uma vez que pode ser parcelado) e aumentando o ticket médio dos clientes.

Ficou interessado? Conheça mais sobre as nossas soluções. Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários. Boas vendas!



30 visualizações0 comentário