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Como utilizar a Shopify: saiba como operar essa ferramenta de vendas

Atualizado: 15 de set. de 2022

Gerenciar uma loja virtual pode parecer uma tarefa complexa, por isso, saber utilizar bem as ferramentas da sua plataforma de e-commerce é fundamental. Neste artigo explicaremos como utilizar a Shopify e suas funcionalidades.


Uma das plataformas de e-commerce mais populares e completas do mercado, a Shopify oferece a possibilidade de criação de diferentes tipos de loja, desde pequenos negócios até gigantes do ramo como o Lollapalooza, que vende seus ingressos hospedados em um domínio da Shopify.


Leia também: TOP 5 Exemplos de lojas Shopify e o que eles podem ensinar?


O mercado virtual vem crescendo, segundo um levantamento do BigDate Corp em conjunto com o Paypal, no ano passado o e-commerce cresceu mais de 40% no Brasil, sendo que mais da metade dos 1,3 milhões de lojas virtuais brasileiras são de pequenos empreendedores.


Isso mostra que vender no mercado digital não é mais exclusividade de grandes marcas já consolidadas. Segundo o mesmo estudo, cerca de 92% dos e-commerce sequer possuem lojas físicas.


É nesse contexto que aparece a Shopify, uma das plataformas mais usadas pelos donos de e-commerce. Com mais de 1 milhão de lojas cadastradas, é uma das soluções mais escolhidas entre os empreendedores quando o assunto é vender online.


Se você se animou com as estatísticas que apresentamos, mas ainda não criou a sua loja na Shopify, nesse link aqui você garante 14 dias grátis para testar a plataforma à vontade.


Como utilizar a Shopify?

Para entender como opera essa ferramenta é preciso que você tenha em mente as modalidades de venda que são possíveis através dessa plataforma. É importante ressaltar que é possível trabalhar com mais de uma delas no mesmo negócio virtual.


Por isso, antes de saber como utilizar a Shopify, você precisa conhecer essas modalidades e ver em qual (ou em quais) delas o tipo de negócio que você opera se encaixa, para aí conhecer o que poderá usar.


Entre as modalidades mais comuns estão: e-commerce tradicional, dropshipping e vendas integradas à marketplace.


Ao conhecer melhor o seu negócio é possível categorizá-lo na hora de configurar a sua conta e escolher uma interface que se adeque com o seu público-alvo. A partir daí você escolhe dentre os planos disponíveis, dentro da Shopify, para criar sua loja.


Os planos mais simples e mais em conta terão alguns recursos a menos e a taxa cobrada por venda pela Shopify será de 2%, enquanto que planos mais caros e mais completos trazem mais ferramentas e uma taxa que pode ser de 1 ou 0,5%.


Independente de qual plano escolher, você terá à sua disposição um catálogo vasto de layouts para personalizar seu site de modo a dar uma cara própria para ele. E não se preocupe, até nos planos mais simples as opções são muito boas sendo bem difícil que outra pessoa faça um site muito parecido com o seu.


Dito isso vamos as modalidade de venda:


E-commerce tradicional

Como o próprio nome diz, essa forma de utilizar a Shopify é a mais convencional, geralmente utilizada por lojistas que já possuem uma loja física ou um estoque e pretende lançar sua marca no ambiente digital.


Nesse formato, você é o responsável por anunciar o produto no seu e-commerce, estocá-lo, separá-lo em cada venda e despachar de acordo com os serviços de entrega que você der como opção aos consumidores.


Dropshipping

Essa forma de vendas opera de forma não convencional, possuindo características opostas aos e-commerces tradicionais.


A venda por Dropshipping não necessita que o vendedor tenha um estoque de produtos, mas que intermedie vendas direto com seus fornecedores.


Ao invés de investir na produção do seu estoque, você irá buscar esses produtos em outros sites como Aliexpress por exemplo, e disponibilizar no seu site. Colocando uma margem de lucro pela intermediação, a compra é processada diretamente na página do fornecedor, sendo ele também o responsável pela entrega.


Essa forma tem um diferença crucial em como utilizar a Shopify, para buscar e adicionar esses produtos no seu site você terá que usar algumas integrações disponíveis pela plataforma, falaremos delas a seguir.


Para entender melhor a diferença entre e-commerce tradicional e dropshipping assista ao vídeo abaixo.



Marketplace

Outra forma de vendas que pode ser operada por e-commerce da Shopify são os Marketplaces. Também são utilizadas integrações para que você possa controlar suas vendas nos sites desse tipo.


Dentro da plataforma da Shopify é possível que você lance produtos nos Marketplaces em que você está inscrito e controle as vendas, o estoque e todas as funcionalidades que o seu plano oferecer estarão à sua disposição mesmo vendendo de fato em um outro site.


Marketplaces são canais nos quais vários vendedores podem expor seus produtos e aproveitar o movimento de clientes que circulam por essas plataformas. Entre os principais marketplaces do Brasil estão: Amazon, Mercado Livre, Americanas.com e mais.


Integração de pagamento

Para receber os pagamentos pela venda dos seus produtos você terá que cadastrar os Gateways de pagamento no seu site.


O cliente no ambiente virtual é muito escorregadio, por isso é necessário cercá-lo de todos os lados e formas variadas de pagamento podem oferecer praticidade a eles e concluir muitas vendas.


Obviamente que cada opção tem seus custos, é preciso equilibrar o custo-benefício com o valor médio do seu produto para avaliar quais as opções mais vantajosas para o seu caso.


Integrações e aplicativos Shopify

Outro ponto fundamental para entender como utilizar a Shopify é conhecer os melhores aplicativos da Shopify e integrações que estão disponíveis por eles.


Existem diversos tipos de apps que ajudam a controlar e levantar as vendas do seu e-commerce.


Cada aplicativo vem para acrescentar uma função que o seu site passa a disponibilizar e cada nova integração faz a ponte entre a sua loja virtual e outros sites que possam trabalhar em conjunto.


Como dissemos antes, aplicativos de Dropshipping para Shopify fazem a integração necessária para que você possa adicionar produtos de outros sites de venda diretamente no seu site e fazer a sincronização a cada negociação concluída.


Aplicativos de chat possibilitam a criação de canais entre os clientes e você, aplicativos AMP aumentam a velocidade de carregamento das suas páginas, dentre outras funcionalidades que o seu site precisa ter.

Entre os apps oferecidos pela Shopify para otimizar a taxa de conversão de vendas indicamos que você conheça dois aplicativos da plataforma:


Enquanto o primeiro te ajuda a recuperar boletos que não foram pagos pelos clientes, otimizando seu tempo e ampliando a taxa de vendas, o app Parcelamento-Installments ajuda a gerar confiança no cliente, que sabe qual o valor das parcelas e o total do pedido, tornando o produto mais acessível (uma vez que pode ser parcelado) e aumentando o ticket médio dos clientes.


Ficou interessado? Conheça mais sobre as nossas soluções. Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários. Boas vendas!







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