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Como criar um site de dropshipping? [GUIA DEFINITIVO]

Atualizado: 15 de ago. de 2022

Trabalhar com vendas online é o desejo de muitos empreendedores e a modalidade de dropshipping é uma das formas mais interessantes para quem está começando, por isso, neste artigo mostraremos passo a passo como você pode criar um site de dropshipping.


O que é dropshipping?

Antes de pôr a mão na massa e aprender como criar um site de dropshipping, primeiro é preciso que você saiba de fato do que se trata essa modalidade de negócios e como ela opera.


Dropshipping é uma modalidade de logística para e-commerce em que você vende sem estoque. Sua loja funciona como uma vitrine de produtos.


O primeiro passo é procurar por um fornecedor com produtos que você deseja vender.


Com o produto definido você cadastra o item em sua loja. A cada venda realizada você deve informar ao fornecedor, que por sua vez separa e envia o produto ao cliente que de fato fez a compra.


Mas como se ganha dinheiro com essa operação? O seu lucro está, justamente, na margem de lucro em cima do valor original praticado por seu fornecedor.


Exemplo: você tem uma loja de roupas no modelo dropshipping voltado para o público infantil. Você vai até os fornecedores de produtos e encontra algumas peças a R$15 cada, ao colocar no seu site você as vende por R$25, logo, em cada venda intermediada por você, seu lucro será de R$10.


Prós e contras de se trabalhar com dropshipping

À primeira vista, ter um negócio sem precisar investir em estoque e nem se preocupar com a entrega de produtos parece uma forma de dinheiro fácil, certo? No entanto, o ramo não é simples e para lucrar de fato é preciso ter foco.


Veja alguns pontos favoráveis e outros desfavoráveis que você precisa ter em mente antes de criar seu site de dropshipping e começar a vender:


Vantagens

  • vender sem estoque;

  • baixo custo para iniciar o negócio;

  • várias opções de produtos;

  • frete por conta do fornecedor.

Desvantagens

  • alta concorrência;

  • dólar como referência com fornecedores internacionais;

  • maior dificuldade com trocas e devoluções.


5 passos para criar seu site de dropshipping

Agora que você já tem total ciência de como funciona essa modalidade de negócios e quais seus prós e contras, já está pronto para conhecer os passos de como criar um site de dropshipping e começar a lucrar nesse mercado.


Veja todos os passos para criar um site de dropshipping, abaixo:


  1. Escolha um nicho de mercado e pesquise a concorrência

  2. Crie uma logo, identidade visual e defina o nome da loja

  3. Garimpe bons fornecedores

  4. Pesquise por bons produtos, alinhados ao seu nicho


Entenda cada etapa, a seguir.


1. Escolha um nicho de mercado e pesquise a concorrência

O primeiro passo é encontrar um nicho de mercado que tenha potencial de vendas e, de preferência, que você tenha algum conhecimento para que possa saber como explorar o público desse ramo.


Vale a pena fazer pesquisas na concorrência para encontrar oportunidades de mercado.


Muitas vezes um empreendedor quer vender roupas, mas vale a pena apostar em algo específico que tenha uma demanda, como roupas fitness, por exemplo, do que optar por vender de tudo.


Conheça algumas dicas de como escolher um nicho de mercado, no vídeo a seguir.



2. Crie uma logo, identidade visual e defina o nome da loja

Após escolher o que você vai vender, é a hora escolher um nome para a sua loja. O ideal é que seja um nome curto, fácil de lembrar, de pronunciar e que não seja batido, nesse caso vale uma pesquisa e um brainstorming.


A Shopify possui uma ferramenta chamada “Gerador de Nomes” que apresenta opções baseadas nos termos que você colocar no local indicado, por exemplo, moda e kids.


Após selecionar o nome, crie uma logo e uma identidade visual condizentes com o que você vai vender. Esse ponto será importante na hora de criar seu site de dropshipping.


3. Garimpe bons fornecedores

Um dos pontos mais importantes é o de encontrar bons fornecedores de dropshipping para o seu negócio.


Uma boa forma de encontrar bons fornecedores é testá-los antes de colocar no seu site.


Faça compras para si mesmo e avalie a qualidade dos produtos e o processo de entrega para oferecer o melhor para seu cliente e evitar trocas, devoluções e cancelamentos.



4. Escolha uma plataforma de e-commerce

Nicho de mercado escolhido, fornecedores testados e produtos selecionados é hora de criar seu site. Lembra que dissemos que identidade visual seria importante aqui? Pois bem, as cores da sua marca e as formas da sua logo servirão de referência no layout do seu site.


As principais plataformas de e-commerce são a Shopify, Woocommerce e Nuvemshop. Através deles é possível criar um site em poucos minutos, tudo de forma intuitiva.


Depois, para que os produtos dos seus fornecedores sejam colocados no seu site, você precisará usar um app ou plugin intermediário como Oberlo para fazer essa ponte. Você encontra o Oberlo dentro da loja de aplicativos da Shopify.


5. Selecione gateways de pagamento

O último passo para que seu site esteja no ar e apto para realizar vendas é selecionar e adicionar os gateways de pagamentos, que são os sistemas que processam os pagamentos dos seus clientes, seja via cartão de crédito, débito ou boleto.


É preciso pesquisar as opções, mas vale a pena priorizar operadoras que tenham prazo mais curto para liberar o valor das vendas, sobretudo neste início, para que você possa investir em marketing para promover sua loja.


Além disso, selecionamos um vídeo especial para te ajudar nesse início, com todas as dicas para ter uma loja de Dropshipping de sucesso:




E aí, já sabe como fazer seu site de dropshipping?


Iniciar um negócio online não é tão fácil quanto algumas pessoas pensam e se você já está a algum tempo pesquisando sobre o tema, sabe do que estamos falando.


Entretanto, existem algumas ferramentas e aplicativos que podem tornar mais fácil o seu trabalho, entre elas:


  • Boleto Recovery, te ajuda a recuperar boletos que não foram pagos pelos clientes, otimizando seu tempo e ampliando a taxa de vendas

  • Parcelamento - Installments, ajuda a gerar confiança no cliente, que sabe qual o valor das parcelas e o total do pedido, tornando o produto mais acessível (uma vez que pode ser parcelado) e aumentando o ticket médio dos clientes.

Ficou interessado? Conheça mais sobre as nossas soluções. Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários. Boas vendas!



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