• Rodrigo Bernardes

Veja como funciona a Shopify e suas principais vantagens e desvantagens

Trabalhar no mercado de vendas online requer ter ao seu lado uma boa plataforma de e-commerce para gerir melhor seus negócios. Hoje vamos mostrar como funciona a Shopify, uma das maiores empresas do ramo de lojas virtuais.


O que é e como funciona a Shopify?

A Shopify é uma empresa fundada em 2004 no Canadá, como uma loja virtual de produtos relacionados a snowboard, mas a sua estrutura deu tão certo que ela passou a ser uma plataforma para que outras pessoas hospedassem as suas lojas virtuais.


A empresa oferece uma plataforma completa e bem intuitiva, onde, sem a ajuda de um programador ou profissional de TI, você mesmo consegue montar a sua loja virtual e colocá-la no ar em poucos minutos.


Ela oferece uma boa gama de temas para a sua loja que são totalmente customizáveis, dessa forma você pode escolher qualquer um deles (muitos deles gratuitos) e personalizar da maneira que achar melhor. Tudo isso sem precisar contratar um programador ou desenvolvedor de sites. Você mesmo pode montar sua loja.


A partir daí, a Shopify te conduz passo a passo a configurar todos os pontos essenciais do seu e-commerce, desde os gateways de pagamento, passando pelas opções de frete até o cadastro dos produtos em si.


Além disso, a plataforma possui uma loja de aplicativos com diversas soluções que podem ser facilmente integradas ao seu e-commerce. Por lá você encontra apps para configurar Chat, para melhorar a sua loja, desde:



Para saber mais sobre como funciona a Shopify, veja o vídeo abaixo:




Vale a pena trabalhar com a Shopify?

Agora que você já tem uma noção de como funciona a Shopify, talvez esteja pensando em escolhê-la como a plataforma para o seu e-commerce. Como em toda grande decisão, é preciso pesar prós e contras, por isso trouxemos alguns pontos a serem levados em conta antes de você decidir.


Vantagens

Facilidade para criar a loja

A plataforma da Shopify tem uma estrutura bem intuitiva e, mesmo a pessoa com pouco conhecimento consegue criar um site. Basta você ter o nome, a logo e as cores da sua loja e escolher um dos temas.


Para editar e mudar os elementos de lugar é bem simples, tudo no esquema de arrastar e soltar, dessa forma você consegue colocar o essencial, criar as abas do seu site e em poucos minutos colocá-lo no ar.


Personalização da loja

A plataforma também oferece tudo o que você precisa para personalizar a sua loja, desde opções de design e aspectos visuais, até a criação da estrutura do site em si. É possível criar as abas de contato, produtos, sobre e até blog de maneira bem simples.


Caso você ainda esteja inseguro sobre se consegue ou não criar sua loja sozinho, veja nosso vídeo sobre como criar uma loja na Shopify do zero:


Hospedagem e domínio próprios

Diferente de outras plataformas de e-commerce, a Shopify possui hospedagem própria, por isso, é um ponto a menos para você se preocupar, pois já está incluído no preço.


Já sobre o domínio, a Shopify oferece um domínio gratuito para sua loja, no entanto ele irá terminar com o sufixo da Shopify, ou seja ficará assim: www.sualoja.myshopify.com.br, no entanto o ideal é que você contrate um domínio próprio para colocar só o nome da sua loja.


Caso você já possua um é possível migrar seu domínio para a Shopify, senão você terá de contratar um por fora para ter sua URL personalizada.


Loja de aplicativos

Outra facilidade que já mencionamos antes é a loja de aplicativos da Shopify, para que você entenda bem a facilidade desse ponto basta olhar para outros e-commerces que não possuem uma loja própria.


Todas as funcionalidades que você quiser adicionar ao seu site como: um chat automatizado para seus clientes, uma plugin para aumentar o tempo de carregamento das páginas ou colocar depoimentos de seus clientes em outra plataforma, será necessário a ajuda de um programador.


Ele terá que criar API’s que irão integrar essas funcionalidades no seu e-commerce, já na Shopify, isso pode ser feito apenas instalando um aplicativo que cumpra a função que você quer e muitos deles são gratuitos.


Desvantagens


Domínio com nome da loja precisa ser comprado

Como já mencionamos, para ter sua loja com seu nome de uma forma mais profissional, você terá de comprar um domínio próprio e isso gera um custo a mais para ter a sua loja dentro da Shopify. Entretanto, esse custo também é necessário para criar uma loja em qualquer outra plataforma de e-commerce concorrente.


Preços dos planos

Apesar de ter uma avaliação gratuita de 14 dias, não dá para realizar vendas sem ter um plano ativo pago na Shopify, o que impossibilita que se realize teste das formas de pagamento antes de contratar um plano.


Além disso, como a empresa é Canadense, os planos são pagos em dólar, por isso, em tempos em que a moeda dispara isso pode significar que sua mensalidade sairá mais cara.


A Shopify oferece os seguintes planos:


  • Shopify Lite: Mensalidade de U$9 por mês, mas possui poucos recursos e não é recomendado para quem tem um fluxo de vendas razoável;

  • Basic Shopify: Mensalidade de U$29 por mês, só oferece duas contas para os membros da equipe, tem taxa de 2% em cada pedido e não emite relatórios;

  • Shopify: Mensalidade de U$79 por mês, ideal para empresas que buscam expandir as vendas online. Emite relatórios básicos e tem taxa de 1% em cada pedido;

  • Advanced Shopify: Mensalidade de U$299, mais indicado para lojas já consolidadas e com grandes equipes. Possui taxa de 0,5% em cada pedido, 15 contas para membros da equipe e relatórios avançados.


E aí conseguiu entender como funciona a Shopify?


Caso queira saber mais sobre outras plataformas de e-commerce veja nossos artigos comparando a Shopify com a NuvemShop, Wordpress e Woocommerce.


Que tal tornar o trabalho mais eficiente, rápido e ainda aumentar as taxas de conversão da sua loja, fazendo mais vendas e concluindo mais negócios?


Com alguns aplicativos da Shopify é possível, seja para um negócio de dropshipping ou e-commerce tradicional. Entre essas ferramentas estão:

  • Boleto Recovery, te ajuda a recuperar boletos que não foram pagos pelos clientes, otimizando seu tempo e ampliando a taxa de vendas

  • Parcelamento - Installments, ajuda a gerar confiança no cliente, que sabe qual o valor das parcelas e o total do pedido, tornando o produto mais acessível (uma vez que pode ser parcelado) e aumentando o ticket médio dos clientes.

  • Shoplinks, é uma plataforma que te ajuda a encontrar influenciadores digitais e afiliados que podem se tornar seus aliados na busca por alcance e vendas.

Ficou interessado? Conheça mais sobre as nossas soluções. Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários. Boas vendas!



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