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Passo a passo: como fazer dropshipping e o que você precisa para começar

Atualizado: 15 de ago. de 2022

O comércio virtual vem evoluindo e os empreendedores buscam formas de se colocar no mercado. Uma das modalidades que vem crescendo é o dropshipping, mas como fazer dropshipping de fato? Veja este artigo até o final e descubra!


Como fazer dropshipping? Passo a passo

Se você está querendo entrar no mercado de dropshipping já deve saber o que é, mas nunca é demais lembrar. Trata-se de uma modalidade de negócios onde é possível intermediar vendas e ganhar uma margem de lucro em cima dessa ação, sem precisar ter um estoque do produto.


Em outras palavras, você negocia com o fornecedor o preço de um produto e anuncia ele por um valor superior. Ao fazer a venda do item você paga ao fornecedor o valor combinado e seu lucro é a diferença entre o valor que o cliente pagou pelo item e o que você pagou ao fornecedor. Tudo isso acontece sem que você precise ter um estoque do produto, logo, sua compra é sob demanda, o que diminui os riscos e gastos de iniciar um negócio.


Ainda não entendeu? Veja a imagem abaixo para entender melhor como fazer dropshipping:



Fonte: Oberlo


Agora que ficou mais claro como funciona a operação do dropshipping, vamos para alguns passos fundamentais que você tem que seguir para iniciar a sua loja nessa modalidade de negócios. Veja a lista completa a seguir.


1. Escolha um nicho

2. Procure bons fornecedores

3. Teste seus fornecedores

4. Crie um e-commerce

5. Estabeleça o valor da sua comissão

6. Aplique estratégias de marketing

7. Estabeleça uma política clara de cancelamento


1. Escolha um nicho

O primeiro passo para você que quer entender como fazer dropshipping e começar seu e-commerce, é selecionar um nicho, um ramo do mercado que você vai atuar.


Esse ponto deve ser levantado antes mesmo de escolher o nome e a logo da loja que podem ter a ver com o que você vai vender. É preciso fazer uma pesquisa para conhecer quais nichos de mercado estão em alta e podem ser explorados.


Quer saber mais sobre nichos de mercado em alta? Veja o vídeo abaixo:



2. Procure bons fornecedores

O segredo de um e-commerce no modelo dropshipping de sucesso sem dúvida passa por fornecedores de qualidade e confiança. Por isso, após escolher qual tipo de produto você quer vender, procure opções de fornecedores de dropshipping nacional e internacionais para trabalhar. É possível, inclusive, fazer dropshipping com Aliexpress.


Pesquise sobre a reputação de cada um deles, como funciona o frete, como são com prazos, trocas, devoluções e compare preços, desconfie de produtos baratos demais, pois no geral significam baixa qualidade.


3. Teste seus fornecedores

Fornecedores escolhidos, agora é a hora de colocá-los à prova. Faça algumas compras pessoais dos produtos que você irá comprar. Tente variar o tipo de produto, o dia da semana e a forma de pagamento, para entender melhor como ele opera.


Após fazer isso você irá ver:

  • quais fornecedores entregam mais rápido,

  • quais tem produtos de qualidade para decidir quais você irá trabalhar.


4. Crie um e-commerce

Agora que você já tem o nicho de mercado definido e os fornecedores para seus produtos, está na hora de criar um e-commerce. Escolha uma plataforma e crie o seu site, sempre lembrando de comprar um domínio para a sua loja.


Caso não conheça sobre as plataformas de e-commerce, confira nossos artigos comparando a Shopify com o Wordpress, Woocommerce e NuvemShop.


5. Estabeleça sua margem de lucro

Se você entendeu o que é e como fazer dropshipping, deve ter notado que é através do estabelecimento de uma margem de lucro ideal que você ganha dinheiro, certo? Para esse começo, prefira uma margem de lucro não tão alta para atrair seus primeiros clientes.


Para isso, não se esqueça de embutir os custos do seu e-commerce, dos gateways de pagamento e apps que você paga, além das tarifas cobradas.


6. Aplique estratégias de marketing

Outro ponto fundamental para atrair e manter os seus clientes é apostar em estratégias de marketing para sua loja de dropshipping. É necessário se relacionar com seu cliente antes, durante e depois das vendas. Você deve sempre tentar promover a sua loja através dessas estratégias, veja algumas:


  • SEO;

  • Google Ads e Google Shopping;

  • Facebook Ads;

  • e-mail marketing.

7. Estabeleça uma política clara de trocas e devoluções

Um ponto que a maioria das lojas virtuais de dropshipping peca é na política de trocas e devoluções. Isso acontece porque muitos que ainda estão começando não testaram seus fornecedores e não sabem como eles operam em caso de trocas e devoluções.


Quem trabalha apenas com dropshipping internacional pode ter um problema. Isso porque produtos importados podem demorar a chegar no Brasil, imagina ter que fazer isso mais uma vez?


Prós e contras do dropshipping

Agora que você já entendeu como fazer dropshipping já deve estar considerando começar, no entanto é preciso ponderar alguns pontos positivos e negativos dessa modalidade de negócios para que você saiba onde está pisando. Veja abaixo.


Vantagens

  • vender produtos sem estoque;

  • fácil para começar;

  • baixo custo de manutenção;

  • baixa burocracia;

  • variedade de produtos;

  • negócio escalável;

  • trabalhe de qualquer lugar.

Desvantagens

  • margem de lucro baixa;

  • mercado muito competitivo;

  • problemas com fornecedores podem deixar você e seu cliente na mão;

  • dólar como referência (dropshipping internacional);

  • dificuldade para atender o cliente.


E aí conseguiu entender como fazer dropshipping?


Iniciar um negócio online não é tão fácil quanto algumas pessoas pensam e se você já está a algum tempo pesquisando sobre o tema, sabe do que estamos falando.


Entretanto, existem algumas ferramentas e aplicativos que vão te ajudar a como fazer dropshipping de maneira mais eficiente, entre elas:


  • Boleto Recovery, te ajuda a recuperar boletos que não foram pagos pelos clientes, otimizando seu tempo e ampliando a taxa de vendas

  • Parcelamento - Installments, ajuda a gerar confiança no cliente, que sabe qual o valor das parcelas e o total do pedido, tornando o produto mais acessível (uma vez que pode ser parcelado) e aumentando o ticket médio dos clientes.


Ficou interessado? Conheça mais sobre as nossas soluções. Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários. Boas vendas!



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